domingo, 10 de julho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 9ª RODADA







RESULTADOS
São Paulo 2 x 1 Cruzeiro
Vasco 2 x 0 Internacional
Atlético Paranaense 0 x 0 Avaí
Fluminense 0 x 1 Flamengo
Grêmio 2 x 0 Coritiba
Atlético Goianiense 0 x 1 Corinthians
Bahia 1 x 1 Botafogo
Palmeiras 3 x 0 Santos
Atlético Mineiro 2 x 0 América Mineiro
Figueirense 1 x 1 Ceará

ARTILHEIROS
6 Gols
Montillo (Cruzeiro)
5 Gols
Alessandro (América Mineiro)
Elkeson (Botafogo)
Oscar (Internacional)
Ronaldinho (Flamengo)

Fluminense 0 x 1 Flamengo – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Em um Fla-Flu agitado e indefinido até o apito final, o invicto Flamengo, com gol do volante Willians, conquistou sua quarta vitória seguida no Brasileirão e se manteve na vice-liderança do torneio.

Na primeira partida após a saída do grande ídolo Conca, e ainda sem poder contar com Deco, Mariano e Fred, o Fluminense entrou em campo organizado pelo treinador Abel Braga no 4-2-2-2 com: Diego Cavalieri; Diogo, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Diguinho e Edinho; Souza e Marquinho; Ciro e Rafael Moura. Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo conseguiu repetir a escalação da vitória sobre o São Paulo e o Rubro Negro foi para o clássico esquematizado no 4-3-1-2 com: Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Aírton e Renato; Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

O Fluminense iniciou o duelo ligado no 220 volts e, em menos de 15 minutos, criou nada menos do que três oportunidades de abrir o placar, todas elas com o veloz e perigoso Ciro, um tormento na vida do experiente Ronaldo Angelim. Após este período inicial de domínio tricolor, o Flamengo melhorou sua postura em campo, principalmente pela maior participação do Ronaldinho nas ações ofensivas. No entanto, foi o Fluminense que novamente esteve perto das redes quando, aos 24 minutos, Carlinhos alçou a pelota na área e Rafael Moura, com um leve desvio, carimbou a trave. Entre os minutos 30 e 40, o confronto se tornou equilibrado e pobre em oportunidades ofensivas, porém, nos últimos minutos, o Flamengo conseguiu pressionar o rival e, após bela jogada organizada por Ronaldinho, Júnior César e Thiago Neves, chegou ao gol em cabeçada do Willians. Menos faltoso do que o normal e responsável pelo gol da vitória rubro negra, Willians teve uma grande atuação e merece ser considerado o melhor jogador do clássico.

Após o intervalo, o Fluminense voltou mais produtivo ofensivamente e em duas perigosas cobranças de falta do Souza e uma cabeçada do Rafael Moura, que obrigou o goleiro Felipe a realizar sensacional defesa, quase chegou ao empate. Diante deste domínio tricolor das ações ofensivas, Luxemburgo, aos 17 minutos, sacou o improdutivo Deivid e colocou o impetuoso Negueba, na busca por aumentar o poder do Fla nos contra-golpes. O resultado da entrada do Negueba foi bastante positivo para o Fla, que além voltar a dar trabalho ao sistema defensivo adversário, escapou da pressão que sofria desde o início da etapa. Nos últimos 15 minutos do clássico, o Fluminense, com quatro atacantes em campo – Rafael Moura, Ciro, Rodriguinho e Matheus Carvalho – mas sem nenhum jogador capaz de organizar tramas ofensivas de qualidade, foi com tudo em busca do empate. Em ordem cronológica, o Flu conseguiu um arremate cruzado do Rodriguinho, após falha do pouco inspirado e muito violento Aírton, e uma cabeçada do Ciro, mas estas oportunidades não foram suficientes para mudar o escore.

Cada vez mais organizado dentro de campo, o Flamengo começa a apresentar o futebol esperado por aqueles que o consideram um dos favoritos ao caneco nacional, o que não significa que não precise de reforços. Falando em reforços, não acredito que o Fluminense conseguirá encontrar, dentro do atual elenco, um jogador capaz de liderar a equipe tecnicamente, papel realizado com maestria pelo argentino Conca no Brasileirão de 2010.

TRÊS TOQUES!

- No retorno de Juninho Pernambucano a São Januário, o Vasco conseguiu uma Vitória – assim mesmo, com V maiúsculo – diante do Internacional, que não perdia um jogo desde a 2ª rodada no torneio e se encontrava no G4. Por outro lado, o Botafogo novamente empatou em 1 x 1, desta vez contra o Bahia, e perdeu a oportunidade de terminar a rodada entre os quatro primeiros colocados. A ironia ficou por parte do autor do gol de empate dos baianos, o ex-botafoguense Fahel, jogador que, quando atuava pelo Fogão, era um dos principais alvos das vaias da torcida.

- Semi finalistas da Copa do Brasil, Avaí e Coritiba vivem péssimo momento neste início de Brasileirão. A situação do Avaí é até compreensível, já que o treinador Silas, o goleiro Renan e o meia Marquinhos, importantes nomes, deixaram o clube desde o fim da Copa do Brasil. Já o que ocorre com o Coritiba, que nesta 9ª rodada perdeu sua quinta partida, é mais difícil de se entender. O futebol apresentado pelo Coxa na Copa do Brasil o credenciava a uma melhor campanha.

- A rodada foi perfeita para o “Trio de Ferro”Paulista. No sábado, o São Paulo decretou o fim da invencibilidade do Cruzeiro de Joel Santana. Já no domingo, o Corinthians conquistou sua sétma vitória em oito jogos, desda vez diante do Atlético Goianiense, e o Palmeiras sapecou 3 x 0 em um Santos que, sem Neymar, Ganos e Elano, é um time apenas comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário