segunda-feira, 11 de julho de 2011

COPA AMÉRICA 2011 - ARGENTINA 3 X 0 COSTA RICA




Argentina 3 x 0 Costa Rica – Estádio Mario Alberto Kempes, Córdoba (ARG)

Pela primeira vez na Copa América, Lionel Messi e a Argentina apresentaram um bom futebol e os donos da casa garantiram a vaga na próxima fase do torneio.

Este Argentina x Costa Rica sub-22 foi um daqueles jogos que, antes mesmo do apito inicial, estão taticamente desenhados. Diante de sua torcida e com a necessidade da vitória para se classificar para a próxima fase sem depender de outros resultados, a Argentina partiu com tudo para cima da Costa Rica, que, até por precisar apenas do empate para garantir sua vaga, adotou uma postura defensiva. Durante os primeiros 45 minutos, os argentinos não encontraram dificuldades para superar a barreira adversária formada por cinco defensores e três volantes e criaram oportunidades de gols de tudo quanto é maneira. Além de uma cabeçada na trave do zagueiro Burdisso e de um bom arremate longo do Aguero, o destaque – no caso negativo – ficou com o Higuaín, que, em noite de nenhuma inspiração, perdeu nada menos do que cinco boas chances de balançar as redes. No fim da etapa, já nos acréscimos, Agüero aproveitou rebote do goleiro Moreira e levou a paz para os já desesperados torcedores argentinos.

Após o intervalo, a Argentina precisou de menos de 20 minutos para fechar o caixão adversário. Com Lionel Messi mais participativo do que na 1ª etapa, o nervosismo, que nos primeiros 45 minutos estava com os argentinos pela falta de gols, passou para os jovens costa-riquenhos, que não tinham nem idéia do que fazer para segurar o melhor do mundo. Com um gol do Agüero e outro do Di Maria, ambos em assistências do Messi, a Argentina chegou aos 3 x 0 antes da metade da etapa. Três que seriam quatro se o Higuaín, também em passe do Messi, não perdesse mais um gol na cara do goleiro. Com a vitória e a classificação garantidas, a Argentina diminuiu o volume ofensivo e mesmo assim quase ampliou o placar em cabeçada do Messi, que o goleiro Moreira defendeu sensacionalmente, e em arremate cruzado do Lavezzi que explodiu na trave. Antes do apito, os garotos da Costa Rica estiveram perto do gol de honra em cabeçada do Cubero e bola parada do Campbell, mas o placar terminou mesmo 3 x 0 para a Alviceleste.

Não é uma vitória sobre a Costa Rica sub-22 que transformará a Argentina, uma equipe ainda muito frágil no quesito tático, da água para o vinho. No entanto, se o Messi repetir esta atuação diante da fraca Costa Rica e o Agüero continuar iluminado, a Argentina já se torna um osso duro de roer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário