sábado, 4 de junho de 2011

AMISTOSO INTERNACIONAL - BRASIL X HOLANDA

Brasil 0 x 0 Holanda – Serra Dourada, Goiânia (GO)

Em mais uma fraca atuação diante de um rival de ponta do planeta bola, o Brasil empatou sem gols contra a Holanda e saiu de campo sob os gritos de “Timinho! Timinho! Timinho!”

Depois das derrotas para a Argentina e França, o Brasil esperava conseguir a primeira vitória sobre um dos tops do futebol mundial. Para isso, Mano Menezes organizou a equipe em um 4-3-3, com: Júlio César; Daniel Alves, Lúio, Thiago Silva e André Santos; Elano, Lucas Leiva e Ramires; Robinho, Fred e Neymar. Pela Holanda, que não sofre uma derrota desde a final da Copa do Mundo contra a Espanha, derrota esta que, por sinal, é a única do treinador Bert van Marwijk no comando da equipe, iniciou a partida esquematizada no 4-2-3-1 com: Krul; van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Pieters; de Jong e Strootman; Robben, Afellay e Kuyt; van Persie. Quatro dentre os brasileiros e seis dentre os holandeses estiveram presente no duelo válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2010 que terminou com a “Laranja Mecânica” nos eliminando.

Depois de 10 minutos de jogo amarrado, o Brasil adiantou a equipe e ganhou o domínio do campo ofensivo. Entre os minutos 10 e 20 da 1ª etapa, o Brasil criou raízes no campo de ataque e a Holanda recuou todos seus jogadores para ajudar na marcação. No entanto, apesar do domínio territorial, o único lance brasileiro realmente perigoso não foi válido, pois o Robinho estava em posição irregular. Após este período, a Holanda cresceu no jogo e com velocidade e qualidade nos passes só não chegou às redes pois o Júlio César defendeu dois arremates do Afellay, o melhor homem em campo neste 1º tempo. Vale ressaltar, até para exemplificar o fraco desempenho ofensivo do Brasil nesta 1ª etapa, que o centroavante Fred não conseguiu finalizar sequer uma vez ao gol adversário.

O intervalo deve ter sido quente no vestiário brasileiro, pois a equipe voltou, apesar da mesma escalação inicial, com uma postura muito mais séria e em alta velocidade. Com Robinho pela esquerda, Neymar com mais liberdade para se movimentar e Elano projetado pelo flanco direito, a Seleção Brasileira criou, em menos de 15 minutos, nada menos do que cinco boas chances de abrir o placar. destaque para o Neymar, que obrigou o goleiro Krul a realizar duas difíceis defesas. Porém, a partir do minuto 18 o jogo praticamente não andou mais. O motivo? Os treinadores começaram a mexer a granel – foram cinco substituições de cada lado – e o jogo perdeu toda a intensidade. O Brasil ainda conseguiria mais uma boa finalização com o Neymar e um chute longo do Sandro, mas não foi o suficiente para conquistar a vitória. E vale dizer que se a Holanda forçasse um pouco poderia ter complicado a vida do Brasil, já que o Ramires, que depois de uma temporada péssima pelo Chelsea não merecia estar de titular da Seleção, foi expulso aos 33 minutos.

É mais do que sabido que não se deve comparar amistosos com jogos de campeonato. No entanto, para vencer uma Copa América sediada Argentina, a Seleção Brasileira precisará apresentar um futebol muito melhor do que este jogado contra os nossos algozes do último Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário