domingo, 5 de setembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 19ª RODADA

Botafogo 2 x 2 Grêmio
Ceará 0 x 2 Vasco
Corinthians 5 x 1 Goiás
Avaí 0 x 1 Atlético-PR
Palmeiras 2 x 3 Cruzeiro
Guarani 2 x 1 Fluminense
Flamengo 0 x 0 Santos
Atlético-GO 4 x 1 Vitória
Internacional 2 x 0 Grêmio Prudente
Atlético-MG 2 x 3 São Paulo

Olá amigos do FUTEBOLA!

Atlético Mineiro 2 x 3 São Paulo - Ipatingão, Ipatinga (MG)

São Paulo e Atlético Mineiro realizaram um baita jogo de futebol que terminou com a importante vitória do Tricolor Paulista e a situação do Galo ficando ainda mais negra do que alvi.

Bem organizado taticamente com praticamente três atacantes, Dagoberto, Fernandão e Marcelinho, da esquerda para a direita, o São Paulo começou o jogo em cima do Atlético e logo abriu o placar. Aos 9 minutos, em uma cobrança de escanteio que surgiu após belo arremate longo de Dagoberto, Richarlyson alçou a pelota na área, o goleiro alvinegro Fábio Costa subiu com mão de maionese e o jovem volante Casemiro completou pro fundo do gol. Contrariando minhas expectativas, o Atlético não acusou o golpe e, comandado por Obina, virou o escore ainda na 1ª etapa. Em duas cobranças de penalidade máxima, a primeira sofrida por ele mesmo ao ser agarrado pelo Miranda dentro da área e a segunda cometida pelo Casemiro sobre o meia Serginho, Obina ignorou a presença de Rogério Ceni e balançou as redes. Vale ressaltar também, nos excelentes 30 minutos que o Galo apresentou na 1ª etapa, após sofrer o primeiro gol, a boa atuação do Serginho. Sempre caindo pela direita, Serginho foi o principal organizador das tramas ofensivas do Atlético e importantíssimo na virada. Aos 25, quando o placar ainda apontava 1 x 1, Serginho realizou grande jogada e colocou a redonda na cabeça do Obina, que por muito pouco não sacudiu o filó.

No intervalo, o treinador paulista Sérgio Baresi modificou o lado esquerdo de sua equipe com a entrada do volante Cléber Santana e o recuo de Richarlyson para a lateral. A modificação e as sucessivas falhas do sistema defensivo atleticano fizeram com que, em 15 minutos, o São Paulo retomasse a frente no placar. Primeiro, Richarlyson cruzou da esquerda, o jovem lateral-esquerdo Eron bobeou feio tentando fazer linha de impedimento e Marcelinho mandou pro barbante. Logo depois, aos 15, Marcelinho arrancou pela ponta direita, aplicou um maravilhoso drible da vaca no mesmo Eron e cruzou para Fernandão virar o jogo. Impossível não elogiar a atuação do jovem meia/ponta-direita Marcelinho, que infernizou a retaguarda do Galo e foi responsável direto pela virada tricolor. Mesmo depois de retomar a frente do marcador o Sampa ainda criou três belas oportunidades de ampliar a vantagem, com duas delas saindo dos pés do Marcelinho, uma finalizada por ele mesmo e outra pela Dagoberto, além de um chute cruzado do Richarlyson que esteve muito bem na lateral-esquerda. Depois destas três chances que, se convertidas, poderiam ter dado maior tranquilidade à equipe, o São Paulo recuou por completou e passou os últimos 20 minutos apenas se defendendo. As entradas do zagueiro Samuel e do meia Jorge Wagner nos lugares de Marcelinho e Dagoberto mostram como o Tricolor abandonou de vez o ataque. Entretanto, diante de um Atlético Mineiro sem a mínima organização ofensiva e tentando pressionar o adversário apenas na base do abafa, o São Paulo não teve muitos problemas para segurar a vitória.

Com o segundo triunfo seguido, o São Paulo alcançou o seu quarto jogo invicto e começa a subir na tabela. Avaí, Ceará, Flamengo e Palmeiras, por exemplo, já ficaram para trás e o Tricolor está a apenas seis pontos do G4. Por outro lado, com a sexta derrota como mandante, o Atlético Mineiro dá a entender que até o final do ano a briga será mesmo apenas para não cair novamente.

TRÊS TOQUES...

- Na despedida do Maracanã, o Flamengo realizou seus melhores 45 minutos desde o retorno do Brasileiro, no 1º tempo do duelo diante do Santos. Com Renato e Willians muito bem na meiúca e Léo Moura voando pela direita, o Rubro-Negro engoliu o “Peixe” na etapa inicial e criou nada menos do que seis oportunidades de balançar as redes. Porém, como a fase não é nada boa, a redonda insistiu em não entrar e o Flamengo passou mais um jogo em branco.

- Enquanto o Vasco voltou com importantíssimos três pontos do Castelão, sendo a primeira equipe a conseguir derrotar o Ceará em seus domínios, Fluminense e Botafogo bobearam nesta 19ª rodada do Brasileirão. Enquanto o Tricolor perdeu a oportunidade de conquistar o simbólico título de Campeão do 1º turno, ao levar uma virada do Guarani em Campinas, o Fogão abriu 2 x 0 diante do Grêmio no Engenhão e permitiu o empate. Como sempre digo: “Em Campeonatos de pontos corridos, pontos perdidos não voltam mais”.

- Como joga bola o tal do argentino Montillo. E como é um timaço esse Cruzeiro comandado pelo Cuca. A virada sensacional diante do Palmeiras, em pleno Pacaembu após estar perdendo por 2 x 0, é um grande indício de que o Cruzeiro vai brigar até o final da competição na parte de cima da tabela. E me arrisco mais. Ouso dizer que, assim como o Internacional, já já a “Raposa” estará brigando pelo caneco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário