sexta-feira, 24 de julho de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 13ª RODADA - SÉRIE A

SÉRIE A

Avaí 1 x 0 Grêmio
Santo André 0 x 2 Cruzeiro
Flamengo 1 x 1 Barueri
Santos 1 x 0 Atlético Paranaense
Internacional 2 x 2 São Paulo
Goiás 2 x 1 Palmeiras
Náutico 2 x 2 Botafogo
Coritiba 1 x 1 Sport
Corinthians 2 x 1 Vitória
Atlético Mineiro 2 x 1 Fluminense

Olá amigos do FUTEBOLA!

Na rodada de meio de semana do Brasileirão, foi o Atlético Mineiro o time mais beneficiado. Se aproveitando dos tropeços de Palmeiras, que perdeu de virada para o Goiás, e do Internacional, que deixou o São Paulo empatar após estar vencendo por 2 a 0, o Galo bateu o Fluminense, no Mineirão, e abriu 3 pontos na liderança. Por falar em Fluminense, o Tricolor, assim como o Botafogo, permanecem na tão perigosa zona de rebaixamento. É sobre os jogos envolvendo estas duas equipes que comento abaixo.

Náutico 2 x 2 Botafogo – Aflitos, Recife (PE)
Atlético Mineiro 2 x 1 Fluminense – Mineirão, Belo Horizonte (MG)

MANDOU BEM!

- Quem já está ganhando cadeira cativa aqui na sessão “Mandou Bem” é o zagueiro botafoguense Juninho. Uma vez mais o capitão alvi-negro foi o principal responsável por sua equipe não ser derrotada. É impressionante a potência e precisão de seus chutes, que quando não sacodem o filó, sempre resultam em rebotes onde a bola fica pipocando na pequena área gritando “me chuta!”. Assim como no clássico contra o Flamengo, quando o goleiro rubro-negro soltou a bomba de Juninho nos pés de Alessandro, desta vez o goleiro do Náutico, Eduardo, largou a pelota livre para Reinaldo empatar a partida. A fase de Juninho está tão monumental, que o primeiro gol do Fogão surgiu de uma jogada ensaiada de escanteio, onde a bola foi rolada para ele fora da área. O próprio time já sabe com quem deve contar, transformando até escanteios em chutes do capitão. Como diria um amigo meu sobre Juninho: “Esse cara come chumbo!”.

- A atitude do Botafogo de recuar sua equipe, no 2º tempo do jogo contra o Náutico, foi muito bem aproveitada pelo time pernambucano. Gostei bastante do incisivo trio formado por Aílton, Carlinhos Bala e Gilmar, que infernizou o sistema defensivo botafoguense. Apesar dos dois gols marcados pelo Gilmar, foi o meia Aílton quem mais me encheu os olhos. Com muita movimentação, Aílton aparecia constantemente na criação das jogadas ofensivas de sua equipe. Após o Náutico virar o placar, Aílton realizou a jogada mais linda da partida, ao dar um chapéu no Juninho e tocar a bola na saída do Castilho. A pelota só não entrou pois Leandro Guerreiro, como sempre, estava atento ao jogo e tirou a bola sobre a linha do gol.

- Que bela partida realizou o Atlético Mineiro contra o Fluminense. Apesar de não ser o fã número 1 do treinador Celso Roth, é visível que o controle de bola exercido pelo Galo ao longo de todo o jogo e a movimentação da equipe têm o dedo dele. A dupla de meias formada por Júnior e Serginho tiveram uma apresentação de altíssimo nível, com o veterano Júnior mostrando estar se tornando um ótimo maestro. Já o Serginho, que teve sua boa atuação premiada com um gol, não parou de se movimentar ofensivamente, o que deixou o sistema defensivo tricolor perdido. Ora aparecia na direita, ora na esquerda, ora no meio, ora forçava a marcação na saída de bola do Fluminense... Se escorando nesta excelente atuação da dupla de meias, outros jogadores atleticanos também conseguiram se destacar na partida, como o atacante Diego Tardelli, que uma vez mais deixou sua marca, e o lateral Thiago Feltri, que participou diretamente dos dois gols do Galo.

- Como o Fluminense não atacava com muitos jogadores, ficava difícil de penetrar na defesa do Galo. Por este motivo, a opção que restou ao Tricolor foi os chutes de longa distância e as bolas paradas. Foi então que entrou em cena o goleiro Aranha, uma verdadeira muralha. Não importava de onde vinham os chutes, e nem quem chutava, o goleirão estava lá para garantir a vitória atleticana. Fred, Conca, Tartá e Kieza, tiveram seus perigosos chutes defendidos pelo Aranha. Para coroar sua atuação, Aranha realizou um verdadeiro milagre ao defender uma cabeçada aos 45 minutos da 2ª etapa.

MANDOU MAL!

- Não consigo compreender como uma equipe que está jogando bem ofensivamente, com o controle da posse de bola, do meio-de-campo e não dando oportunidades para o adversário crescer em campo, coloca tudo a perder, por relaxamento. O Botafogo realizara um belo 1º tempo no jogo contra o Náutico, porém voltou do intervalo com uma postura completamente diferente. A troca constante de passes e as jogadas ofensivas deram lugar a um time excessivamente recuado. Escorado no veloz trio ofensivo, que já foi elogiado anteriormente, o Náutico soube aproveitar recuo do Botafogo e, se não fosse o salvador alvi-negro Juninho, o Botafogo se complicaria mais no Brasileirão.

- O principal problema do Fluminense na derrota para o Atlético Mineiro foi a falta de qualidade na saída para o jogo. Se Diguinho, que é o volante que deveria ser responsável por iniciar as jogadas ofensivas do Flu, já que Wellington Monteiro não tem qualidade técnica para tal tarefa, teve uma péssima atuação, os zagueiros tricolores também abusaram dos erros bobos. O treinador Renato Gaúcho pode até preparar o Fluminense para jogar nos contra-ataques, explorando a velocidade de Conca, Tartá e Kieza, porém precisará de muito treino para fazer a bola sair redondinha da defesa até os pés do argentino Conca, o cérebro do Tricolor.

JOGADA RÁPIDA!

- O Avaí conseguiu uma excelente vitória contra o Grêmio e emplacou o terceiro triunfo seguido. Com esta sequência, a equipe catarinense já se distanciou 4 pontos da zona do rebaixamento e parece estar se acostumando com a difícil Série A do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário