quinta-feira, 30 de junho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 7ª RODADA






RESULTADOS
Vasco 0 x 3 Cruzeiro
Grêmio 2 x 2 Avaí
América Mineiro 2 x 3 Flamengo
São Paulo 0 x 2 Botafogo
Figueirense 2 x 1 Santos
Bahia 0 x 1 Corinthians

QUINTA-FEIRA, 30 DE JUNHO
Palmeiras x Atlético Goianiense
Coritiba x Ceará
Fluminense x Atlético Paranaense
Atlético Mineiro x Internacional

ARTILHARIA
5 Gols
Ronaldinho (Flamengo)
4 Gols
Alessandro (América Mineiro)
Bernardo (Vasco)
Deivid (Flamengo)
Elkeson (Botafogo)
Liedson (Corinthians)
Luan (Palmeiras)
Montillo (Cruzeiro)

São Paulo 0 x 2 Botafogo – Morumbi, São Paulo (SP)

Com uma atuação completa, esteve bem no ataque e na defesa, o Botafogo venceu o então líder do Brasileirão, São Paulo, em pleno Morumbi, e se manteve entre os primeiros na tabela.

Na busca de um bom resultado para esquecer a goleada histórica sofrida diante do rival Corinthians, no último domingo, o treinador, Carpegiani esquematizou um desfalcadíssimo São Paulo, sem Welington, Lucas e Dagoberto, no 4-3-1-2, com: Rogério Ceni; Ilsinho, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Jean, Rodrigo Souto e Casemiro; Marlos; Fernandinho e Willian José. Pelo lado do Botafogo, também desfalcado de importantes nomes, como Jefferson, Marcelo Mattos e Loco Abreu, o objetivo era a vitória para continuar dentro do tão desejado G4. Para isso, Caio Junior repetiu o esquema adotado nos recentes bons resultados, o 4-2-3-1, e mandou a campo: Renan; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Somália e Lucas Zen; Maicosuel, Elkeson e Éverton; Herrera.

Nos primeiros minutos do confronto, o Botafogo apresentou um futebol mais ousado que o do rival e quase abriu o placar através de um arremate do Herrera. Depois do impetuoso início, o Fogão diminuiu o volume, porém permaneceu mais perigoso que o Tricolor, como mostra a cabeçada do Antônio Carlos, aos 18 minutos, que exigiu boa defesa do Rogério Ceni. Até o relógio apontar o minuto 30, o São Paulo só havia conseguido um gol do Casemiro bem anulado por impedimento. Fora isso, o Tricolor foi de uma buracracia palpável. Marlos não se mostrou capaz de organizar as ações ofensivas, assim como Casemiro, que atuou mais adiantado após o péssimo início da equipe. Além do mais, os laterais Juan e Ilsinho, reconhecidos pelo poder ofensivo, pouco auxiliaram no campo de ataque, principalmente o segundo. O resultado da melhor atuação botafoguense veio aos 36 minutos, quando Somália roubou a pelota do Jean e armou contra-ataque que terminou com o chute longo do Elkeson e um frango sem tamanho do Rogério Ceni. 1 x 0 Fogão!

Na volta do intervalo, tudo que o treinador Caio Junior e o torcedor alvinegro mais queriam aconteceu, ou seja, um gol para esfriar qualquer ímpeto que o São Paulo pudesse ter adquirido no vestiário. O autor do tento foi o Herrera, que converteu pênalti cometido pelo Luiz Eduardo no Maicosuel. O lance da penalidade máxima mostra mais do que a destacada habilidade do Maicosuel. Durante a 1ª etapa, Maicosuel atuou aberto pela direita no tripé de meias e, apesar de alguns belos dribles, nada produziu de concreto. Após o intervalo, porém, o camisa 7 foi para o meio do tripé, deixando o Elkeson pela direita, e precisou de apenas 5 minutos para originar a jogada do gol. Em minha opinião, o lugar do do Maicosuel é na meiúca, com liberdade para flutuar pelo campo ofensivo, e não preso no flanco direito.

Com a considerável vantagem, o Botafogo adotou uma postura mais cautelosa. E já que o São Paulo permaneceu sem um pingo de criatividade ofensiva, mesmo após as entradas do Rivaldo e do Henrique, e o sistema defensivo alvinegro se postou de maneira bem organizada e com muita dedicação, o placar final terminou 2 x 0.

Esta vitória eleva o moral do Botafogo e deve servir de exemplo para os próximos compromissos difíceis que a equipe enfrentar. Enquanto isso, nada abala mais a confiança são-paulina do que ver o ídolo Rogério Ceni nesta fase, digamos, estranha.

TRÊS TOQUES!

- Apesar das infantis falhas defensivas e dos péssimos últimos 20 minutos do 1º tempo, que resultaram na virada do América-MG, o Flamengo retomou a frente no placar e se manteve invicto. E para a alegria do torcedor rubro-negro, o agora artilheiro do Brasileirão, Ronaldinho, novamente foi decisivo para o triunfo, com o golaço de falta que abriu o placar e o da virada, este aos 39 minutos da 2ª etapa. Quem também jogou um bolão foi o argentino Bottinelli, que entrou de volante no lugar do Willians e, em 20 minutos, deu dois perigosos arremates longos e a assistência para o terceiro gol.

- Da mesma maneira que não era justo criticar o trabalho do Abel Braga após as duas derrotas iniciais que teve no comando do Flu, ainda é muito cedo para elogiar o trabalho do Joel Santana no Cruzeiro. No entanto, as vitórias sobre o Coritiba e, agora, sobre o Vasco, em São Januário, são um indício do que “Papai” Joel pode aprontar com este bom elenco cruzeirense.

- O torcedor corintiano tem mais motivos para comemorar a derrota do São Paulo do que pelo prazer da rivalidade. Com o resultado no Morumbi e a excelente vitória do Corinthians sobre o Bahia, em Pituaçu, o Timão assumiu a liderança do Brasileirão, mesmo com um jogo a menos que a maioria dos rivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário