domingo, 26 de setembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 25ª RODADA

Guarani 1 x 0 Vasco
Atlético-GO 3 x 0 Grêmio Prudente
São Paulo 0 x 3 Goiás
Santos 4 x 1 Cruzeiro
Flamengo 1 x 3 Palmeiras
Botafogo 1 x 1 Atlético-PR
Vitória 1 x 2 Fluminense
Internacional 3 x 2 Corinthians
Avaí 5 x 0 Ceará
Atlético-MG 1 x 2 Grêmio

Vitória 1 x 2 Fluminense – Barradão, Salvador (BA)

Dando sequência à sua excelente campanha como visitante no Brasileirão, o Fluminense conseguiu um triunfo maiúsculo diante do Vitória no Barradão e reassumiu a ponta da tabela.

Provando ter abandonado de vez a idéia de escalar apenas Washington como atacante, Muricy Ramalho lançou o Fluminense com Rodriguinho fazendo parceria ao “Coração Valente”, além da dupla de meias Conca/Deco. Quem pagou o pato por estas opções do Muricy foram os laterais Carlinhos e Mariano, pois com a utilização de apenas dois zagueiros eles perderam a liberdade costumeira. Por este motivo, durante toda a 1ª etapa, o Fluzão não conseguiu trabalhar as jogadas pelos flancos do campo e encontrou enormes dificuldades para penetrar no sistema defensivo baiano, que contava com um tripé de volantes (Bida, Vanderson e Ricardo Conceição, da esquerda para a direita) além de uma linha de quatro defensores. Outro motivo que tornou o Fluzão infrutífero ofensivamente foi a falta de diálogo entre Deco e Conca. Digo diálogo no sentido figurado, no sentido de que o argentino e o luso-brasileiro não tabelaram, não trocaram passes entre si. Mesmo com esta baixa produtividade ofensiva o Tricolor ainda conseguiu assustar o goleiro Viáfara em duas oportunidades, uma com o Washington e outra com o Rodriguinho, respectivamente aos 8 e 42 minutos. Vale ressaltar que apesar de estar longe de ter uma atuação destacada, os dois passes para estas citadas finalizações saíram dos pés do Deco. Por outro lado, o Vitória até esteve mais presente ao campo de ataque do que o Flu, porém também sofreu de enorme carência no quesito criatividade. Os meias Elkson e Henrique que tinham a missão de municiar o único atacante Schwenk não obtiveram sucesso nos primeiros 45 minutos. Uma linda bicicleta do Elkson aos 41 minutos e uma cabeçada do zagueiro Thiago Martinelli, esta aos 43 após cobrança de falta, foram os lances dignos de nota por parte do Rubronegro.

Após o intervalo, o duelo voltou mais quente e a primeira metade da 2ª etapa foi rica em emoções. Se aos 6 minutos Schwenk quase marcou e fez os torcedores do Flu prenderem a respiração, cinco minutinhos depois Conca os faria soltar um grito de comemoração ao cobrar com perfeição uma penalidade sofrida pelo Rodriguinho. O gol poderia ter abalado o Vitória, porém um dos maiores problemas tricolores no Brasileirão voltou a dar caras: a insegurança dos goleiros. Aos 17 minutos o volante Bida soltou uma bomba em cobrança de falta e o arqueiro Rafael defendeu da pior maneira possível, deixando a redonda pedindo para ser chutada quase na linha do gol. Resultado: o meia Henrique chegou de sola e empatou o escore. Provando que o jogo estava realmente pegando fogo e que Muricy acertou em cheio ao escalar o Rodriguinho, o Fluzão conseguiu retomar a frente dois minutos depois quando Diogo deu ótimo passe para Conca que de maneira magistral deixou Rodriguinho livre para sacudir o barbante. Se o Fluzão pecou nas tramas bem trabalhadas pelos lados do campo e ficou devendo no número de oportunidades criadas para balançar as redes, Conca e Rodriguinho merecem todos os elogios por terem decidido a partida na base da qualidade técnica. Do segundo gol tricolor até o apito final, o Fluminense se preocupou mais em segurar o ataque baiano, que ganhou força com a entrada dos veteranos Ramón e Kléber Pereira, do que em tentar ampliar o placar. Embalado pela torcida o Rubronegro até se lançou ao ataque, mas o máximo que conseguiu foi uma cobrança de falta do Ramón que passou perto da trave.

Aos poucos o Fluzão vai retornando à sua rotina de bons resultados e mostrando a força do elenco, que mesmo sem importantes titulares consegue se manter na ponta da tabela. O retorno de Emerson, Diguinho e Fred, principalmente o do primeiro, irá deixar o Flu ainda mais forte. Resta ao Muricy encontrar a formação ideal o mais rápido possível.

TRÊS TOQUES!

- Concorrentes à conquista do caneco nacional, Corinthians e Cruzeiro não resistiram à força de seus adversários e perderam seus jogos. Enquanto a “Raposa” levou um banho de bola do Santos, perdendo por elásticos 4 x 1, o “Timão” foi derrotado pelo Internacional com um gol do Andrezinho aos 48 minutos do 2º tempo. Estes importantes triunfos do “Peixe” e do “Colorado” fazem com que, em pouco tempo, o Brasileirão possa ganhar novos postulantes ao título, pois apesar de eles já terem garantido a vaga na Libertadores-2011, não parecem estar querendo entrar logo de férias.

- Flamengo e Vasco voltaram a perder seus jogos e estão deixando seus torcedores com todas as pulgas possíveis atrás das orelhas. E para piorar a situação da dupla carioca, Goiás, Atlético Goianiense e Avaí, equipes que no momento brigam para não cair, triunfaram na rodada. Hoje, Fla e Vasco se encontram, respectivamente, a dois e quatro pontos da zona de rebaixamento.

- Nem mesmo a estréia do treinador Dorival Júnior fez o Atlético Mineiro sair de campo vitorioso. Dedicação e raça não faltaram ao “Galo”, mas os dois gols sofridos em menos de 15 minutos foram decisivos para a vitória do Grêmio, a terceira seguida fora de casa. Dorival terá muito trabalho e pouco tempo pela frente, mas se ele aceitou o desafio é porque se considera capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário