domingo, 4 de dezembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - ÚLTIMA RODADA - CORINTHIANS CAMPEÃO!








RESULTADOS
Vasco 1 x 1 Flamengo
Botafogo 1 x 1 Fluminense
Corinthians 1 x 0 Palmeiras
São Paulo 4 x 1 Santos
Internacional 1 x 0 Grêmio
Cruzeiro 6 x 1 Atlético Mineiro
Atlético Goianiense 5 x 1 América Mineiro
Atlético Paranaense 1 x 0 Coritiba
Bahia 2 x 1 Ceará
Avaí 1 x 1 Figueirense

ARTILHARIA
23 Gols –
Borges (Santos)
22 Gols – Fred (Fluminense)
15 Gols – Deivid (Flamengo)

Uma tarde alucinante fechou com chave de ouro o estupendo Brasileirão 2011. Com uma última rodada onde todos os duelos eram valiosos, cada anúncio de gol fazia corações baterem mais forte Brasil afora. E no fim, foi o torcedor corintiano quem teve mais motivo para comemorar. Uma comemoração com o peito apertado, com um choro que misturava lágrimas de felicidade e de tristeza, com um grito que estravazava alegria e dor. Nunca a frase que diz que tudo que o corinthiano conquista é sofrido foi tão verdadeira, pois ser Campeão Brasileiro, Pentacampeão Brasileiro, no dia que começou com a notícia da morte daquele que para muitos é o maior ídolo da história do clube é uma carga de emoção difícil de segurar. Como também foi difícil segurar a emoção ao ver todos os jogadores e torcedores corinthianos com o braço erguido e o punho cerrado em homenagem ao Doutor Sócrates, minutos antes de a pelota rolar no Pacaembu.

Deixando de lado o argumento de que o campeonato por pontos corridos é o mais justo – como se os outros não fossem – é praticamente impossível tirar do “Timão” os méritos de Campeão. Rodada após rodada o Corinthians tinha os clubes cariocas no seu encalço e os superou, todos eles. Segurou um Flamengo que no primeiro terço do torneio teve um Ronaldinho inspiradíssimo e não perdeu para ninguém, um Botafogo que mostrou durante parte do Brasileiro um onze que há muito não se via com a camisa da estrela solitária, um Fluminense que de uma hora para outra, na base dos passes de Deco e dos gols do Fred, voltou a menosprezar a matemática, e, por fim e até o fim, um Vasco cujo orgulho de seu torcedor com a dedicação e o respeito mostrado pelos jogadores cruzmaltinos diz tudo.

O eletrizante fechamento do Brasileirão, além de entregar o caneco para o Corinthians e colocar, pela primeira vez, três cariocas na Copa Libertadores – que também terá o valente Internacional – viu o Cruzeiro conquistar uma das vitórias mais importantes de toda sua história. Nem se pudesse escalar a equipe de Raul, Zé Carlos, Tostão e Dirceu Lopes o torcedor azul apostaria em uma goleada de 6 x 1 no maior rival, principalmente em um jogo que poderia mandar o clube, pela primeira vez, para Segundona. Segundona que em 2012 terá, junto a América Mineiro e Avaí, o Ceará e o Atlético Paranaense. Neste momento, acredito que nem Freud seria capaz de explicar o que sente o torcedor do “Furacão”, que venceu o Atle-Tiba, tirou o rival da Libertadores e, mesmo assim, foi rebaixado. E esta sensação de vencer e ficar triste também esteve presente em Mogi Mirim, onde o São Paulo goleou os reservas do Santos e chegou a colocar as mãos na vaga para a Libertadores, mas terminou na vaga na Sul-Americana, que em 2012 terá também Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Goianiense e Bahia como representantes brasileiros.

Quantas decisões em apenas duas horas! A ideia de colocar grandes clássicos regionais nas últimas rodadas foi uma das melhores que já vi desde que acompanho o esporte bretão. Os sentimentos mais ambíguos, mais divergentes, mais distintos, foram sentidos durante este domingo histórico do futebol brasileiro. Durante este domingo que termina com o Corinthians prestando a maior homenagem que poderia para o eterno Doutor Sócrates.

PARABÉNS, CORINTHIANS! DESCANSE EM PAZ, DOUTOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário