terça-feira, 20 de julho de 2010

PAPO CABEÇA - QUAL O VERDADEIRO PAPEL DA CBF?

Olá amigos do FUTEBOLA!

Neste último sábado teve início a Série D do Brasileirão. Alguns times de tradição do nosso futebol como América-RJ, Santa Cruz e Remo, jogadores de nome, como Dimba e Alex Dias, além do incansável, Túlio Maravilha, buscando ser o artilheiro de todas as divisões do Campeonato Nacional, estarão presentes. Entretanto, não estou aqui para falar de coisas boas e curiosas que podem ocorrer na Quarta Divisão, mas de um dado bastante ruim.

A classificação para disputar a Série D do Brasileiro se dá através dos Campeonatos Estaduais. Em 2010, porém, alguns clubes tiveram que abrir mão de suas vagas por falta de condições financeiras. Somente em Goiás, o Santa Helena, Vice-Campeão Goiano, a Anapolina e, posteriormente, o CRAC desistiram da disputa. Baré (RR), Santana (AP), Corinthians (AL) e Democrata de Governador Valadares (MG) também abdicaram do torneio, mas, a meu ver, o caso mais chocante ocorreu com o Murici (AL). Atual Campeão Alagoano, o Murici ficou incapacitado de disputar a Série D pois as fortes chuvas que atingiram o Estado destruíram sua sede e o seu Estádio está, no momento, sendo utilizado pelo Exército. Ou seja, a vida de um clube pode ter sido destruída por uma forte chuva. Cade a CBF para ajudar o Murici? Cade a CBF para ajudar a Série D?

Realmente não me entra na cabeça o fato de uma das Instituições mais ricas do país, como é a CBF com seus contratos multimilionários, não ter a capacidade de criar um departamento para auxiliar os clubes de menor porte do nosso futebol. Não estou falando aqui que a CBF deva construir Estádios e Centros de Treinamentos para estes clubes, mas sim de auxílios para hospedagem, viagem, alimentação, cuidados médicos... É uma falta de respeito enorme com o futebol brasileiro uma equipe que conquistou no campo a sua vaga para a Série D não poder jogá-la por falta de condições financeiras. Tudo bem que os próprios dirigentes no controle dos clubes possuem alguma culpa por equívocos administrativos, porém o fornecimento de auxílios que citei acima poderia ser o início para uma melhor organização destes clubes de menor porte. E concordando com o que disse o colunista do Diário Lance! Luiz Fernando Gomes neste último domingo – 18 de Julho – “Eles (os clubes que disputam a Série D) mereciam mais: um instituto que formasse dirigentes profissionalizados, incentivasse as categorias de base, financiasse infraestrutura esportiva”.

Durante um bom tempo se justificou (?) a ausência dos tentáculos da CBF na organização dos clubes brasileiros dizendo que ela cuidava da Seleção Brasileira. E alguns críticos consideravam bem feito este trabalho devido aos resultados obtidos entre 1994 e 2002, quando vencemos duas Copas do Mundo e fomos vice em outra. Mas agora, diante dos fracassos dentro de campo e, principalmente, fora de campo que ocorreram em 2006 e 2010, como acreditar que o papel da CBF é cuidar da Seleção “Canarinho”. Em 2006, um grupo de jogadores que só queria festa e utilizar a camisa amarela para se promover tomou conta da Seleção e da Comissão Técnica. Pagodes nos ônibus e festas nos treinamentos eram vistos e criticados por todos, menos pelo alto comando, pela CBF. Já em 2010, o outro lado da moeda. Contratado com a missão de por fim na zona de 2006, Dunga assumiu como técnico e com o tempo ganhou poderes inimagináveis para um treinador de primeira viagem. Fechava treinamentos, destratava a imprensa, punia jogadores que davam entrevistas, proibia olheiros de falarem, ou seja, todos os passos que a Seleção dava deveriam ser autorizados pelo comandante Dunga. E ainda tiveram as divergências de opiniões médicas que podem ter tirado o Elano do Mundial: um doutor dizia que deveria ter feito exames mais profundos e outro que não era nada demais. Erros do departamento médico, erros do departamento técnico, erros do departamento de imprensa... Assim como em 2006 tínhamos a sensação de que o caldo ia desandar e, mesmo assim, nada de a CBF se impor, tomar atitudes.

Já surgiu a explicação de que a ausência de comando da CBF, durante a campanha brasileira no Mundial de 2010, se deu pois seus dirigentes estão concentrados e preocupados com a organização da Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil. Em minha opinião, esta justificativa não diminuiu nem um pinguinho da incompetência da CBF em auxiliar nossos clubes e administrar nossa Seleção. E a organização de uma Copa do Mundo limpa e de alto nível é o mínimo que devemos exigir da CBF, mesmo sem acreditar que ela seja capaz, mesmo que isso não apague os enormes pecados cometidos por ela.

2 comentários:

  1. Administrar a primeira divisão é mole! Os clubes se sustentam! E eu achando q qdo criaram a 4ª divisão, era pra poder justamente ajudar esses clubes mais pobres. Custa fazer um trabalho de logística pra q esses times gastem menos com viagem? Poderiam dar algum benefício pros clubes maiores se, por exemplo, deixarem os times de série D utilizarem seus alojamentos para se hospedar em jogos fora. Seria perfeito, para os grandes times, deixarem seus jogadores mais novos adquirirem experiência na séries D... São 1000 idéias, mas infelizmente, ninguem pensa nisso pq a grana da série A e durante algum tempo a série B, dão muito mais dinheiro!

    ResponderExcluir