quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 22ª RODADA

Olá amigos do FUTEBOLA!

Fluminense 1 x 2 Corinthians – Engenhão, Rio de Janeiro

Jogando no Engenhão, o Fluminense perdeu sua primeira partida como mandante no Brasileirão. E não foi uma derrota qualquer, foi para o vice-líder Corinthians que agora possui os mesmos pontos do Flu e uma partida a menos.

Devido às ausências de Emerson e Fred contundidos e da falta de confiança de Muricy Ramalho no atacante Rodriguinho, o Fluminense iniciou a partida com apenas Washington no ataque e um incomum 3-6-1. Nesta formação, Conca e Deco, assim como os alas Mariano e Júlio César, teriam grande liberdade para organizar as tramas ofensivas tricolores, já que a equipe contava com três zagueiros (André Luís, Leandro Euzébio e Gum) e dois volantes (Valencia e Fernando Bob). E logo aos 8 minutos Conca e Deco encheram seu torcedor de esperanças quando fizeram linda tabela pela meiúca que terminou com uma perigosa finalização do luso-brasileiro. Este belo lance tinha tudo pra ser o primeiro de uma série de bons ataques do Fluminense, mas não foi. Até o apito final da 1ª etapa, o Flu não conseguiu produzir mais nenhum lance relevante e o goleiro corinthiano Júlio César se tornou um mero espectador da partida. E enquanto o Fluminense se perdia nos diversos erros de passes e na falta de posse de bola, o Coringão começou a crescer no jogo e se postar ofensivamente. Aos 25 minutos Elias deu boa assistência que o volante Paulinho arrematou levando perigo à Fernando Henrique. Quanto mais o tempo passava, mais o Corinthians controlava a partida. Não que o “Timão” estivesse dando um banho de bola, não foi isso, mas Elias, Jorge Henrique, Jucilei e companhia escolheram o ritmo do jogo, um ritmo onde o Fluminense não conseguia andar em campo. E o prêmio para a superioridade corinthiana veio aos 44 minutos, quando Elias alçou a redonda no peito do Jucilei que a matou com imensa categoria e sacudiu o filó. Vale ressaltar como a recente convocação para a Seleção Brasileira fez bem para o volante Jucilei, que desde o primeiro contato com a camisa amarela só vem melhorando.

Para a 2ª etapa, Muricy Ramalho decidiu colocar o atacante Rodriguinho no lugar do zagueiro André Luís. A substituição quase deu resultado logo aos 5 minutos, quando Rodriguinho recebeu passe do Deco e chutou para boa defesa do Júlio César. Porém, o bom lance não foi o suficiente para o Fluminense mudar o ritmo que a partida mostrou na 1ª etapa e o Corinthians ampliou a vantagem aos 19 minutos. O segundo gol do “Timão” surgiu num lindo lance onde Elias rolou para Alessandro cruzar e Iarley completar pro fundo do gol. Esta foi a terceira boa trama ofensiva criada pelo Corinthians na partida e todas elas tiveram origem nos pés do Elias. Impressionante como vem jogando bola este rapaz. E não é de agora, já faz quase dois anos. É forte candidato para ser novamente comandado por Mano Menezes, mais uma vez presente à uma partida do Brasileirão.

Voltando ao jogo, o Fluzão conseguiu diminuir o placar pouco depois, aos 25 minutos, quando Deco encontrou Rodriguinho que rolou para Washington marcar e se isolar na artilharia do torneio com 10 gols. Sobre o Deco, pode-se dizer que ele teve uma atuação, digamos, incomum. A meu ver, o camisa 20 esteve longe de fazer uma boa partida, errando muitos passes e não dando continuidade a diversas jogadas. Entretanto, mesmo sem estar numa boa noite, Deco teve participação fundamental no gol do Washington e também nas outras duas citadas oportunidades de gols do Flu: uma que ele mesmo finalizou e a outra do Rodriguinho. O gol do “Coração Valente” fez a torcida do Flu voltar a cantar e abafar o grito dos corinthianos, que ecoavam pelo Engenhão. Adilson Batista, que já havia sacado Iarley para a entrada do Danilo, trocou o meia Bruno César pelo volante Boquita. Resumo da ópera: o Corinthians recuou demasiadamente e o Fluminense cresceu na partida. Durante aproximadamente 20 minutos o Fluzão se esforçou, mostrou garra e vontade de ganhar. Entretanto, faltou futebol. Faltou técnica e tática. Completamente desorganizado e intranquilo o Flu conseguiu apenas um bom chute longo do Rodriguinho e o placar terminou mesmo com a vitória do “Timão”.

Diferentemente do Cruzeiro, que mesmo sem jogar no Mineirão está conseguindo vencer seus jogos e já se encontra a dois pontos da liderança, acredito que o Fluminense vai sentir muita falta do Maracanã. A impressão que tenho é a de que o Flu se sente como um visitante no Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário