quinta-feira, 15 de julho de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO - 8ª RODADA

Grêmio 1 x 1 Vitória
Atlético-PR 0 x 2 Cruzeiro
São Paulo 1 x 2 Avaí
Flamengo 1 x 0 Botafogo
Guarani 0 x 3 Internacional
Goiás 0 x 0 Vasco
Ceará 0 x 0 Corinthians

Olá amigos do FUTEBOLA!

Flamengo 1 x 0 Botafogo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Superando as expectativas de todos, inclusive seus torcedores, o Flamengo deixou de lado as saídas de Adriano e Vágner Love, esqueceu o fato de estar todos os dias nas páginas policiais, devido ao seu ex-goleiro Bruno, e realizou uma bela partida diante do Botafogo.

Durante os primeiros 20 minutos do 1º tempo, nem Flamengo nem Botafogo se encontraram em campo e, apesar da vontade, erros cometidos pelos dois lados dificultaram a criação de jogadas. Oportunidade boa mesmo só em uma cobrança de falta do Lúcio Flávio que o goleiro Marcelo Lomba espalmou para córner. Dos 20 minutos até o final da etapa, Petkovic apareceu, Vinícius Pacheco começou a infernizar o sistema defensivo alvinegro e o Flamengo cresceu. Em um intervalo de 14 minutos o Mengão criou três excelentes oportunidades de abrir o placar. Vamos a elas, em ordem cronológica: Vinícius Pacheco tabelou com Diego Maurício e chutou por cima do gol, Pacheco, desta vez com uma bomba de fora da área, obrigou Jefferson a grande defesa e, por último, aos 34 minutos, Kléberson deu as caras pela primeira vez na partida e cruzou a pelota para Petkovic arrematar raspando a trave. Concentrando suas ações ofensivas pelo lado direito, com Vinícius Pacheco sempre presente e Kléberson, Léo Moura e Willians visitando o local, o Flamengo fez um primeiro tempo superior ao do Botafogo. O Fogão, exceto a já citada cobrança de falta de Lúcio Flávio, conseguiu apenas dois contra-golpes pessimamente finalizados, um com o Alessandro e o outro com o Caio.

No intervalo, Joel Santana fez mais do que puxar a orelha de seus comandados e colocou o Edno no lugar do Sandro Silva, com o objetivo de tornar o Fogão mais agressivo. Apesar de o Flamengo ter chegado muito perto de balançar as redes, com o jovem Diego Maurício chutando de dentro da área, o Botafogo realmente melhorou com esta alteração. Aos 10 e aos 15 minutos, primeiro com Herrera e depois com o Edno furando uma bola incrível que pipocava em sua frente após córner cobrado por Lúcio Flávio, o Fogão esteve muito perto de inaugurar o marcador. E o torcedor do “Glorioso” ficou ainda mais empolgado quando, aos 20, Jóbson entrou em campo e na primeira bola que pegou causou um rebuliço na retaguarda do Fla. Parecia mesmo que o Flamengo teria problemas. Porém, aos 23 minutos, Petkovic, que não se escondia da partida, deu milimétrico passe para Vinícius Pacheco que teve a calma de deixar Paulo Sérgio, que entrara no lugar de Diego Maurício, livre, leve e solto para colocar o 1 x 0 no placar. Neste lance podemos ver um diferencial a favor do Flamengo na partida. Enquanto Petkovic apareceu na área para arrematar, tentou jogadas individuais e buscou seus companheiros com passes mais ousados, Lúcio Flávio, que deveria organizar o Fogão, apareceu apenas em bolas paradas.

Com a vantagem, o Flamengo jogou com inteligência e não recuou por completo para segurar a vitória. Se utilizando de uma de suas principais armas, o toque de bola com Léo Moura, Kléberson, Juan, Petkovic, ou seja, jogadores com o passe qualificado, o Mengão não só segurou o Botafogo como teve duas oportunidades de ampliar o escore. Vinícius Pacheco, após passe de Kléberson, e Paulo Sérgio, depois de boa jogada do Juan, passaram bem perto de sacudir o filó defendido por Jefferson. Somente nos acréscimos, na base do bumba-meu-boi, que o Botafogo assustou o Marcelo Lomba, porém chegou o apito final e o Alvinegro não superou a boa atuação da retaguarda flamenguista.

Para o Flamengo nada melhor do que voltar ao Brasileirão vencendo, provando que pode separar o que ocorre extra-campo do que ocorre dentro das quatro-linhas. Já o Botafogo, mostrou tanta falta de criatividade ofensiva e falhas defensivas que parece que passou o mês da Copa do Mundo só assistindo aos jogos, ao invés de estar treinando.

TRÊS TOQUES

- Corinthians e Ceará, líderes do Brasileirão, empataram no Castelão e deixaram a brecha para o Fluminense os alcançar no número de pontos e assumir a liderança. Para isso, basta o Tricolor fazer seu dever de casa contra o Grêmio Prudente em um Maracanã que deve estar bem cheio.

- O Internacional voltou com tudo para o Brasileirão. Na estréia do treinador Celso Roth, o Colorado sapecou 3 x 0 no Guarani em pleno Brinco de Ouro. Esta vitória é muito importante para o Internacional embalar e até para a Libertadores, pois a equipe perderá muito psicologicamente estando mal no Brasileiro. Com as contratações de Renan, Tinga e Sóbis, o Inter tem tudo para brigar na parte de cima do Brasileirão.

- Se o torcedor do Internacional tem motivos para se alegrar com o retorno do Brasileirão, o do São Paulo ficou com a pulga atrás da orelha. Com certeza a derrota em pleno Morumbi para o Avaí não estava nos planos do Tricolor paulista. Vale lembrar que Internacional e São Paulo se enfrentam pela fase semi-final da Libertadores.

Um comentário:

  1. Olá, tenho um blog sobre o Chelsea FC e gostaria de fazer parceria com seu blog. Já adicionei como parceiro. Espero que faça o mesmo. Obrigado!

    http://chelseanewsbr.blogspot.com

    ResponderExcluir