segunda-feira, 19 de julho de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 9ª RODADA

Vitória 3 x 2 São Paulo
Vasco 3 x 1 Atlético-PR
Corinthians 1 x 0 Atlético-MG
Atlético-GO 0 x 1 Flamengo
Avaí 4 x 2 Palmeiras
Internacional 2 x 1 Ceará
Santos 0 x 1 Fluminense
Botafogo 1 x 1 Guarani
Grêmio Prudente 2 x 0 Grêmio
Cruzeiro 1 x 0 Goiás

Olá amigos do FUTEBOLA!

Santos 0 x 1 Fluminense – Vila Belmiro, Santos (SP)

Em uma excelente partida o Fluminense conseguiu bater o forte Santos, em plena Vila Belmiro, garantiu importantíssimos três pontos e se manteve muito bem posicionado na tabela, agora em 2º lugar.

Durante toda a 1ª etapa, o Santos apresentou um futebol mais qualificado ofensivamente do que o Fluminense. Muito mais poderoso do que diante do Palmeiras, na quinta-feira passada, pelas presenças de Paulo Henrique Ganso e Robinho, o Santos se postou no campo de ataque e dominou as ações ofensivas. Enquanto o Fluminense assutou o goleiro Rafael apenas duas vezes, com um chute longo do Fred e uma boa avançada do Mariano, o “Peixe” infernizou o sistema defensivo tricolor. Com Robinho aberto pela direita, Ganso de meia-armador, André de centroavante e Neymar, o mais apagado do quarteto, aberto pela esquerda, o Santos criou cinco grandes oportunidades de abrir o placar, porém não conseguiu balançar as redes. Os passes precisos e preciosos do Ganso e as ótimas participações de André como pivô deixaram Robinho e Neymar, cada um duas vezes, em condições de marcar. A outra ótima ação ofensiva do Santos, para completar as cinco citadas, foi uma cobrança de falta do Ganso que passou raspando o poste.

A superioridade ofensiva santista pode ser exemplificada pelas posturas dos volantes em campo. Enquanto Arouca e Wesley, a dupla do Santos, marcavam constante presença nas ações ofensivas e participavam da produção de boas jogadas, principalmente o Wesley, a dupla tricolor formada por Diguinho e Diogo apenas participava das ações defensivas. Na primeira metade da 2ª etapa, o Santos permaneceu concentrado no campo de ataque e levou perigo ao goleiro Fernando Henrique com André, Neymar, Marcel e Robinho, tendo o Marcel acertado um petardo na trave. Já o Fluzão se soltou um pouco mais do que no 1º tempo e marcou presença no ataque em três oportunidades, todas elas com a participação do ala-esquerdo Carlinhos, que se mostrou mais uma vez, assim como Mariano, uma importante arma ofensiva do Tricolor. Falando em Mariano, foi de seus pés que saiu o gol da vitória do Flu. A jogada toda começou quando Diguinho partiu do campo defensivo com muita categoria e encontrou Mariano no centro do campo. Então, o lateral-direito tricolor rodou o corpo e buscou o espaço para realizar lindo lançamento para o jovem Alan, que havia entrado no lugar do sumido Rodriguinho, arrancar e bater cruzado para sacudir o filó. Lindo contra-ataque! Lindo gol!

Pela postura que o Fluminense vinha adotando na partida era fácil que perceber que com a vantagem no placar a equipe iria recuar bastante. E foi o que ocorreu. Totalmente retraído em seu campo, o Fluminense mostrou poder defensivo para segurar a pressão santista que chegou com Wesley, logo depois do gol, com Marcel e duas vezes com Zé Eduardo. Vale ressaltar que as últimas três tramas ofensivas perigosas que o Santos criou surgiram dos pés do Ganso e que o Zé Eduardo, apesar de ter atuado pouco mais de 10 minutos, mostrou mais futebol do que o Neymar, que saiu para sua entrada.

O Fluminense não teve a atuação dos sonhos, tendo pecado bastante em sua postura retraída, porém conseguiu o resultado dos sonhos, o que não deixa de ser importante. Naquela velha briga entre o futebol-arte e o futebol de resultados, o torcedor tricolor acordou esta segunda-feira do lado do segundo.

TRÊS TOQUES

- Apesar do péssimo 2º tempo que realizou no Serra Dourada, o Flamengo conseguiu uma boa vitória sobre o lanterna Atlético Goianiense, manteve o 100% de aproveitamento pós-Copa do Mundo e se colocou no G4. Agora, o Mengão terá pela frente o Avaí, que vem de duas excelentes vitórias contra ninguém menos que São Paulo e Palmeiras. É jogo pro torcedor Rubro-Negro apoiar bastante e pra equipe mostrar que tem condições de brigar na parte de cima da tabela.

- Neste momento, nada menos do que 7 títulos brasileiros estão na zona de rebaixamento, com Vasco, Grêmio e Atlético Paranaense. Na próxima rodada, o Tetra Vasco enfrenta o Bi Grêmio em uma partida que promete muito nervosismo. Os momentos, porém, são um pouco diferentes. Enquanto o Vasco venceu seu último confronto, justamente contra o Atlético Paranaense, e tem o seu treinador Paulo César Gusmão iniciando um trabalho muito bem, o Grêmio não venceu nas duas rodadas pós-Copa do Mundo e seu treinador Silas está mais do que na corda bamba.

- Parece que o período de paralização do Brasileiro não fez nada bem para Botafogo e São Paulo. Enquanto o “Glorioso” voltou do Mundial perdendo para o Flamengo e apenas empatando com o Guarani, em pleno Engenhão, o Tricolor Paulista perdeu seus dois jogos e começa a preocupar seu torcedor. Será que Maicosuel e Loco Abreu vão recolocar o Fogão nos trilhos? Será que o São Paulo está com a cabeça na Libertadores? O tempo nos responderá...

2 comentários:

  1. Gostei do "Glorioso" entre aspas! huaauh! Time de muitas "glórias", esse! auhahuauha!

    ResponderExcluir
  2. Me explicando rapidamente: não foi com este sentido que coloquei as aspas em Glorioso, pois realmente o vejo como um clube de glórias. Tenho o costume de, quando não me passa despercebido, colocar apelidos entre aspas, como por exemplo "Gigante da Colina" para o Vasco ou "Imperador" para o Adriano. Espero que não tenha atingido nenhum botafoguense desta maneira, pois não foi minha intenção.

    ResponderExcluir