sábado, 27 de outubro de 2012

NOMES DOS ESTÁDIOS - MOISÉS LUCARELLI


Algumas coincidências representam muito, e Moysés Lucarelli ter nascido em 1900, mesmo ano da fundação da Associação Atlética Ponte Preta, é uma destas. Tanto o nome Moysés quanto o sobrenome da família Lucarelli estão gravados com tinta que não apaga no livro deste que é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro. A história do estádio, que seria apelidado de “Majestoso”, tem início quando Moysés Lucarelli e mais dois amigos - Olímpio Dias Porto e José Cantúsio – compraram um terreno na Chácara Maranhão, no Bairro da Ponte Preta. Daí em diante seria uma longa jornada até a inauguração oficial, jornada esta impossível de ser percorrida sem a paixão de Moysés Lucarelli e dos pontepretanos.

Não é exagero dizer que o “Majestoso” foi construído pelos torcedores. Foi através da colaboração de associados e empresários que confiavam na palavra de Moysés, da histórica “Campanha do Tijolo”, com caminhões que passavam por Campinas para receber doações de material, e de, literalmente, muita mão na massa dos pontepretanos, que, em 12 de setembro de 1948, nasceu o então terceiro maior estádio do país, capaz de receber um público de 30 mil.

Com uma humildade que não é comum de se encontrar em grandes empresários, Moysés Lucarelli não desejava dar seu nome ao recém-fundado estádio, mas bastou uma viagem sua à Argentina para que a homenagem fosse feita. Assim, ao retornar ao Brasil, tomou conhecimento de que o estádio para o qual ele tanto se doou se chamava Moisés Lucarelli (assim mesmo, com “I” ao invés de “Y”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário