sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 28ª RODADA

Fluminense 0 x 3 Santos
Guarani 1 x 1 Botafogo
Grêmio 4 x 0 Grêmio Prudente
São Paulo 2 x 0 Vitória
Atlético-MG 2 x 1 Corinthians
Ceará 1 x 0 Internacional
Atlético-PR 0 x 0 Vasco
Goiás 0 x 1 Cruzeiro
Palmeiras 4 x 1 Avaí
Flamengo 2 x 0 Atlético-GO

Flamengo 2 x 0 Atlético Goianiense – Estádio da Cidadania, Volta Redonda (RJ)

Contando com uma noite inspiradíssima do estreante treinador Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo bateu o Atlético Goianiense por 2 x 0 e conquistou importantes três pontos na briga para fugir da degola.

A noite iluminada de Luxa começou pouco tempo depois do apito inicial, sendo mais exato, aos 17 minutos do 1º tempo. O motivo? Com a contusão do atacante Diogo, o treinador acertou em cheio ao colocar Diego Maurício em campo. Não que o “Drogbinha”, como é conhecido o jovem avante rubronegro, tenha jogado uma barbaridade – longe disso – porém, durante os sonolentos primeiros 45 minutos, ele mostrou bastante vontade e foi o principal homem de frente da equipe. As únicas tramas ofensivas dignas de nota em toda a etapa inicial foram uma cabeçada de Willians, após cobrança de falta do Petkovic, e um chute longo do Correa depois de jogada de Diego Maurício. “E o Atlético-GO?” – você deve estar se perguntando -, não assustou o goleiro Marcelo Lomba em nenhuma oportunidade. Buscando uma explicação para o fraco desempenho ofensivo rubronegro no 1º tempo, creio que a ausência do Léo Moura no campo de ataque seja a melhor justificativa. Dando uma de auxiliar técnico do Luxemburgo, nesta partida, o Fla apresentou o setor de meio-campo esquematizado em um losango, com Willians de primeiro volante, Correa pela direita, Kléberson pela esquerda e Pet na ponta ofensiva. Em minha opinião, por possuir maior profundidade e por cometer faltas em excesso, o Willians deverá render mais se atuar como volante pela direita, no lugar do Correa. Nesta posição o Willians poderá explorar sua velocidade para as jogadas de fundo com o Léo Moura e não cometerá tantas faltas na entrada da área flamenguista. Já o dono da vaga de primeiro volante seria o Maldonado, que está servindo a Seleção Chilena.

Após o intervalo, o Flamengo voltou eletrizante e quase abriu o placar com apenas um minutinho, em novo chute longo do Correa. No entanto, a atuação rubronegra logo voltou ao ritmo da 1ª etapa, ou seja, sem verticalidade, velocidade e poder de pentração. Com o relógio apontando 30 minutos, apenas uma jogada do D. Maurício e um arremate longo do Petkovic haviam levado perigo à meta defendida pelo goleiro goiano Márcio. Até que, para a alegria da já irritada torcida, veio o golpe de mestre de Vanderlei quando Marquinhos dominou a redonda pela direita e a cruzou de maneira milimétrica para Val Baiano sacudir o filó. Isso mesmo! Não é mentira! Gol de Val Baiano! E com cruzamento do Marquinhos! Tacada iluminada do Luxa ao apostar e colocar em campo em dois jogadores que estavam praticamente descartados para o restante da temporada. Para fechar o caixão do apático Atlético-GO, Diego Maurício coroou sua boa atuação balançando as redes com um belo arremate, aos 41 minutos.

Para ajudar ainda mais o Flamengo, Prudente, Goiás, Avaí e Vitória, adversários diretos no fundo da tabela, perderam seus jogos e permitiram ao Mengão alcançar a 14ª colocação e abrir 5 pontos da zona. Que o Luxa terá que trabalhar muito para transformar este Flamengo em um time bom eu não tenho nenhuma dúvida. Mas que ele chegou trazendo sorte, isso chegou.

3 comentários:

  1. Bons comentários. É por aí mesmo. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ler os textos aqui!
    Bem mais imparciais e sensacionalistas do que os dos jornais nomeados por aí e tão bons quanto!
    Muito legal Diano, parabéns!
    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Alô........Diano........
    Acho que apesar dos pesares, o nosso MENGO, vai achar um caminho e se livrar da 2ª...... Não sou muito fã do LUXA (muito estrêla). Nas vzs anteriores que esteve na gávea, não se houve por bem....Vamos ver se nosso time "arranca" de vez e nos tira desse "sufoco". Até agora eu continuo pensando que o HEXA foi uma dádiva de Deus... "CAIU NO COLO"... "TÔ de olho" na sua página rssss... Abraços do seu Tio: JONI

    ResponderExcluir