segunda-feira, 30 de março de 2009

SEXTA RODADA DA TAÇA RIO 2009

Mesquita 1 x 2 Tigres – Mesquita
Boavista 3 x 1 Madureira – Saquarema
Duque de Caxias 3 x 1 Bangu – Duque de Caxias
Flamengo 4 x 0 Resende – Engenhão
Volta Redonda 3 x 5 Vasco – Volta Redonda
Americano 1 x 0 Friburguense – Campos
Cabofriense 1 x 3 Macaé – Cabo Frio
Fluminense 2 x 1 Botafogo - Maracanã

Olá amigos leitores do FUTEBOLA!

Neste sábado ocorreu uma rodada inteirinha da Taça Rio 2009. Rodada esta, importantíssima, que culminou com a classificação de Vasco e Fluminense para a fase semi-final, além de deixar o Flamengo na liderança isolada de seu grupo. O Botafogo, mesmo com a derrota no “Clássico Vovô”, tem tudo para passar de fase, porém a situação do Grupo B está absolutamente equilibrada. Reparem: O Flamengo lidera com 13 pontos, em seguida Botafogo, Macaé e Bangu possuem 10 e, pertinho, Friburguense e Boavista com 9. A briga vai ser boa. Mudando de gramados, mas não de assunto, a Seleção Brasileira entrou em campo (entrou mesmo?) para enfrentar o Equador, em Quito, no domingo. Foi um jogo duríssimo e, acreditem, saímos no lucro com o empate. Vamos então aos destaques da 6ª rodada e do jogo Brasil x Equador, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

MANDOU BEM!

- Após a vitória do Flamengo sobre o Resende por 4 a 0, pode-se falar que os laterais rubro-negros voltaram a se destacar em uma partida. Se pela direita Éverton Silva não foi tão presente quanto Juan pela esquerda, ele participou diretamente de dois gols (os de Zé Roberto e Kléberson). E Juan foi, como ao longo do ano passado, presença constante nas jogadas ofensivas. Acredito que a evolução que Zé Roberto vem mostrando, sendo mais participativo em campo, tem ajudado muito Juan. Os elogios ao jovem Erick Flores devem ser estendidos ao técnico Cuca por, coerentemente, mantê-lo no time titular, após a atuação de gala contra o Madureira. Erick caiu como uma luva no time, que precisava, e muito, de inspiração ofensiva. Devidamente congratulados os coadjuvantes da vitória do Mengão, chegamos ao nome do jogo. Após a derrota contra o Vasco na 4ª rodada da Taça Rio, o Flamengo tinha tudo para ter um período de instabilidade, mas eis que Josiel decide colocar a responsabilidade debaixo do braço e começar a fazer gols em sequência. Para ilustrar sua atuação contra o Resende, basta lembrar dos melhores momentos do 1º tempo. O Flamengo, na 1ª etapa, criou nada menos que 8 oportunidades de gols, sendo que em nenhuma delas Josiel deu o ar de sua graça. Mas depois do intervalo, foi justamente o contrário. Em 20 minutos, o “Homem das Cavernas” rubro-negro, o novo artilheiro do torneio, a nova esperança da torcida, apareceu três vezes. Marcou dois gols e iniciou a jogada do outro. Parabéns Josiel!

- Como citado anteriormente, as atuações do lateral-esquerdo flamenguista Juan estão ganhando em qualidade. Porém, se o rubro-negro quiser aparecer na Seleção do Campeonato Carioca terá que suar muito, mas muito mais. O motivo? O bolão que está jogando o lateral vascaíno Ramón. Não me canso de elogiar o jovem Ramón, pois é muito difícil ver, atualmente, laterais que saibam marcar e atacar com eficiência. Com a mesma desenvoltura com que arma jogadas ofensivas (foi o organizador de dois dos gols vascaínos neste jogo contra o Volta Redonda, sendo que, no quarto gol da equipe, ele fez uma jogada absurdamente linda), não deixa espaços em seu setor de marcação. Quem também, supreendentemente, merece aplausos na vitória vascaína deste sábado é o meia Enrico. Completamente sumido na 1ª etapa, ele resolveu dar as caras e seu cartão de visitas após o intervalo. O jogo estava 3 a 2 para o Vasco quando Enrico, após duas belíssimas tramas ofensivas, concluiu-as de maneira não menos bela e garantiu a vitória vascaína.

- O que está se tornando mais rotineiro: O Fluminense ganhar um jogo de virada ou Carlos Alberto Parreira acertar nas substituições? O primeiro tempo do clássico entre Fluminense e Botafogo foi muito amarrado, devido à boa retranca armada pelo alvi-negro. Na 2ª etapa, com as mudanças do técnico Ney Franco, o jogo ficou mais aberto e mais complicado para o Fluminense, principalmente após o golaço de pênalti marcado por Maicosuel (o cara tem jogado tanto, que até gol de pênalti feito por ele mercece elogio) e a expulsão de Edcarlos. Pouco tempo antes desses dois acontecimentos, Parreira já havia colocado em campo os garotos Alan e Maicon. Se é Maicon quem sempre vem tendo atuações destacadas, inclusive já tendo seu nome gritado pela torcida quando a situação em campo está ruim e ele no banco, desta vez foi o dia de Alan mostrar seu talento. Após receber o passe e dar um giro de corpo que deixou o capitão botafoguense Juninho tonto, Alan estufou as redes e deu início a mais uma virada tricolor. A raça demonstrada pelo time (Thiago Neves não desistiu da vitória um minutinho sequer), a qualidade dos garotos e a competência de Parreira, têm feito do Fluminense um time cada vez melhor.

MANDOU MAL!

- Se na partida do meado de semana, contra o Mesquita, o Vasco sentiu muito a falta de Carlos Alberto, o que complicou o setor ofensivo da equipe, neste sábado, na vitória contra o Volta Redonda por 5 a 3, a situação foi diferente. O ataque esteve excelente, mas a defesa sentiu, e muito, a ausência de Fernando, já que os três gols marcados pelo Volta Redonda eram evitáveis. Tudo bem que desde o jogo contra o Duque de Caxias, na 3ª rodada da Taça Guanabara, a defesa vascaína não cometia tantas falhas, porém, eles merecem um puxãozinho de orelha pela atuação contra o Voltaço.

- O treinador Ney Franco recebeu alguns elogios após ter anulado o Fluminense na semi-final da Taça Guanabara com um esquema ultra-defensivo. Este mesmo esquema foi utilizado, inicialmente, no clássico de domingo. Será mesmo que aquela retranca armada com 3 zagueiros e 3 volantes é benéfica ao Botafogo? Apesar de ter levado a virada ao final da partida, o alvi-negro não atuou de maneira mais convincente após a entrada do jovem lateral-esquerdo Gabriel no lugar do volante Léo Silva (com Thiaguinho indo para sua posição original, no meio-de-campo) e a do atacante Diego no lugar do zagueiro Wellington (com Leandro Guerreiro retornando para zagueiro esquerdo, onde vem se destacando ao longo da temporada)? E o mais estranho de tudo, neste ferrolho do ney Franco, é que, durante a semana o ataque do Botafogo foi tão elogiado que chegou a ser chamado de “Máquina Mortífera”.

ENQUANTO ISSO NO EQUADOR...

Jogou muito a Seleção Brasileira! Tudo bem que nós deixamos um espacinho atrás, mas isso é normal para quem ataca durante 90 minutos né? Como é perigoso o nosso ponta direita que joga com a número 7. Que velocidade! Que vigor físico! Que habilidade! Ah, se não fosse o goleiro adversário... E o nosso número 11? Um baixinho endiabrado que deu tudo quanto é tipo de trabalho. Chutando, correndo, driblando e até de cabeça, superando os zagueiros adversários que tinham o dobro do seu tamanho, apesar de não mostrarem nenhuma qualidade. Se esses gringos não tivessem um goleiraço... Pra vocês terem uma idéia do quanto a gente jogou bem, na minha época, zagueiro não passava do meio-de-campo, e o nosso, mandou uma bomba e sacudiu o filó. Quando eu ia levantar os braços para comemorar, bem devagarzinho por causa da idade, o replay mostrou que tinha sido pelo lado de fora. Culpa do goleirão deles, que desviou a bola. E os nossos meias? Confesso que não sei quem jogou mais, se o número 8 ou o 16 (outra loucura que não tinha nos meus tempos, o cara já entrar em campo com a 16 nas costas). Era um cobrando falta com perigo, outro chutando na trave. Um dando um lindo cruzamento, outro um maravilhoso drible. Os caras tiravam jogadas ofensivas da cartola. Verdadeiros mágicos. Mas aí vem aquela piada sem graça que só o futebol proporciona. O time azul, que não havia jogado absolutamente nada o jogo inteiro, inteirinho, consegue um gol após a bola bater na trave e nas costas do nosso goleiro. Por que esse castigo com nossa equipe, com nossa torcida? Fiquei estressado, nervoso, indignado, durante uns dez minutos e, já ia pegar o remédio para a pressão, quando veio uma jogada daquelas. Os patrocinadores, que sugam nossa Seleção, já devem ter preparado o comercial para mostrá-la no mundo inteiro. O nosso número 8 driblou um e depois outro. O primeiro decidiu voltar e tentar de novo. Caiu de bunda no chão. Eu ri, pois achei graça. A bola foi cruzada para o chute da pequena área. O goleiro deles fez o impossível (apesar de eu achar que para ele não existe essa palavra). Eu ri para não chorar. Mas o rebote era nosso. Gol! Golaço! E eu ri pois merecíamos. Após o apito final, estranhamente eu não estava mais triste. Tudo bem que era pra termos goleado, metido 5 ou 6, mas não tem problema. O que fica na memória não é o resultado, e sim o nosso show. Demos um verdadeiro baile. Humilhamos esses gringos de camisas azuis. Se eles se classificarem para a Copa do Mundo, vai ser de dar pena. [comentários de Arantes dos Santos, um senhor surdo que não percebeu que o Brasil jogou de azul e a Seleção que trajou amarelo era a do Equador]

JOGADA RÁPIDA!

Crítica, assustadora e perigosíssima a situação de Portugal na sua chave nas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010. Em 5 jogos o retrospecto é de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota, deixando a equipe portuguesa empatada com a Suécia (também 6 pontos, mas apenas 4 jogos) e atrás de Hungria (10 pontos em 5 jogos) e Dinamarca (10 pontos em 4 jogos). E tem muita gente que diz que Felipão, que levou Portugal a um vice-campeonato na Euro-2004, classificou a equipe para a Copa de 2006 de maneira invicta, com 9 vitórias e 3 empates, e ainda alcançou um quarto lugar nesta mesma Copa do Mundo, não ganhou nada por Portugal. Aposto que em Lisboa mais se escuta “Volta Scolari” do que “Bom dia Manuel!”.

2 comentários:

  1. Coisa pra caramba hoje, hein?
    Do Flamengo, sempre tenho a falar sobre esse técnico ruim! Nunca vai me convencer! Juan, coitado... Tá bem, mas tá mal! O cara se jogou, mas não acertava um passe! Um cruzamento! Zé Roberto é um leão! Como sempre! E o Josiel... QUEM DIRIA!! Uma grata surpresa! Alguém fala pro Cuca que o melhor caneludo é o caneludo que faz gol! Que seja Josiel! E o Brasil? Dunga deve estar ganhando muito pela venda dessas bombas! Felipe Melo?? Sem comentários! E o Equador... Coitados! Falaram que o Brasil tem medo de altitude! Pior eles que só jogam bem lá! Aqui, tomaram... E FEIO! E também estavamos sem Kaká! O Gaúcho já era! Pra ver como as coisas ficam esquisitas na altitude: Luizão (perna de pau) jogou muito! E pra fechar... ELE! JC, que não é Jesus Cristo, operou milagres! Melhor goleiro do mundo! E apesar da insistência irritante dos paulistas, o Rogério Ceni nem chega perto! Pelo amor de Edson Arantes do Nascimento, né? Até o irritante do Neto teve que dar o braço a torcer!
    Bom! É isso aê! Vlw, D!

    Abraços!

    P.S.: Comentei no lugar errado! :(

    ResponderExcluir
  2. Embora nenhuma das mudanças do Ney tenha alterado o desenho tático do time, as jogadas de ataque passaram a sair com muito mais naturalidade após as substituições. Thiaguinho é volante como Léo Silva (que jogou como meia mais adiantado) e Leandro Guerreiro recuou pra formar o trio de zaga que já existia antes. Era o 3-4-1-2 de sempre. A diferença é que Gabriel é muito mais útil que o Thiaguinho pela esquerda que, por sua vez, joga muito melhor como volante/meia, por dentro. Mas, a mudança mais relevante pra mudança de postura e qualidade ofensiva do time, foi o recuo do Maicossuel jogando por trás dos atacantes Reinaldo e Diego cumprindo a função que fazia Léo Silva.

    ResponderExcluir