domingo, 3 de outubro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 27ª RODADA

Vasco 3 x 2 Goiás
Corinthians 2 x 2 Ceará
Santos 1 x 1 Palmeiras
Grêmio Prudente 1 x 1 Fluminense
Vitória 0 x 3 Grêmio
Cruzeiro 0 x 0 Atlético-PR
Internacional 3 x 0 Guarani
Botafogo 1 x 1 Flamengo
Atlético-GO 2 x 3 Atlético-MG
Avaí 0 x 0 São Paulo

Botafogo 1 x 1 Flamengo – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Em um clássico bastante movimentado e imprevisível, Flamengo e Botafogo empataram em 1 x 1 no Engenhão e mantiveram suas colocações, respectivamente 15º e 6º lugares, na tabela de classificação. No fim das contas, o empate acabou sendo ruim para ambos, já que o Bota perdeu a chance de encostar no G3 e o Fla de se afastar da zona da degola.

De maneira muito surpreendente o Flamengo não deixou os fatores extra-campo interferirem após o apito inicial e conseguiu apresentar um grande futebol nos primeiros 45 minutos do clássico. O treinador Silas – que provavelmente está de saída do Rubronegro – escalou a equipe de maneira inteligente, optando por três zagueiros e dando liberdade para Léo Moura e Renato Abreu organizarem a equipe pelos flancos. A escolha se mostrou bastante acertada e o Flamengo, alternando ataques pela direita e pela esquerda, conseguiu criar nada menos do que sete oportunidades de balançar as redes durante a 1ª etapa. Diferentemente do que conseguiu o treinador palmeirense Felipão, na semana passada quando venceu o Fla no Engenhão, o comandante botafoguense Joel Santana não conseguiu anular o poder flamenguista pelos lados do campo. Além dos alas, quem também se destacou pelo lado rubronegro foi o meia Kléberson, participando das ações ofensivas como raramente se viu desde que chegou ao clube. No entanto, em mais uma prova de que futebol e lógica não combinam em nada, o jogo foi para o intervalo com o Botafogo vencendo por 1 x 0, gol marcado no único chute alvinegro que foi na meta adversária em toda a etapa, uma sensacional cobrança de falta do Lúcio Flávio.

O início do 2º tempo já fez o torcedor flamenguista prender a respiração quando o Edno colocou a redonda na cabeça do Loco Abreu e a finalização passou raspando o poste, numa das poucas vezes que o uruguaio foi procurado em campo. E o passar do tempo mostrou um Flamengo muito mais frágil ofensivamente do que na etapa inicial, com os ataques pelos flancos se tornando cada vez mais infrutíferos. E para piorar a situação do Fla, quanto mais a equipe se abria, mais o Botafogo ganhava espaços para contra-atacar, como mostrou a arrancada do Alessandro cuja finalização passou raspando o poste rubronegro. O aparecimento de um jogador em especial foi responsável pela evolução defensiva do Bota na 2ª etapa: Leandro Guerreiro. Envolvido juntamente com seus companheiros durante o 1º tempo, Leandro Guerreiro foi um leão na etapa final, apresentando todas suas qualidades na marcação individual e nas antecipações das jogadas. No entanto, aos 29 minutos, em um lance que tinha tudo para terminar em lateral para o Fla, Alessandro demorou para chutar a redonda para frente, a perdeu para Angelim, cometeu pênalti e foi expulso. Que erro infantil! Na cobrança da penalidade, Petkovic bateu nas mãos de Jefferson, mas no rebote Léo Moura completou para o fundo das redes. Aproveitando o espaço, é impossível não bater palmas para as recentes atuações do lateral rubronegro Léo Moura. Novamente, desta vez em um período no qual o Flamengo apresenta uma gigante carência no setor de criatividade, Léo Moura vem sendo essencial para a equipe. Impressionante como o Flamengo o busca a todo momento em campo, tornando-o, sem dúvidas, o principal jogador da equipe.

Com a chegada do empate e um homem a mais em campo, o Flamengo tinha tudo para buscar a virada. Entretanto, três minutos após igualar o escore, em um erro tão infantil quanto o do Alessandro, Renato Abreu cometeu falta dura e também foi mais cedo para o chuveiro. Daí até o final o confronto permaneceu tenso e indefinido, apesar de não farto em oportunidades de gols. Na única chance clara de modificação no placar, Loco Abreu arrematou de longe e obrigou Marcelo Lomba a realizar boa defesa. O apito final trouxe lamentação para o torcedor botafoguense, que se vencesse ficaria apenas três pontos atrás do Cruzeiro, e uma sensação no torcedor rubronegro de que, se apresentasse sempre o futebol da 1ª etapa, a equipe certamente estaria em melhor situação.

TRÊS TOQUES!

- Dos dez jogos da rodada, seis terminaram empatados. Dos sete primeiros colocados na tabela, apenas o Internacional saiu de campo sem empatar, tendo conquistado uma bela vitória de 3 x 0 sobre o Guarani. Acredito que, apesar de ainda possuir um jogo a menos, ainda é cedo para transformar o Internacional em forte candidato ao título. Porém, estou longe de descartar os colorados da briga pelo caneco.

- Dando sequência ao excelente 2º turno que vem realizando, o Grêmio sapecou 3 x 0 no Vitória em pleno Barradão. Esta foi a quarta vitória seguida do Tricolor Gaúcho fora de seus domínios. Correndo por fora, o Grêmio já assumiu a liderança isolada do 2º turno, com 19 pontos em 8 jogos e, se mantiver o embalo, pode começar a sonhar com Libertadores.

- Enfim Dorival Junior conseguiu sua primeira vitória no comando do Atlético Mineiro. A situação do Galo ainda é delicadíssima, porém, apesar de acreditar que Dorival deveria estar tirando férias, acredito que ele conseguirá salvar o clube de mais um rebaixamento.

2 comentários:

  1. Boa Tarde,Está afim trocar de LINKS eu add o link do seu blog e vc add o link do meu blog nas suas listas de blogs?
    www.sobreofutebolbrasileiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Foi uma excelente rodada para o Internacional, já que os líderes todos empataram.

    Emoção é o que não está faltando nesse campeonato.

    Se puder, passe lá no Rio Futebol também para dar uma forçar! Estou de volta à ativa!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir