domingo, 2 de maio de 2010

CAMPEONATO PAULISTA - FINAL

Olá amigos do FUTEBOLA!

Santos 2 x 3 Santo André – Pacaembu, São Paulo (SP)

Simplesmente sensacional! Em uma final emocionante do primeiro ao último minuto, sem nenhum exagero, o Santos se sagrou Campeão Paulista de 2010. A partir de hoje, qualquer livro sobre a história do futebol paulista deverá ter um capítulo para destacar este jogo, um dos melhores que já assisti.

A entrada do time do Santos em campo foi acompanhada de uma euforia gigantesca nas arquibancadas. O torcedor santista tinha todos os motivos do mundo para aplaudir efusivamente sua equipe, que iniciava a partida com a vantagem de perder por um gol e uma mão no caneco. Porém, mostrando o motivo de o futebol ser tão apaixonate, o Santo André abriu o placar com trinta segundos de jogo. Isso mesmo, antes do primeiro minutinho de partida O Santo André sacudiu o filó após Branquinho dar um passe magistral para Cicinho, que encontrou o centroavante Nunes livre, leve e solto. Um gol no início do jogo era tudo que a equipe do ABC precisava, mas eles não contavam com o fato dos “Meninos da Vila” não acusarem nem um pouquinho o golpe sofrido. Aos 8 minutos, Marquinhos deu ótimo passe para Robinho que de forma encantadora tocou de letra para Neymar. O que fez a jóia rara santista? Foi abrindo caminho com imensa categoria até encontrar espaço para marcar um golaço.

“Pronto! Tudo está tranqulizado agora que empatamos”, pensou o torcedor do Peixe. Doce ilusão... Em pequeno intervalo, entre os 15 e 20 minutos, o Santo André mandou uma bola na trave, em arremate do meia Branquinho, teve um gol de cabeça do Rodriguinho pessimamente anulado pela bandeira e empatou o jogo com o volante Alê, também de cuca, após cobrança de córner. Era impossível tirar os olhos da tela da tv, tamanha a intensidade da partida. Intensidade esta que invadiu o gramado e causou uma confusão geral, culminando com a expulsão de um jogador de cada lado: Nunes pelo Santo André e Léo pelo Santos. Vale ressaltar aqui o motivo inicial de toda a confusão. Tudo começou após os jogadores do Santo André reclamarem que o santista Neymar estava simulando muito, se atirando no chão a todo momento. Apesar de eu discordar da maneira agressiva como ocorreram as reclamações, é impossível negar que Neymar passou o jogo inteiro se jogando no chão. Acredito que ele ganhou alguns pontos negativos com o treinador canarinho Dunga por esta atitude, pois se fizesse isso em um jogo de Copa do Mundo... Voltando ao jogo, mais espaços surgiram após as expulsões e quem melhor soube aproveitá-los foram os santistas. Em uma trama mágica, lúdica, de outro mundo, Robinho tocou para Ganso que de maneira magnífica deixou Neymar na cara do gol para empatar a partida. Sabem aqueles gols que dá vontade de assistir o replay inúmeras vezes? Esse foi um deles.

Tudo isso descrito até o momento ocorreu em 32 minutos de jogo. Amigos, acreditem, o 1º tempo ainda teria muitas emoções. Logo após o Santos empatar a partida, o sempre sóbrio meia alvi-negro Marquinhos perdeu a cabeça e deu uma entrada criminosa e desnecessária no meio-campo e também foi mais cedo pro chuveiro. Resultado desta infantilidade? O Santo André se postou ofensivamente, retomou a vantagem no marcador e quase ampliou-a. Aos 43 minutos, Branquinho, Bruno César e Carlinhos organizaram um contra-ataque perfeito e Branquinho marcou o terceiro gol de sua equipe. Foi uma trama daquelas dignas de video-aula, algo do tipo “Como organizar um contra-ataque”. A dupla de meias do Santo André Branquinho e Bruno César jogaram uma barbaridade nesta 1ª etapa, principalmente o primeiro. Otimamente posicionado no meio-campo, com muita qualidade nos passes e constantemente apoiando o ataque, Branquinho foi, em minha opinião, o nome do 1º tempo. Sua participação nas jogadas que resultaram o primeiro e o terceiro gol mostraram que ele entende do assunto. E teve mais! Aos 46 minutos, em jogada realizada por Carlinhos e Rodriguinho, o Santo André quase assinala seu quarto tento.

Após o intervalo, se o torcedor santista estava apreensivo com o fato de ter que iniciar a 2ª etapa com um homem a menos, ficou muito mais. Aos 5 minutos, Bruno César, com um milimétrico passe, deixou Rodriguinho na cara do gol, mas o atacante, após driblar o goleiro Felipe, chutou fraco e Arouca salvou quase na linha. Foi um susto e tanto para o Santos, que logo percebeu que ficar recuado até o fim do jogo seria tolice. Mesmo com 9 jogadores em campo, Robinho e cia foram ao ataque e quase empataram a partida em duas oportunidades. Primeiro Neymar fez boa jogada pela esquerda e Robinho levou perigo ao goleiro Júlio César. Depois, já aos 20 minutos, Ganso tabelou com André, que havia entrada no lugar de Robinho, e por pouco não sacudiu o barbante. O Santo André não estava aproveitando a vantagem de ter um jogador a mais, porém o volante santista Roberto Brum, que substituira Neymar, resolveu colaborar, cometeu falta duríssima e recebeu cartão vermelho. Foi aí que ocorreu uma cena inesquecível. Já transformado em melhor jogador da decisão por sua capacidade imensurável de segurar a bola no campo ofensivo e impedir que o Santo André pressionasse, Paulo Henrique Ganso descobriu que seria substituído pelo zagueiro Bruno, acabando com a única arma que o Santos tinha para não ficar apenas na defesa. A postura do jovem meia foi sensacional. Ganso olhou para o treinador Dorival Junior e se negou a sair de campo. Percebendo a expressão de Ganso, claramente se via que não era um ato de insubordinação, mas sim uma atitude coerente que o treinador logo acatou. E lá continuou Ganso como um exército de um homem só. A estratégia do Santos podia se chamar “se vira Ganso”. Até escanteio para ninguém ele cobrou, buscando ganhar mais tempo. Com dois homens de vantagem e diante de um adversário com 8 jogadores em campo, o Santo André conseguiu mandar uma bola na trave, que fez todos os espectadores, presentes no Pacaembu ou sentados na poltrona, prenderem a respiração. E graças a Paulo Henrique Ganso, foi a única chance andreense.

Em um dos jogos mais lendários da história do futebol brasileiro, o “Fla-Flu da Lagoa”, que decidiu o Campeonato Carioca de 1941, o placar apontava 2 x 2, resultado que dava o título ao Fluminense. O genial jornalista Mário Filho contou assim uma das armas utilizadas pelo Flu para segurar o resultado: “E então Romeu Pelliciari, o careca que jogava de gorro na cabeça, foi para o vai-mas-não-vai. Pegava a bola, fingia que ia, não ia, acabava indo e não a largava, prendendo-a, caminhando, correndo com ela, dando voltas, alongando caminhos, avançando, recuando, tomando pela direita, descambando pela esquerda. Não o preocupava outra coisa senão gastar o tempo e, realmente, a bola nos pés de Romeu fazia o tempo andar. E ele não precisava correr. O importante era ter a bola nos pés, dominada, dócil, escondê-la, prendê-la”. Pedindo licença ao lendário Mário Filho, estas palavras são perfeitas para descrever o que fez Paulo Henrique Ganso nos minutos finais da decisão.

Para os que sempre criticavam o Santos com a frase “eles ainda não ganharam nada”, o que é uma incoerência, pois o Paulista era o primeiro torneio disputado pela equipe, aí está o primeiro caneco dos “Meninos da Vila”.

PARABÉNS, SANTOS!!!

Um comentário:

  1. Concordo que essa meninada é muito boa! Acho que na próxima copa, o Brasil estará muito bem servido! Mas duas coisas me incomodam sobre isso tudo...
    1- O que foi visto por todos como "fibra", "personalidade" e esses adjetivos todos, pode ser um precedente. Imaginem se todo jogador começar a adquirir "personalidade" e desafiar seus treinadores? E se fosse o Pet no Flamengo, falando que nao iria sair? Ia ser taxado de tudo o que se pode pensar "indiciplinado", "mascarado", "estrela"... Este oba-oba em cima do Santos pode gerar isso! Esperemos para ver o brasileiro, pois este realmente é O campeonato!
    2- Esse negócio de levar Neimar, Ganso... Além de esquecerem o André, que é um ÓTIMO jogador, estão fazendo uma pressão absurdda no Dunga! O único cara que eu vi fazerem essa pressão pra convocar, foi o Romário! E sinceramente... Romário era Romário, não era Ganso e Neimar! Temos que dar tempo aos meninos! O tiro é arriscado! Levar um cara desse pra copa e ele não fdazer nada, nunca mais vai ser o mesmo!
    Mas enfim, ótimos jogos, parabéns ao Santos e ao Santo André, que contou com um ótimo elenco! Se esse fosse o time que vai jogar a segundona, não ia ter pra ninguém!

    Acabaram os regionais e que venha o brasileiro!!

    ResponderExcluir