domingo, 12 de junho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 4ª RODADA






RESULTADOS
Avaí 2 x 2 América Mineiro
Cruzeiro 1 x 1 Santos
São Paulo 3 x 1 Grêmio
Vasco 1 x 1 Figueirense
Bahia 1 x 1 Atlético Mineiro
Atlético Goianiense 4 x 1 Ceará
Internacional 2 x 2 Palmeiras
Corinthians 2 x 0 Fluminense
Atlético Paranaense 1 x 1 Flamengo
Botafogo 3 x 1 Coritiba

ARTILHEIROS – 3 GOLS
Alessandro (América Mineiro)
Anderson Aquino (Coritiba)
Bernardo (Vasco)
Borges (Santos)
Elton (Vasco)
Willian (Corinthians)

Corinthians 2 x 0 Fluminense – Pacaembu, São Paulo (SP)

Na esperada estréia de Abel Braga, o Fluminense apresentou um futebol de péssima qualidade – tanto ofensiva quanto defensivamente – e foi superado pelo Corinthians, que com a vitória se manteve na 2ª colocação do Brasileiro.

Invicto no Brasileirão, o Corinthians entrou em campo com o mesmo esquema 4-2-3-1 apresentado no empate diante do Flamengo, na última rodada, e foi escalado pelo Tite com: Julio Cesar; Welder, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho e Ralf; Willian, Danilo e Jorge Henrique; Liedson. O Fluminense, que buscava alcançar a terceira vitória consecutiva no torneio, foi para o jogo organizado em um 4-2-2-2, com: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cezar; Valencia e Edinho; Deco e Conca; Tartá e Fred.

O apito inicial mostrou um Corinthians ligado na tomada e um Fluminense tão sonolento quanto um urso em hibernação. E o resultado desta diferença de postura não tardou a aparecer. O relógio apontava 6 minutos quando Danilo cruzou a pelota da esquerda e Willian se antecipou ao Gum para, de cabeça, abrir o placar. De uma maneira inteligente, o Corinthians não recuou excessivamente para se aproveitar da vantagem e por pouco não ampliou o escore quando Gum, de maneira bisonha, entregou a redonda nos pés de Liedson, que arrematou nas mãos do Ricardo Berna. A partir do minuto 20, o Fluminense finalmente começou a apresentar algum poder ofensivo, principalmente pelo lado esquerdo, e quase chegou ao empate em cabeçada do Gum. No entanto, aos 28 minutos, Paulinho arriscou de fora da área, Ricardo Berna rebateu para frente e Leandro Euzébio cometeu pênalti em Liedson. Na cobrança, o meia-direita Willian confirmou a boa fase e chegou ao seu terceiro gol no torneio.

Do segundo gol corintiano até o intervalo, o Fluminense nada produziu ofensivamente e ainda viu Deco ser substituído pelo Marquinho, devido a uma contusão na coxa. No intervalo, o estreante Abel Braga deve ter dado uma baita de uma sacudida na equipe, que voltou para o 2º tempo com outra cara. Com o meia-direita Souza no lugar do volante Edinho e Conca mais participativo, o Tricolor encurralou o Corinthians em seu próprio campo e criou, em 12 minutos, mais oportunidades de gols do que em toda a 1ª etapa. No entanto, o goleiro Julio Cesar, agora com a sombra do ex-avaiano Renan, estava em tarde de grande inspiração impediu o Flu de diminuir. Depois do minuto 15, porém, o Corinthians, apesar de permanecer ausente do campo ofensivo, conseguiu controlar o Fluminense, que não foi capaz de transformar uma posse de bola de aproximadamente 60% em tramas ofensivas de qualidade. Vale ressaltar aqui o importante trabalho defensivo realizado pela dupla de meias Jorge Henrique e Willian, que, abertos pelos flancos, são importantíssimos para a solidez do Timão. Nos últimos 30 minutos do duelo os únicos lances de ataque dignos de nota foram um chute longo de Souza, que mais uma vez terminou com grande defesa do Julio Cesar, e um contra-ataque puxado pelo “Sheik” Emerson.

Com um ataque que só consegui ser produtivo por pouco mais de 10 minutos e um sistema defensivo perdido e com gigantescas deficiências técnicas, o Fluminense e Abel Braga precisarão trabalhar muito. Já o Corinthians inicia o torneio com um sólido esquema tático, um Willian em excelente fase e conquistando pontos relevantes para se manter entre os primeiros colocados.

TRÊS TOQUES!

- Com as vitórias sobre o Atlético Mineiro, na última quarta-feira, e sobre o Grêmio, no sábado, o São Paulo manteve os 100% de aproveitamento e comprovou o excelente início de Brasileirão. Apesar da pressão sofrida antes do início do campeonato, Paulo Cesar Carpeggiani merece créditos pelo bom momento tricolor, principalmente pelas apostas acertadas na garotada. Luiz Eduardo, Wellington, Casemiro e Lucas estão batendo uma bola redondinha.

- Vasco e Palmeiras bobearam nos últimos minutos e perderam pontos que poderão fazer falta no futuro. O Vasco, em clima de festa pelo título da Copa do Brasil e pelo retorno do ídolo Juninho Pernambucano, bobeou diante do Figueirense, enquanto o Palmeiras deixou de conquistar uma vitória preciosa sobre o Internacional, no Beira-Rio, ao levar um gol do Leandro Damião aos 45 minutos da etapa final. Como gosto de dizer, em campeonato de pontos corridos, pontos perdidos não voltam mais.

- No duelo entre Rio de Janeiro x Paraná quem se deu bem foi o Botafogo. Com uma bela vitória de virada sobre o Coritiba o Fogão alcançou a 5ª colocação e se tornou o melhor carioca do Brasileirão. Já Flamengo e Atlético Paranaense empataram em 1 x 1, resultado que, em termos de tabela, foi ruim para ambos, pois o Fla poderia, em caso de vitória, chegar ao 3º lugar, enquanto o Furacão continua sem vencer na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário