quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 18ª RODADA

Vitória 0 x 0 Internacional
Grêmio 1 x 0 Guarani
Grêmio Prudente 0 x 1 Botafogo
Goiás 1 x 3 Atlético-MG
Cruzeiro 1 x 0 Flamengo
Atlético-PR 2 x 1 Ceará
Fluminense 1 x 1 Palmeiras
02/09 - 21:00 Santos x Avaí
02/09 - 21:00 São Paulo x Atlético-GO
13/10 - 22:00 Vasco x Corinthians

Olá amigos do FUTEBOLA!

Flamengo 0 x 1 Cruzeiro – Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)

Jogando em Uberlândia o Flamengo foi engolido pelo Cruzeiro e saiu de campo com sua terceira derrota seguida nos últimos quatros jogos e o sinal vermelho ligado, afinal está se aproximando da zona de rebaixamento.

Comandado pelo meia argentino Montillo, o carrasco do Flamengo na Libertadores quando ainda atuava pela Universidad de Chile, o Cruzeiro realizou um início de jogo espetacular. O futebol apresentado pela “Raposa” na primeira metade do 1º tempo foi de uma nível absurdamente superior ao do Flamengo. Utilizando principalmente o lado direito de seu ataque, até porque era por ali que o Montillo estava caindo, o Cruzeiro conseguiu criar nada menos do que seis oportunidades de balançar as redes em 22 minutos e, em uma delas, aos 9 minutos, Robert aproveitou o rebote de uma jogada do Montillo pela direita e colocou a pelota pro fundo do gol. O Flamengo acusou o golpe e por muito pouco não sofreu o segundo gol logo em seguida, tamanha a pressão exercida pelo Cruzeiro. Vale ressaltar aqui a imensa diferença entre os setores ofensivos de Cruzeiro e Flamengo. Enquanto pelo lado azul Montillo, Thiago Ribeiro, que já vem batendo um bolão faz bastante tempo, e Robert estavam a mil por hora, Petkovic, Diego Maurício e Val Baiano, pelo lado do Flamengo, estavam em marcha lenta.

Na segunda metade do 1º tempo, o Cruzeiro recuou um pouco, mas não por opção e sim pois seria quase impossível manter aquele ritmo durante mais tempo. Com a diminuição do ímpeto ofensivo cruzeirense, o Flamengo até conseguiu assustar o goleiro Fábio, com Correa perdendo uma clara oportunidade, Léo Moura em um bom avanço pela direita e um arremate do Diego Maurício, porém nem de longe se pode dizer que o Fla sufocou o adversário.

No primeiro minutinho da 2ª etapa, o Flamengo quase conseguiu empatar o placar com um cruzamento de Renato que pegou a direção do gol e obrigou Fábio a realizar bela defesa. E foi em um outro cruzamento que virou chute que o Fla conseguiria sua última boa chance de igualar o jogo, desta vez com Léo Moura pela direita. Resumo da ópera: as duas melhores oportunidades que o Flamengo criou na 2ª etapa para tentar empatar a partida surgiram “sem querer”. Por outro lado, o Cruzeiro, mesmo sem o ritmo dos minutos iniciais, não parava de levar perigo ao goleiro Marcelo Lomba. Aos 9 minutos com o centroavante Robert e, aos 17, com o veloz Wallyson, os mineiros quase ampliaram o escore. Queria aproveitar aqui para elogiar o setor de meio-campo cruzeirense. Todo ele. Além do Montillo, que jogou uma barbaridade, o tripé de volantes formado por Marquinhos Paraná, Fabrício e Henrique também esteve em grande jornada. Fabrício, por exemplo, correu o campo e o tempo inteiro, estando presente nas ações defensivas e ofensivas com a mesma qualidade. Se o lema dos policiais é “para proteger e servir”, Fabrício é um “volante-policial”, pois protege a defesa e serve o ataque como poucos no nosso futebol.

Nos últimos 15 minutos, depois que o Flamengo teve o zagueiro Jean expulso, diga-se de passagem por uma falta que não cometeu, o Cruzeiro voltou a aumentar o volume e chegou muito perto de sacudir o filó novamente. Desta vez, a equipe mineira concentrou seu jogo na esquerda, com o bom lateral Diego Renan e com a entrada do Roger que apesar do pouco tempo em campo levou perigo ao Marcelo Lomba.

Sem dúvida pode-se dizer que este duelo espelhou o momento vivido pelas equipes. Enquanto o Cruzeiro, em evolução física, técnica, psicológica e tática cresce no Brasileirão, o Flamengo desce a ladeira. E é bom puxar o freio de mão logo, pois a situação tá começando a ficar feia para o Rubro-Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário