segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 23ª RODADA

Corinthians 3 x 0 Grêmio Prudente
Botafogo 2 x 2 Cruzeiro
Atlético-GO 1 x 2 Atlético-PR
Guarani 0 x 0 Santos
Atlético-MG 2 x 3 Vitória
Internacional 1 x 0 Vasco
Palmeiras 0 x 2 São Paulo
Flamengo 3 x 3 Fluminense
Ceará 1 x 1 Goiás
Avaí 0 x 3 Grêmio

Olá amigos do FUTEBOLA!

Flamengo 3 x 3 Fluminense – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Que jogo! No primeiro Fla-Flu da história do Engenhão, Flamengo e Fluminense fizeram um jogaço de bola e deixaram os torcedores presentes com a sensação de que valeu o esforço de ir ao ainda não tão acolhedor estádio.

A ausência de Deco, contundido, fez Muricy Ramalho escalar o Fluminense com sua formação predileta, contando com três zagueiros, dois volantes e uma dupla de ataque formada por Rodriguinho e Washington. No Flamengo, a presença de dois volantes, Toró e Willians, e dois meias, Kléberson e Renato, prometia deixar a equipe com poder de marcação e de criação no setor de meio-campo, além de dar a liberdade necessária à Léo Moura, principal válvula de escape do Rubronegro. Logo aos 8 minutos de partida, o Fluzão se utilizou de uma de suas principais armas, a bola parada, e abriu o marcador com o zagueiro Leandro Euzébio, após cobrança de córner de Conca e desvio no primeiro pau. Entretanto, assim como nos recentes jogos, o Tricolor mostrou enormes dificuldades em atuar com a vantagem e o Flamengo soube se aproveitar disto. Primeiro, aos 13 minutos, Léo Moura cobrou falta com muita categoria e tirou tinta da trave. Depois, aos 22, a defesa do Flu bobeou geral quando Leandro Euzébio, que vinha fazendo excelente partida, perdeu a bola no meio-campo e, logo em seguida, Gum errou ao afastar a redonda de dentro da área. Resultado: Kléberson colocou a bola nos pés do atacante Deivid que marcou seu primeiro gol com a camisa do Mengão. O Fluminense, totalmente improdutivo com a bola rolando, ainda assustaria o goleiro Marcelo Lomba em outra cobrança de córner de Conca, porém foi o Fla que saiu para o intervalo com a vantagem. Se a defesa rubronegra estava um verdadeiro caos quando o assunto era bolas alçadas na área, a defesa tricolor resolveu falhar também em córner rasteiro cobrado pelo Renato que o zagueiro David empurrou pro fundo do barbante, virando a partida aos 39 minutos. E o Flamengo ainda poderia ter ampliado a vantagem nos acréscimos, em jogada que Kléberson tabelou com Diogo e arrematou na rede pelo lado de fora. Parece que com a dupla de meias Kléberson/Renato, o treinador Silas está encontrando a melhor forma de o Flamengo atuar.

Na volta do intervalo, a partida manteve o mesmo ritmo eletrizante, com ambas as equipes buscando a vitória. Pelo lado do Flu, a alteração realizada pelo Muricy Ramalho, que trocou o zagueiro André Luís pelo meia-esquerda Marquinho, se mostrou acertada, já que a equipe precisava de criatividade e o Conca se encontrava muito marcado. Nos primeiros 15 minutos da etapa, o Flamengo até tentou se manter postado ofensivamente, sem recuar para segurar o resultado como faz a maioria das equipes em vantagem, e levou perigo ao goleiro Rafael com um chute longo do Renato. No Fluminense as jogadas pela esquerda começavam a aparecer e Washington quase empatou o placar depois de receber passe do Carlinhos e driblar o goleiro, porém, desequilibrado, chutou para fora. E foi novamente em um ataque pela esquerda que o Flu chegou ao empate, aos 18 minutos. Rodriguinho arrancou pela canhota, entortou o zagueiro David, até então o melhor homem em campo com um gol marcado e duas excelentes travadas defensivas em ataques do Flu, e sacudiu o filó. Mas a resposta do Fla viria rapidamente. A torcida tricolor ainda comemorava o gol de empate quando Renato fez jus ao apelido de “Pé de Chumbo” e recolou o Rubronegro na frente com um tiro certeiro e indefensável em cobrança de falta. Sem nenhuma dúvida esta foi a melhor atuação do Renato desde seu retorno ao Flamengo. Logo depois de retomar a ponta do marcador o Fla perderia o zagueiro David e o atacante Diogo, ambos lesionados, fato que dificultou ainda mais a tarefa de segurar o ataque adversário. O relógio apontava 26 minutos e Rodriguinho marcou o terceiro gol da partida em um intervalo de apenas 8 minutos, após cobrança de escanteio de Marquinho e falha geral da defesa do Fla. Com exceção do golaço de falta do Renato, pode-se dizer que todos os outros gols ocorreram com a ajuda de falhas defensivas. Se levarmos em conta que o Flamengo possuía, até o início da partida, a segunda melhor defesa da competição, e o Fluminense é treinado pelo expert em sistemas defensivos, Muricy Ramalho, estas falhas foram, no mínimo, surpreendentes.

Nos últimos 15 minutos de partida o Fluminense esteve bem mais próximo da vitória. Fernando Bob em finalização horrível, após espetacular passe de calcanhar de Washington, o próprio Washington e Marquinho, este já nos acréscimos, estiveram muito perto de dar a vitória ao Tricolor. Pelo cansado Flamengo, Deivid também desperdiçou excelente oportunidade, aos 41 minutos, cara a cara com o goleiro Rafael. O apito final decretou um empate digno da história do Fla-Flu. Entretanto, em termos de tabela, tanto o Fluminense quanto o Flamengo podem lamentar a conquista de apenas um pontinho.

TRÊS TOQUES!

- O grande vencedor da 23ª rodada do Brasileirão foi o Corinthians, que sapecou 3 x 0 no Prudente. Dos quatro primeiros colocados no início da rodada, apenas o “Timão” venceu seu confronto, com Botafogo, Cruzeiro e Fluminense empatando seus jogos. E mais: com o empate do Tricolor Carioca, o Corinthians assumiu a liderança isolada do torneio.

- No Beira-Rio, diante do Internacional, o Vasco realizou um 1º tempo excelente, criou cinco oportunidades de balançar as redes e não soube sair vitorioso. Após o intervalo, o Internacional conseguiu se organizar e conquistou três importantíssimos pontos na briga pelo caneco. E a vitória colorada foi ainda mais comemorada por seu torcedor. O motivo? Se saísse de campo sem ser derrotado, o treinador vascaíno, PC Gusmão, igualaria a marca de 23 partidas invictas que o lendário treinador Ênio Andrade conseguiu no comando do Internacional em 1979.

- Os argentinos estão dando um show de bola no Brasileirão-2010. Conca, D’Alessandro e Montillo estão esbanjando categoria e provando que vestir a camisa da Argentina não é um sonho tão distante. Na realidade, o colorado D’Alessandro até foi convocado para o recente amistoso que a Argentina sapecou 4 x 1 na Espanha. Assim como parece que Mano Menezes não possui preconceito para com os jogadores que atuam por aqui, tomara que o futuro treinador da Alviceleste também não feche os olhos para o Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário