quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2011

PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2011 MELHOR JOGADOR


1º DEDÉ (VASCO)
2º NEYMAR (SANTOS)
3º LIÉDSON (CORINTHIANS)

MELHOR JOGADOR DO BRASILEIRÃO 2011 PELA ENQUETE


DEDÉ (VASCO) – 64% DOS VOTOS

PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2011 SELEÇÃO DO CAMPEONATO

GOLEIRO – JEFFERSON (BOTAFOGO)
Tudo bem que na reta final do Brasileirão o goleiro botafoguense Jefferson, assim como toda sua equipe, tenha deixado muito a desejar. No entanto, levando em consideração todo o longo torneio, ninguém foi mais seguro e decisivo debaixo dos paus do que Jefferson. Se durante boa parte da competição o Fogão se manteve próximo dos líderes, com seguidas chances de assumir a ponta, muito se deve ao seu arqueiro, que, neste 2011, se destacou também vestindo a camisa da Seleção Brasileira.

LATERAL-DIREITO – FAGNER (VASCO)
Se em anos anteriores foi a dupla Fla-Flu que contou com os melhores laterais-direito do país, com Léo Moura e Mariano, o Brasileirão 2011 marcou a ascensão do vascaíno Fagner como o melhor da posição. Com apenas 22 anos, Fagner ainda tem atributos para evoluir, principalmente os defensivos, mas nenhum lateral-direito jogou mais bola do que o cruzmaltino, neste Brasileirão. A dupla formada com o atacante pela direita Éder Luís foi, e tem tudo para continuar sendo, um dos pontos mais fortes deste Vasco.

ZAGUEIRO CENTRAL – DEDÉ (VASCO) – PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2011 MELHOR JOGADOR
No Prêmio Futebola Brasileirão 2010, Dedé também foi eleito o melhor zagueiro central do torneio e foi escrito aqui no blog que ele havia sido uma das grandes surpresas do Brasileirão 2010 e que poderia evoluir bastante. Seria um mentiroso, porém, se dissesse que esperava que, em menos de um ano, o Dedé se tornaria um dos grandes defensores do futebol mundial e o melhor jogador do Brasileirão. Poderia listar aqui suas grandes atuações durante o campeonato, o que, sem dúvidas, ocuparia um enorme espaço, mas nada espelha mais o ano de 2011 do Dedé do que o apelido de “Mito” recebido pela torcida vascaína. Depois de Petkovic, em 2009, e Conca, em 2010, coube a um zagueiro ser o primeiro brasileiro a conquistar o Prêmio Futebola Brasileirão de melhor jogador. E que zagueiro!

QUARTO ZAGUEIRO – LEANDRO CASTÁN (CORINTHIANS)
Segundo jogador corintiano com mais minutos em campo durante todo o Brasileirão – atrás apenas do volante Paulinho –, o zagueiro Leandro Castán foi de grande importância para a conquista nacional do “Timão”. Quando o treinador Tite tomou a decisão de barrar o capitão e símbolo da equipe Chicão, muitos devem ter pensado que o sistema defensivo corintiano passaria por um verdadeiro terremoto. Porém, muito devido à segurança e à regularidade de Castán, o “Timão” garantiu não só o caneco nacional, mas também o título de melhor defesa da competição.


LATERAL-ESQUERDO – CORTÊS (BOTAFOGO)
Como foi citado anteriormente, quando o assunto era o goleiro Jefferson, todo o time do Botafogo sofreu uma pane geral na última parte do Brasileirão. No entanto, em uma época onde os clubes brasileiros têm tido grandes dificuldades para encontrar laterais-esquerdos de qualidade, a velocidade e o poder ofensivo mostrado pelo Cortês durante os melhores momentos botafoguenses no torneio foram suficientes para levá-lo para a Seleção Brasileira e para lhe colocar no posto de melhor lateral-esquerdo do campeonato.

PRIMEIRO VOLANTE – RALF (CORINTHIANS)
No quesito proteção à defesa, o corintiano Ralf foi quem mais se destacou no Brasileirão 2011. Se o “Timão” terminou o torneio tendo sofrido uma média de menos de um gol por jogo, número que lhe confere o título de melhor defesa da competição, muito se deve ao trabalho de cão de guarda realizado pelo volante Ralf, que, junto com seu parceiro Paulinho, formou uma dupla de volantes que se tornou um dos pilares do Campeão Brasileiro.

SEGUNDO VOLANTE – PAULINHO (CORINTHIANS)
Se me pedissem para definir o volante Paulinho com poucas palavras, eu o chamaria de policial. “Como assim?”, os amigos devem estar se perguntando. Pois explico: nenhum jogador neste Brasileirão cumpriu com tanta excelência a tarefa de “proteger e servir”, um dos tradicionais lemas policiais. Com forte marcação, bom passe e faro de gol pouco comum para um volante – com 8 gols, foi o segundo artilheiro do “Timão” no campeonato, atrás apenas do Liédson – Paulinho tem tudo para ter um 2012 repleto de convocações para a Seleção Brasileira.

MEIA DIREITA – DIEGO SOUZA (VASCO)
O que faltava ao Diego Souza para repetir as grandes atuações de suas melhores épocas de Grêmio (Libertadores de 2008) e Palmeiras (Brasileirão 2009) ele encontrou no Vasco. Com a camisa cruzmaltina, ele deixou de lado parte do estilo intempestivo e imaturo que o acompanhavam – não recebeu nenhum cartão vermelho no torneio – e se tornou um dos líderes da equipe. De meia, de segundo atacante e até de centroavante, Diego Souza apresentou um poder ofensivo destacado e com 11 gols marcados (um deles, diante do Cruzeiro, uma obra de arte) foi, ao lado do Élton, o artilheiro da equipe.

MEIA ESQUERDA – RONALDINHO (FLAMENGO)
Assim que o Flamengo anunciou a contratação de Ronaldinho Gaúcho, era comum encontrar, em bate-papos pela rua, flamenguistas e não-flamenguistas dizendo que o craque viria para o clube só para curtir o Rio de Janeiro. Bom, que Ronaldinho curte o dia, a tarde, a noite e até a madrugada da “Cidade Maravilhosa” é inegável, como também é inegável que ele realizou um campeonato de alto nível e foi o grande responsável por o Fla conquistar a vaga na Libertadores. Sua atuação na vitória contra o Santos, por 5 x 4, na Vila Belmiro, entrou para a história do Campeonato Brasileiro.

SEGUNDO ATACANTE – NEYMAR (SANTOS)
Seria difícil imaginar que, com um Mundial Interclubes por jogar, o Santos se entregaria de corpo e alma no Brasileirão. E foi neste clima de “cumprir tabela” que Neymar, ao invés de entrar em campo já esperando o apito final, mostrou toda sua imensurável categoria. Seu objetivo era um só: jogar futebol. E como neste momento ninguém no país faz isso melhor do que este jovem gênio de cabelo estranho, aqui está ele no Prêmio Futebola Brasileirão 2011. A torcida dos santistas e de grande parte do Brasil é para que Neymar consiga mostrar no Mundial tudo – e é muito! – o que sabe.

CENTROAVANTE – LIÉDSON (CORINTHIANS)
A briga mais acirrada do Prêmio Futebola Brasileirão 2011 foi pela posição de centroavante da equipe, entre o tricolor Fred e o corintiano Liédson. No fim, o título nacional e a constância de gols importantes deram a vaga para o luso-brasileiro. Reparem no quilate dos gols marcados por Liédson na campanha do “Timão”: o da vitória sobre o Grêmio por 2 x 1 na 1ª rodada, três na goleada de 5 x 0 sobre o São Paulo, o terceiro da histórica virada sobre o Atlético Mineiro por 3 x 2, os dois do triunfo, também de virada, em cima do Flamengo e, já na reta final do torneio, decretou a vitória sobre os catarinense Avaí (2 x 1) e Figueirense (1 x 0). Se pensarmos que a ausência de qualquer um destes gols poderia ter mudado o endereço do troféu, fica difícil deixar o Liédson de fora do Prêmio Futebola Brasileirão 2011.

TÉCNICO – TITE (CORINTHIANS)
Talvez seja possível contar nos dedos os que acreditavam, após a eliminação na pré-Libertadores, que o treinador Tite fosse terminar o ano no comando do Corinthians. Imaginem, então, quantos acreditavam que ele seria Campeão Brasileiro. Pois bem, Tite demonstrou um enorme conhecimento do elenco – que o permitiu barrar o Chicão quando acreditou ser necessário, escalar Danilo e Alex como centroavantes durante um bom tempo, transformar o Willian em um dos melhores jogadores do torneio, resolver os inúmeros problemas causados por contusão, saber controlar a sede da torcida pelo Adriano – e, contra todos os prognósticos, fechou o ano como melhor treinador do Brasileirão.

1 – JEFFERSON
2 – FAGNER
3 – DEDÉ – PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2011 MELHOR JOGADOR
4 – LEANDRO CASTÁN
5 – RALF
6 – CORTÊS
7 – DIEGO SOUZA
8 – PAULINHO
9 – LIÉDSON
10 – RONALDINHO
11 - NEYMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário