segunda-feira, 6 de julho de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 9ª RODADA

SÉRIE A

Santos 1 x 0 Sport
Santo André 1 x 1 Barueri
Flamengo 2 x 1 Vitória
Atlético Mineiro 1 x 1 Botafogo
Coritiba 2 x 0 São Paulo
Goiás 1 x 0 Cruzeiro
Grêmio 4 x 1 Atlético Paranaense
Avaí 0 x 3 Palmeiras
Náutico 0 x 2 Internacional

SÉRIE B

Vasco 0 x 0 Bragantino
Brasiliense 1 x 1 Duque de Caxias
Portuguesa 1 x0 Paraná
Vila Nova 0 x 0 Guarani
ABC 1 x 1 Ipatinga
Ponte Preta 3 x 0 Juventude
Campinense 0 x 1 América
Bahia 0 x 1 Figueirense
Fortaleza 0 x 0 Ceará
São Caetano 2 x 2 Atlético Goianiense

Olá amigos do FUTEBOLA!

Esta 9ª rodada do Brasileirão foi muito importante para as equipes gaúchas. Depois de um meado de semana triste, com o Inter perdendo a Copa do Brasil e o Grêmio a vaga na final da Libertadores, ambos venceram seus jogos. São equipes fortíssimas e quanto mais cedo focarem as atenções no Brasileiro, mais chances terão de brigar pelo título, que é o que acredito que ocorrerá. A rodada também foi muito importante para Flamengo e Palmeiras ganharem corpo na competição, porém enquanto o primeiro deve perder o Íbson, o segundo deve ganhar o Muricy Ramalho.

Vamos aos comentários dos jogos que assisti, lembrando que a rodada irá se encerrar com Corinthians x Fluminense, na quarta-feira, e os cometários do jogo Vasco 0 x 0 Bragantino, já foi postado.

Flamengo 2 x 1 Vitória – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Atlético Mineiro 1 x 1 Botafogo – Mineirão, Belo Horizonte (MG)


MANDOU BEM!

- Na decisão da Copa do Brasil, entre Corinthians e Internacional, vimos como o período com a Seleção Brasileira fez bem para o lateral-esquerdo André Santos. O duelo pelo Brasileirão entre Flamengo e Vitória também mostrou como foi positivo para o meia Kléberson o retorno para Seleção Brasileira. Jogando mais recuado após a contusão de Toró, Kléberson teve que participar bem da composição defensiva rubro-negra, porém nem por isso deixou de ser importante ofensivamente. O lançamento que deu para Juan abrir o placar para o Flamengo foi sensacional e deve ter feito os saudosistas lembrarem bem dos grandes lançadores de antigamente. Outros ótimos passes também saíram dos pés de Kléberson e eles foram muito importantes para o Flamengo manter sua maneira de jogar com a bola de pé em pé.

- O treinador Cuca surpreendeu bastante quando substituiu o volante Toró (contundido) pelo meia Éverton, ainda no 1º tempo. Esta sua opção deixou o Flamengo bastante ofensivo e foi fundamental para a equipe conseguir a vitória. A presença constante dos laterais Juan e Léo Moura aliada a movimentação de Íbson, Éverton e Emerson, dificultou bastante o sistema de marcação do Vitória e, mesmo sem uma boa atuação de Adriano, o Flamengo conseguiu vencer um adversário que estava melhor posicionado na tabela. Foi uma vitória importante.

- O duelo particular entre os laterais Apodi e Juan foi muito legal de assistir. Os dois jogadores são muito ofensivos e possuem dificuldades para marcar, o que fez o setor do campo onde eles jogam ser o mais importante da partida. Foi por ali, pelo lado esquerdo de ataque do Flamengo, que Juan recebeu o lindo passe de Kléberson e mandou um arremate certeiro para o fundo das redes. Também por aquele lado do campo que Apodi deu excelente cruzamento para Roger vencer Willians e Ronaldo Angelim e sacudir o filó flamenguista. Além dos gols e assistências, os dois laterais mostraram muito velocidade e foram, no geral, as principais armas ofensivas de suas equipes.

- Já faz algum tempo que a única arma ofensiva do Botafogo é a bola parada com Juninho. Tudo bem que isto é um problemão, afinal nenhuma equipe pode depender somente de uma jogada para poder balançar as redes, porém o Juninho está cumprindo seu papel com muita qualidade. Nesta partida contra o Atlético Mineiro, Juninho deu muito trabalho ao goleiro Aranha, que teve que espalmar duas bombas lançadas pelo zagueiro do Fogão e nada pôde fazer para evitar que uma sacudisse o filó. Confesso que não sou o maior fã do futebol de Juninho como defensor, porém como cobrador de faltas, tiro meu chapéu para ele.

MANDOU MAL!

- O torcedor possui todos os direitos de vaiar o time ou um jogador em particular e, na partida contra o Vitória, o lateral flamenguista Juan não podia tocar na bola que recebia um sonoro “Uhhhhhhhhhhhh”. As recentes atitudes de Juan fora de campo, como reclamar do horário dos treinos e da preparação física, assim como algumas ruins atuações dentro das quatro-linhas, colaboram muito paa a torcida pegar no seu pé, porém acredito que no jogo de sábado isso não era necessário. Como citei anteriormente, o duelo-chave da partida acontecia pelo lado de Juan e o jogador rubro-negro precisava do máximo de atenção na partida. Porém, bastava um erro de passe para a torcida começar a vaiá-lo. Até mesmo o gol que ele marcou não serviu para diminuir o ímpeto dos torcedores em criticá-lo. Sei que o torcedor tem esse direito, mas acredito que nesta partida, vaiar o Juan foi, no mínimo, imprudente.

- Totalmente decepcionante o duelo entre Atlético Mineiro e Botafogo. Estava empolgado para ver o Galo jogar, afinal a equipe está no topo da tabela do Brasileirão, porém o que assisti foi uma equipe sem nenhuma inspiração e criatividade. Durante os primeiro minutos de jogo, até que o Atlético mostrou um bom jogo pelas laterais, principalmente com Carlos Alberto, pela direita, até que conseguiu abrir o placar. Depois dali, o time mineiro perdeu totalmente o controle do jogo, sofreu o empate e só tentou a vitória com bolas alçadas na área pelo lateral (depois meia) Júnior. O duelo de alvi-negros pode ser resumido em faltas cobradas por Juninho x bolas alçadas por Júnior. Dois fatores contribuíram muito para a falta de qualidade do jogo. O primeiro foi o excesso de faltas cometidas, algo próximo de 60, uma enormidade, o outro foi a falta de participação dos organizadores, Lúcio Flávio (Botafogo) e Renam Oliveira (Atlético Mineiro). Com o sumiço destes que deveriam ser o centro de criatividade de suas equipes, o jogo se tornou muito fraco tecnicamente. Resumo da ópera: foi muito pouco para um clássico que decidiu o primeiro Campeonato Brasileiro da história, em 1971.

JOGADA RÁPIDA!

“No momento, parece que o melhor para o Flamengo e para o próprio Obina, que o centroavante busque novos ares”. Foi assim que eu terminei os comentários do jogo Santo André 1 x 2 Flamengo, no início do Brasileirão. Na época, muitos comentaristas e torcedores, criticavam o Obina fortemente e só faltavam mandá-lo se aposentar. Eu também o criticava muito, mas menos que o geral. Obina está longe de ser um craque, porém também não é nenhum inútil. O longo período ruim que estava passando no Flamengo iria acabar mais cedo ou mais tarde e eu acreditava que seria mais fácil acabar longe da Gávea. Agora, quem vive com o mesmo problema é o centroavante do Grêmio, Alex Mineiro. Vocês realmente acreditam que nunca mais o Alex Mineiro irá balançar as redes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário