domingo, 26 de junho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 6ª RODADA





RESULTADOS
Flamengo 4 x 1 Atlético Mineiro
Atlético Paranaense 0 x 2 Bahia
Cruzeiro 2 x 1 Coritiba
Corinthians 5 x 0 São Paulo
Botafogo 2 x 1 Grêmio
Avaí 0 x 1 Fluminense
Ceará 2 x 0 Palmeiras
Atlético Paranaense 0 x 1 Vasco
Internacional 4 x 1 Figueirense
Santos x América Mineiro – 02 de julho

ARTILHEIROS – 4 gols
Bernardo (Vasco)
Liedson (Corinthians)
Luan (Palmeiras)

Atlético Goianiense 0 x 1 Vasco – Serra Dourada, Goiânia (GO)

Com uma atuação de gala do goleiro Fernando Prass, o Vasco venceu o Atlético Goianiense no Serra Dourada e chegou ao 5º lugar na classificação do Campeonato Brasileiro.

Para tentar explorar o seu conhecimento do elenco adversário, Paulo Cesar Gusmão, ex-treinador vascaíno, organizou o Atlético Goianiense no 4-3-1-2, com: Márcio; Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Bida, Agenor e Pituca; Vitor Junior; Marcão e Anselmo. Pelo lado de São Januário, que buscava, assim como o rival, a terceira vitória no torneio, Ricardo Gomes manteve o já costumeiro 4-3-1-2 e o Vasco entrou em campo com: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo e Felipe; Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

O juiz mal havia soprado o apito pela primeira vez no jogo e o Vasco já estava na frente no placar, pois o Felipe aproveitou bom avanço do volante Rômulo pela direita e finalizou com perfeição para sacudir o barbante. O gol, é claro, deu maior tranquilidade ao Vasco, porém esta em excesso quase fez mal ao clube, que viu o Atlético crescer e, em jogadas de bola parada, obrigar o Fernando Prass a realizar duas defesas dificílimas, uma em cabeçada do Anderson e outra em chute longo do Bida. Na metade final do 1º tempo, o duelo apresentou grande equilíbrio e dificuldades de ambas as equipes em arquitetar tramas ofensivas de qualidade. Enquanto o Atlético tentava manter a posse de bola e esbarrava nas suas próprias limitações técnicas, o Vasco apostava, sem obter sucesso, nos contra-ataques. Assim, o jogo foi para o intervalo com a vitória parcial obtida pelos cariocas logo no primeiro minutinho.

Apesar dos prováveis pedidos do Ricardo Gomes para que o Vasco voltasse do intervalo com mais valorização da posse de bola, a equipe se postou na 2ª etapa do mesmo modo que nos últimos 20 minutos do 1º tempo, ou seja, recuada e na espera do espaço para contra-atacar. Estes espaços até apareceram, mas o Vasco não conseguiu transformá-los em boas oportunidades ofensivas. Por outro lado, o Atlético Goianiense partiu com tudo em busca do empate, conquistou o domínio territorial do jogo e só não balançou as redes porque Fernando Prass, em noite inspiradíssima, defendeu arremates do Bida e do Anselmo e, na única bola que o goleiro não alcançaria, uma cabeçada do Agenor aos 26 minutos, explodiu no travessão.

Devido à vantagem obtida logo no início do confronto, o Vasco poderia ter realizado uma apresentação muito melhor e não tinha a necessidade de dar um domínio territorial tão amplo ao Atlético. Estes importantes três pontos conquistados fora de casa estão creditados na conta do Fernando Prass, que, como disse um amigo meu, merecia ganhar, sozinho, o bicho desta vitória.

TRÊS TOQUES!

- A maior fatia das críticas feitas ao Ronaldinho Gaúcho neste momento deveriam ser direcionadas ao comportamento do ex-melhor do mundo fora de campo. Torcedores e dirigentes rubro negros possuem todo o direito de não aceitar os excessos de Ronaldinho nas noites cariocas. No entanto, dentro das quatro linhas, vejo como pesadas as críticas ao camisa 10. Não que Ronaldinho esteja com aquele futebol que o colocou na galeria dos imortais do Barcelona, longe disso, mas dos seis jogos do Flamengo no Brasileirão, Ronaldinho decidiu dois deles (contra o Avaí, na estréia, e o Atlético Mineiro, nesta rodada) e atuou bem no empate diante do Corinthians. A meu ver, as críticas da mídia e de parte dos torcedores estão acima do tom.

- Com um 2º tempo impecável, o Corinthians sapecou 5 x 0 no até então 100% São Paulo. Além dos numerosos desfalques – Juan, Rodrigo Souto, Casemiro e Lucas, por exemplo – o São Paulo teve de jogar toda a etapa final com um homem a menos, devido à expulsão do Carlinhos Paraíba, e não agüentou a força do Corinthians. Comandado por um participativo e inspirado Danilo e um artilheiro de primeira linha como o Liedson, a superioridade do Timão foi tamanha que o a contagem das finalizações apontou 27 x 4. Não somente por esta sonora goleada diante do rival, mas, até o momento, o Corinthians é a equipe mais sólida do Brasileirão.

- Além das já citadas vitórias de Flamengo e Vasco, Fluminense e Botafogo também triunfaram e fizeram da 6ª rodada uma rodada perfeita para o futebol do Rio de Janeiro. Enquanto o Tricolor se aproveitou da crítica situação do Avaí para conquistar a primeira vitória pós-retorno do Abel Braga, o Botafogo venceu o Grêmio, em um Engenhão que mais uma vez enfrentou problemas de iluminação, e se coloca como o carioca mais bem posicionado no Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário