quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 24ª RODADA

São Paulo 2 x 1 Guarani
Grêmio Prudente 0 x 1 Palmeiras
Cruzeiro 2 x 0 Ceará
Goiás 1 x 3 Atlético-GO
Vasco 2 x 2 Botafogo
Grêmio 2 x 2 Flamengo
Atlético-PR 1 x 0 Internacional
Santos 2 x 3 Corinthians
23/09 - 21:00 Fluminense x Atlético-MG
23/09 - 21:00 Vitória x Avaí

Olá amigos do FUTEBOLA!

Vasco 2 x 2 Botafogo – Engenhão, Rio de Janeiro

Em um clássico quente e ríspido, com cara de jogo da Copa Libertadores, Vasco e Botafogo empataram no Engenhão. Assim como no Fla-Flu do último domingo, apesar do jogo eletrizante, o empate foi ruim para os dois times.

Antes mesmo do apito inicial o Botafogo já não me agradava. Podendo escolher entre Herrera, Edno ou Caio, para fazer companhia ao Loco Abreu, Joel Santana preferiu entrar em campo com apenas um atacante. A escalação escolhida pelo Joel tornou o Botafogo muito dependente do meia Maicosuel, que teria que brigar bastante para se livrar do tripé de volantes vascaínos formando por Nílton, Rafael Carioca e Felipe Bastos. Com o início da partida o Vascão se mostrou muito mais vibrante e dentro do clima do clássico do que o Bota e, logo aos 3 minutinhos de jogo, Rafael Coelho desperdiçou uma claríssima chance de abrir o placar depois de bela jogada do Éder Luís. Entretanto, o gol vascaíno não tardaria. Aos 13 minutos, Zé Roberto cutucou o zagueiro botafoguense Antônio Carlos, roubou-lhe a pelota e Rafael Carioca rolou para Ramón sacudir o filó com um arremate que desviou em Danny Morais. Por mais surpreendente que pareça, o gol fez o Fogão entrar na partida. Os motivos? A entrada do atacante Caio, que se não estava inspirado pelo menos era mais um homem de ataque, no lugar do Antônio Carlos e Maicosuel enfim deu as caras. Primeiro, aos 23, Maicosuel quase aproveitou uma bobeada pelo alto do zagueiro Dedé e por pouco não empatou o placar. Depois, aos 30 minutos, o “Mago” arrancou e deixou Dedé completamente desnorteado, mas arrematou mal. E para deixar o torcedor do “Glorioso” ainda mais triste, além do fraco arremate, Maicosuel se contundiu no lance e teve que sair de campo para a entrada do Herrera. E se havia uma maneira de piorar a situação do Fogão ela ocorreu. Aos 36 minutos, o imparável Éder Luís arrancou pela esquerda, deixou Alessandro para trás e acertou um belíssimo chute ampliando a vantagem vascaína. Em pouco mais de cinco minutos o Botafogo desperdiçou uma oportunidade de sacudir o barbante, perdeu seu organizador Maicosuel e ainda sofreu outro tento. Por outro lado, o torcedor vascaíno não tinha nada do que reclamar. Ainda...

Para a 2ª etapa PC Gusmão decidiu pela entrada de Carlos Alberto no lugar do apagadíssimo Rafel Coelho, que pela terceira partida consecutiva não conseguiu produzir nada. Assim como na 1ª etapa, o jogo volto bastante agitado. Aos 7 minutos, Carlos Alberto apareceu em jogada pela esquerda com o terror da defesa botafoguense, Éder Luís, em jogada que quase resultou em gol do lateral-direito Fágner. Provando que o jogo estava longe de ter terminado, Herrera aproveitou longo lançamento de Alessandro e falha do goleiro Fernando Prass para, de maneira muito inteligente, cabecear para o fundo das redes e diminuir a vantagem do Vasco. O relógio apontava 9 minutos e sem dúvida alguma este seria o momento do Fogão crescer na partida. Sentindo o bom momento, Joel Santana realizou sua terceira alteração e colocou Edno no lugar do sumido Renato Cajá. Entretanto, o mesmo Herrera que encheu o torcedor do Bota de esperanças, reclamou descontroladamente com o árbitro, recebeu o segundo cartão amarelo e foi mais cedo pro chuveiro. Era tudo que o Vasco precisava para conquistar uma vitória após quatro partidas. Contra-ataques para fechar o caixão do Botafogo o Vasco teve aos montes, sendo um magistral passe do Felipe, que entrara no lugar do Zé Roberto, para o Carlos Alberto arrematar em cima do Jefferson o melhor deles. Entretanto, como em outras partidas recentes, o Vasco não soube ganhar três pontos. O castigo veio nos minutos finais através da bola aérea, única arma ofensiva do Fogão na desesperada tentativa do empate. Aos 44 minutos, Edno alçou a redonda pela esquerda e o zagueiro Titi a cortou com o braço. Na cobrança da penalidade o sangue-frio Loco Abreu, sem cavadinha mas com imensa categoria, queimou o filme vascaíno.

Com a mudança do regulamento do Brasileirão que agora classificará somente os três primeiros colocados para a Libertadores 2011, transformando o G3 em G4, o empate se mostrou um ruim resultado tanto para o Vasco quanto para o Bota. Entretanto, melhor para o Fogão que perdia até os 46 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário