terça-feira, 13 de julho de 2010

PRÊMIO FUTEBOLA COPA DO MUNDO 2010

SELEÇÃO DA COPA DO MUNDO

Goleiro: Casillas (Espanha)
A Espanha venceu todos os jogos da 2ª fase do Mundial, a fase onde quem perdia não podia mais conquistar o caneco, pelo placar de 1 x 0. E em todos eles, contra Portugal, Paraguai, Alemanha e Holanda, Casillas realizou uma excelente defesa quando o jogo ainda estava 0 x 0. Se tivesse falhado em qualquer um destes lances, a Espanha poderia não ser campeã. Porém, para azar de seus rivais, Casillas estava lá.

Lateral-Direito: Lahm (Alemanha)
A briga com o espanhol Sérgio Ramos pelo prêmio de melhor lateral-direito do Mundial foi muito boa, mas no fim escolhi o alemão. Na jovem Seleção Alemã que apresentou um grande futebol o capitão Lahm foi importantíssimo com sua experiência. Lateral que possui excelentes qualidades defensivas e ofensivas, Lahm, eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 2006, trocou de lado mas manteve a o ótimo futebol.

Zagueiro-Central: Lúcio (Brasil)
Talvez tenha um pouquinho de patriotismo na escolha de Lúcio para a Seleção da Copa, porém dentre o brasileiro, Piqué (Esp), Lugano (Uru) e Mertesacker (Ale), fico com a raça do nosso zagueiro. Na curta participação brasileira no Mundial, Lúcio foi, em minha opinião, o menos culpado, tendo apresentado sempre um futebol de muita garra e qualidade. Apesar de ter sido quase um amistoso, sua atuação contra Portugal, quando venceu diversos duelos contra Cristiano Ronaldo, foi excelente.

Quarto-Zagueiro: Puyol (Espanha)
Grande Copa do Mundo realizou o raçudo zagueiro Puyol. Dentre todos os defensores do Mundial, juntando aí também os laterais, Puyol foi o número um. Além de ser um dos principais responsáveis por a Espanha não sofrer gols em seus quatro últimos jogos, mostrando grande poder defensivo tanto com a pelota no chão como nas bolas aéreas,Puyol ainda foi o herói da classificação para a final por ter marcado o gol da vitória sobre a Alemanha.

Lateral-Esquerdo: van Bronkhorst
Nesta que foi, sem dúvida, a posição mais carente de talentos da Copa do Mundo, vide a nossa Seleção Brasileira, o capitão van Bronckhorst conseguiu colocar sua experiência em campo e muito ajudou a Holanda chegar onde chegou. Tendo participado de todas as sete partidas holandesas, entrou para a história dos Mundiais com seu gol antológico que abriu o placar da semi-final diante do Uruguai.

Volante: Schweinsteiger (Alemanha)
Como o Schweinsteiger jogou bola neste Mundial! Depois de uma grande temporada atuando de volante pelo Bayern de Munique, Schweinsteiger fez ainda mais pela Seleção Alemã. Sem abandonar a função defensiva, que é o papel de todos os volantes, ele foi o responsável por iniciar os fulminantes ataques que fizeram da Alemanha o melhor ataque do torneio. Nas históricas goleadas diante de Inglaterra e Argentina, Schweinsteiger esteve inspiradíssimo, principalmente contra “nuestros hermanos” quando só não fez chover. Antes da Copa o Schweinsteiger era um ótimo jogador, mas agora ele tem tudo para alcançar lugares mais altos.

Volante: Xavi (Espanha)
Tudo bem, eu sei que o Xavi atuou durante todo o Mundial como meia a frente da dupla Xabi Alonso/Busquets e não como volante. Porém, seria um pecado enorme deixar ele ou o Sneijder (Hol) de fora da Seleção da Copa. Como o Xavi é talvez o jogador com maior consciência tática do mundo e também possui um bom poder de marcação, acredito que ele não reclamaria de ter que atuar um pouco mais recuado. Nesta posição ele continuaria apresentando todas suas principais qualidades: passe preciso (foi o jogador que mais acertou passes na Copa), visão de jogo e transição defesa/ataque. Se fosse vivo, o grande craque brasileiro Tim responderia assim uma pergunta sobre o Xavi: “Xavi passa meses sem errar um passe”. (Nota: este foi um elogio feito por Tim ao meia Romeu, seu companheiro de Fluminense nas décadas de 30 e 40)

Meia: Sneijder (Holanda)
O comandante da “Laranja Mecânica” na grande campanha da Copa do Mundo foi Wesley Sneijder que, depois de uma temporada impecável tendo ganhado tudo com a Internazionale, chegou voando ao Mundial. Responsável por iniciar os fortes contra-ataques holandeses e autor de cinco gols, sendo dois deles os que eliminaram o Brasil, Sneijder não sentiu a responsabilidade de liderar sua equipe, que venceu seis dos sete jogos, só perdendo a finalíssima. Além da magnífica atuação diante do Brasil, Sneijder também comeu a bola nos duelos contra o Japão, uma difícil vitória por 1 x 0, e nas oitavas diante da Eslováquia. Na semi-final contra o Uruguai, um duríssimo confronto, Sneijder também foi importantíssimo ao marcar o segundo gol da vitória por 3 x 2.

Meia: Iniesta (Espanha)
E coube ao “Multi-Homem” Iniesta marcar o histórico gol que deu à Espanha o tão sonhado título de Campeã do Mundo. Sempre achei o Iniesta um grande jogador, possuindo todas as qualidades necessárias para um meio-campo. Entretanto, neste Mundial, ele se superou. Sua movimentação foi algo impressionante, sendo esta uma das principais armas ofensivas espanholas. Nos triunfos sobre Portugal e Paraguai, foi Iniesta quem iniciou as jogadas que resultaram nos dois gols das vitórias, ambos marcados por David Villa. Tenho como critério escolher o melhor jogador de uma competição entre os Campeões. Sendo assim, pelas excelentes atuações diante de Chile, Portugal e Paraguai, pela memorável prorrogação diante da Holanda e, claro, pelo histórico gol do título, escolho Iniesta como melhor jogador da Copa do Mundo de 2010.

Atacante: Forlán (Uruguai)
Apesar de ter escolhido Iniesta como melhor da Copa do Mundo, não vejo nenhum equívoco na escolha da FIFA em dar a bola de ouro para Forlán. Como citei anteriormente, tenho como critério dar o prêmio de melhor jogador para um dos Campeões, e somente por isso não escolhi Forlán. Entretanto, realmente o uruguaio fez um Mundial estupendo. Atuando mais recuado, atrás do centroavante Luis Suárez, Forlán marcou cinco gols e cumpriu com maestria a missão de iniciar as tramas ofensivas de sua equipe. Tanto na fase de grupos, como quando deu um show na África do Sul, como na 2ª fase, quando iniciou as jogadas dos dois gols do Suárez contra a Coréia do Sul e marcou golaços diante de Gana, Holanda e Alemanha, Forlán jogou uma barbaridade. Em minha opinião, como já esperava uma bela campanha da Espanha, Forlán foi a melhor surpresa deste Mundial.

Atacante: David Villa (Espanha)
Se alguém acreditava que o Barcelona havia exagerado ao pagar 40 milhões de euros para tirar o David Villa do Valencia, já mudou de opinião. Atuando aberto pela esquerda, o que ocorria quando Fernando Torres estava em campo, ou como referência na grande área, Villa realizou um Mundial excepcional, tendo terminado com cinco gols e empatado com Sneijder (Hol), Muller (Ale) e Forlán (Uru) na artilharia. Suas melhores atuações ocorreram justamente quando estava pelo flanco esquerdo, quando pode mostrar todo o seu poder ofensivo, funcionando como uma flexa entrando em diagonal. Foi assim que marcou um dos gols mais belos da Copa, quando entrou costurando a defesa de Honduras justamente por este setor. Sem dúvidas os gols do Villa foram importantíssimos para inesquecível conquista espanhola.

ESCALAÇÃO

1 – Casillas
16 – Lahm
3 – Lúcio
5 – Puyol
5 – van Bronkhorst
7 – Schweinsteiger
8 – Xavi
6 – Iniesta
10 – Sneijder
10 – Forlán
7 – Villa





MELHOR JOGADOR DA COPA DO MUNDO 2010

1º Iniesta (Espanha)
2º Forlán (Uruguai)
3º Sneijder (Holanda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário