domingo, 31 de julho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 13ª RODADA - SÃO PAULO X VASCO








RESULTADOS
Flamengo 2 x 0 Grêmio
Cruzeiro 0 x 1 Botafogo
Palmeiras 3 x 2 Atlético Mineiro
São Paulo 0 x 2 Vasco
Fluminense 4 x 0 Ceará
Internacional 0 x 0 Atlético Goianiense
Avaí 3 x 2 Corinthians
Atlético Paranaense 3 x 2 Santos
América Mineiro 1 x 3 Coritiba
Bahia 3 x 1 Figueirense

ARTILHARIA
9 gols
– Ronaldinho (Flamengo)
7 gols – Borges (Santos)
6 gols – Montillo (Cruzeiro)

São Paulo 0 x 2 Vasco – Morumbi, São Paulo (SP)

Maiúscula! Assim pode ser classificada a vitória vascaína sobre o São Paulo em pleno Morumbi, uma verdadeira briga de cachorro grande envolvendo nada menos do que 10 títulos brasileiros.

Invicto desde a 8ª rodada e na busca pela vitória que lhe recolocaria na vice-liderança, o São Paulo foi para o confronto esquematizado no 4-3-2-1 pelo treinado Adílson Batista com: Rogério Ceni; Píris, Xandão, Rhodolfo e Luiz Gustavo; Jean, Welington e Carlinhos Paraíba; Lucas e Rivaldo; Dagoberto. Pelo lado do Vasco, que vinha de um razoável empate diante do Bahia em São Januário, Ricardo Gomes, apesar de poupar o meia Felipe deixando-o no banco de reservas, organizou a equipe no já rotineiro 4-3-1-2 com: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins e Julinho; Juninho Pernambucano, Rômulo e Jumar; Diego Souza, Eder Luís e Alecsandro.

Com Lucas ligado no 220 Volts, o São Paulo alugou o campo ofensivo nos primeiros 15 minutos do duelo e criou nada menos do que quatro chances de gols, todas elas com participação direta do meia-atacante. Lucas chutou de fora da área, iniciou um lance lindo que terminou em um voleio do Rivaldo, deu bom passe para arremate do Carlinhos Paraíba e trabalhou com o lateral-direito Píris. No entanto, o Tricolor não conseguiu transformar a imensa superioridade em bola na rede e, pouco a pouco, o Vasco conseguiu evoluir defensivamente. Na segunda metade da 1ª etapa, um São Paulo menos intenso conseguiu um chute longo do Dagoberto e um pênalti sobre o mesmo Dagoberto, mas que não foi assinalado pelo juiz. E como foi o Vasco ofensivamente? Péssimo! Sem valorizar a posse de bola e com muitas dificuldades para arquitetar uma trama de qualidade, o Cruzmaltino passou todo o 1º tempo sem levar perigo à meta defendida pelo Rogério Ceni.

O início da 2ª etapa apresentou um São Paulo novamente impetuoso, o que deu a impressão de que o gol era questão de minutos. E realmente foi, só que pelo lado do Vasco, que em um perfeito contra-ataque iniciado com uma roubada de bola do Dedé sacudiu o barbante pelos pés do até então apagado Eder Luís. Com a vantagem no placar, o Vasco se sustentou em um sólido sistema defensivo – vide o excelente desempenho do Dedé no duelo contra o Lucas – e não permitiu ao adversário sequer mais uma chance de gol. Nos últimos minutos, com uma maturidade digna de um time que vai brigar na parte de cima da tabela, o Vasco segurou a pelota no campo de ataque, fez o tempo passar com inteligência e ainda marcou um golaço em jogada do Jumar e do Felipe finalizada com categoria pelo último. Um dos principais responsáveis pela vitória vascaína, ao lado do zagueiro Dedé, foi o meia Diego Souza, que com passes inteligentes e precisos teve mais uma grande atuação.

Devido à segunda derrota seguida sofrida pelo Corinthians e às atuações como as diante do Atlético Mineiro, no último domingo, e esta contra o São Paulo, o Vasco tem todo o direito de se considerar um candidato ao cada vez mais concorrido Campeonato Brasileiro.

TRÊS TOQUES!

- Cada vez mais sem freio! Com mais uma ótima atuação do craque Ronaldinho, desta vez contra o time que o lançou para o mundo do futebol, o Flamengo conquistou mais três pontos, se manteve invicto competição e agora vê o líder Corinthians ainda mais de perto. Uma opinião rápida e direta: Ronaldinho e Thiago Neves estariam na minha Seleção Brasileira.

- O fim de semana perfeito para o futebol carioca teve também as vitórias de Botafogo e Fluminense. No sábado, o Fogão conquistou uma vitória importantíssima sobre o forte Cruzeiro do Joel Santana com um golaço do cada vez mais ídolo Loco Abreu. Já no domingo foi a vez de o Fluzão alcançar um pico na montanha russa que é a sua campanha, tamanha a alternância de derrotas e vitórias, e golear o Ceará. O destaque da vitória tricolor fica por conta do golaço marcado pelo Rafael Sóbis – o primeiro pelo clube – após tabelinha com Fred.

- Desde que comecei a me interessar pela história do futebol que escuto torcedores veteranos dizerem que o Santos de Pelé era um time que sofria muitos gols, mas os marcava em maior quantidade e por isso foi tão vitorioso. Semelhante missão não tem conseguido o Santos de Neymar e Ganso, que, apesar de assinalar muitos gols, os tem sofrido em maior número. Foi o que ocorreu nas derrotas para Flamengo e, neste domingo, para o Atlético Paranaense. Para fazer frente ao Barcelona, em um possível duelo na final do Mundial Interclubes, o Peixe precisa melhorar. E muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário