sexta-feira, 1 de julho de 2011

PAPO CABEÇA - A COPA AMÉRICA É MAIS IMPORTANTE DO QUE PARECE

Hoje será dado o pontapé inicial da Copa América 2011, o primeiro grande desafio de Mano Menezes no comando da Seleção Brasileira. Espero e torço para que o torneio seja o início de mais uma fase vitoriosa da nossa Seleção. Porém, em caso de derrota, poderemos nos ver diante de uma mudança de comportamento poucas vezes vista no futebol brasileiro.

Desde o início de seu trabalho no Escrete Nacional, Mano Menezes promete, além da renovação, uma equipe ofensiva. Nesta Copa América, que está por iniciar, esta ofensividade pode ser vista na presença do quarteto formado por Ganso, Neymar, Pato e Robinho. Atualmente, não existem possibilidades, dentro do futebol brasileiro, de se formar um quarteto com mais cara de futebol-arte do que este, ou seja, aquilo que os torcedores chamam de “futebol brasileiro” estará integralmente presente na Copa América.

Em oito partidas no banco da Seleção Brasileira, até o momento, Mano Menezes ainda não conquistou nenhum resultado maiúsculo – perdeu para Argentina e França e empatou com a Holanda, sem conseguir marcar sequer um golzinho nestes três jogos. Caso não conquiste a Copa América, Mano Menezes e o prometido futebol ofensivo chegarão a 11 meses de trabalho sem um único resultado satisfatório. Um terreno fértil para surgirem as primeiras comparações com a Era Dunga.

Apesar de apresentar um futebol diametralmente oposto ao que ficou caracterizado como “futebol brasileiro”, e por isso recebeu muitas críticas, a Era Dunga conquistou a Copa América, a Copa das Confederações, possui um retrospecto invejável contra a Argentina(3 vitórias, 1 empate, 9 gols-pró e 1 contra) e nunca perdeu em 11 jogos contra Seleções Campeãs do Mundo (8 vitórias e 3 empates).

É aí que poderemos ver um comportamento raro por parte dos torcedores, e até da mídia, brasileiros. Será que com as comparações que irão surgir entre a Era Dunga e a Era Mano Menezes, caso o Brasil não conquiste a Copa América na Argentina, os resultados do Dunga serão mais apreciados do que o quarteto ofensivo do Mano Menezes? Será que o futebol-resultado vai ganhar espaço sobre o futebol-arte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário