segunda-feira, 6 de abril de 2009

OITAVA RODADA DA TAÇA RIO 2009

Vasco 4 x 0 Bangu – São Januário
Madureira 0 x 2 Friburguense – Moça Bonita
Resende 0 x 4 Botafogo – Édson Passos
Tigres 3 x 2 Macaé – Xerém
Flamengo 1 x 1 Fluminense – Maracanã
Volta Redonda 1 x 1 Duque de Caxias – Volta Redonda
Boavista 4 x 1 Americano – Saquarema
Mesquita 1 x 2 Cabofriense - Mesquita

Olá amigos do FUTEBOLA!

Última rodada da Taça Rio e, por motivos de justiça, todos os jogos no mesmo horário. Com isso, consegui assistir apenas ao clássico Fla-Flu, que será o jogo comentado mais abaixo. Antes disso, vamos falar um pouco sobre os outros jogos.

- O Botafogo, com mais um show de Maicosuel, goleou o Resende por 4 a 0. Com a vitória, o Fogão continua na briga para ser Campeão Estadual sem a necessidade dos jogos finais.

- Quem no início do ano acreditaria que o Vasco, pela primeira vez na sua história, terminaria a fase de grupos da Taça Rio com 100% de aproveitamento? Pois é, com a goleada de 4 a 0 sobre o Bangu, o Vascão terminou essa fase da Taça Rio com incríveis 8 jogos, 8 vitórias e 17 gols de saldo.

- Se antes desta rodada já estava concretizado o rebaixamento do Mesquita, o outro time que disputará a Segundona Estadual vai ser decidido no duelo entre Volta Redonda e Cabofriense, pois ambos terminaram com a mesma pontuação.

- Os duelos semi-finais serão emocionantes. Uma vez mais estarão frente a frente Carlos Alberto e Maicosuel, os dois melhores jogadores do torneio. Eles são apenas um dos pontos interessantes de um equilibradíssimo Vasco x Botafogo. Na outra semi-final, Flamengo e Fluminense voltam a se enfrentar. É Íbson x Thiago Neves. É Fla-Flu. Façam suas apostas!

Vamos agora aos destaques do Clássico Fla-Flu.

MANDOU BEM!

- No clássico disputado no domingo, brilharam as estrelas dos atacantes. Pelo lado tricolor, uma vez mais o jovem Alan fez um gol de categoria em um clássico. Após marcar um golaço contra o Botafogo, agora foi a vez de o Flamengo sofrer com sua qualidade. O atacante quase não havia aparecido em campo quando, após um cruzamento, fez um belíssimo gol. Coisa que de quem conhece a grande área. Já pelo lado rubro-negro, o iluminado foi o estreante Emerson. Ele havia entrado em campo após o intervalo e procurava o jogo, porém após o Flamengo sofrer um gol caiu de rendimento junto com toda a equipe. A partida se encaminhava para a vitória tricolor quando uma bola que apareceu pipocando na área de Fernando Henrique encontrou Emerson, que estufou as redes e empatou a partida, no último lance do jogo. O caminho para brilhar na Gávea é longo, mas o Emerson largou com tudo.

- Vida de goleiro reserva é difícil. Ele treina igual ao titular, viaja e concentra com todo o grupo, aquece durante o jogo mesmo sabendo que as chances de entrar em campo são mínimas, não aparece nos noticiários, e por aí vai. Mas acredito que o mais difícil seja ter que estar sempre pronto para substituir o titular. O torcedor não quer saber se o goleiro que está jogando não atua em uma partida faz meses, muitos meses. O que ele quer é uma grande atuação. No Fla-Flu, o goleiro do Flamengo Diego fez tudo que a torcida queria. Logo após o Fluminese abrir o placar (não tinha como ele evitar o gol de Alan), o Flamengo perdeu o rumo e a pressão tricolor aumentou. Se não fossem as belíssimas defesas de Diego, o rubro-negro dificilmente sairía de campo com o empate.

- Gostei muito da atuação do setor ofensivo tricolor, principalmente da dupla Everton Santos / Thiago Neves. O primeiro se movimentou bastante e deu muito trabalho para o setor defensivo rubro-negro. Se os garotos de Xerém tem mostrado qualidade quando entram em campo, Everton continua provando que deve ser o parceiro de Fred no ataque do Fluzão. Thiago Neves também apareceu bastante, mas teve uma pedra em seu caminho. O já elogiado goleiro flamenguista Diego salvou duas bolas suas impressionantes. Sorte do Flamengo que Fred, voltando de contusão, não esteve bem.

MANDOU MAL!

- Muito ruim a atuação do jovem zagueiro rubro-negro Wellinton. Logo no primeiro lance em que foi exigido, cometeu pênalti, não marcado, em Everton Santos. Depois foi uma sucessão de faltas e falhas. Os erros mais grosseiros foram os dribles por baixo das pernas que levou, ambos dentro da área e um em cada tempo. Primeiro foi o argentino Conca e depois, Thiago Neves. Os lances quase resultaram em gols. Não sou daqueles imediatistas que já querem a degola de Wellinton, porém que ele não fique repetindo atuações como esta de domingo.

- Algumas (muitas) previsões futebolísticas não são bem sucedidas. Acredito que uma opinião minha, dada no início do ano, que mais tem passado longe do sucesso, é sobre o lateral-esquerdo tricolor Leandro. No ano de 2008, Leandro mostrou um futebol de primeira linha atuando pelo Palmeiras. Contra o próprio Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, ele teve uma atuação de gala na vitória alvi-verde por 3 a 1. Quando Leandro foi contratado pelo Fluminense, para jogar ao lado de um meio-campo que sabe usar os laterais como poucos, como é o caso do Conca, não pensei duas vezes antes de afirmar: “Leandro pode começar a se preparar, pois não existe no Brasil um meia que utilize tanto os laterais como o argentino e esta faixa esquerda será fortíssima.”. Pois é, atualmente Leandro é o jogador que mais tem sido vaiado pela torcida. Resultado de suas péssimas atuações, como a do clássico de domingo.

JOGADA RÁPIDA!

- O Cruzeiro goleou o Tupi por 7 a 2 com 3 gols do “Gladiador” Kléber e avançou para a semi-final do Campeonato Mineiro. O Internacional venceu no Beira-Rio o Grêmio por 2 a 1, eliminou o tricolor do Campeonato Gaúcho e continua em ritmo de festa centenária. Com 3 gols de Kléber Pereira, sendo o último aos 43 minutos do 2º tempo, o Santos bateu a Ponte Preta por 3 a 2 e se classificou para a semi-final do Campeonato Paulista. Agora é São Paulo x Corinthians e Palmeiras x Santos. Agora é Washington x Ronaldo e Keirrison x Kléber Pereira. Viva os Estaduais!!!

Um comentário:

  1. Fala Diano! Muito bom o artigo hein... Continue assim, mandando bem nos artigos que vc vai longe!
    Abração do seu grande amigo...

    Roberto Marotta

    ResponderExcluir