terça-feira, 16 de outubro de 2012

O RISCO DE NÃO ARRISCAR


A conquista de um caneco estadual nos primeiros meses do ano não é essencial nem pré-requisito para que, em dezembro, um clube esteja a celebrar uma grande campanha no Brasileirão. O motivo é simples: bem mais da metade dos integrantes de qualquer torneio estadual não possui a força necessária para estar na 1ª Divisão Nacional. O que não justifica, porém, dizer que um título após superar os maiores rivais locais, dar a volta olímpica no estádio lotado e comprar o pôster de campeão na banca de jornal no dia seguinte não tenha o seu valor.

Mas se nos Estaduais existe toda uma justificativa tradicional e histórica para duelos onde times de primeiro escalão entram em campo apenas para roubar doces de crianças, não existe um mísero motivo que explique o porquê de a Seleção Brasileira, em sua fase de preparação para um Mundial, ou melhor, um Mundial como mandante, enfrente, em sequência, adversários quase amadores. No exato intervalo de um ano, a Seleção pegou Costa Rica, Gabão, Egito, Bósnia-Herzegovina, África do Sul, China e Iraque, só para ficar nos exemplos mais extremos. Sete jogos, sete datas jogadas no lixo. E que não poderão ser recicladas ou reaproveitadas.

Em que estes mais de 600 minutos de futebol foram úteis? Entrosamento para a equipe? Que nada! Um coletivo entre quatro paredes, sem a presença da imprensa, seria mais valioso para o encaixe dos jogadores. Confiança? Que nada ao quadrado! Neymar não ficou nem um fim de cabelo mais confiante para exercer seu papel de líder técnico da Seleção após o 8 a 0 sobre a China. Deixar de lado os rivais “de categoria” por incapacidade em vencê-los nada mais é do que jogar a poeira para debaixo do tapete. Se não fomos – e talvez ainda não sejamos – capazes de vencer França, Holanda, Alemanha e Argentina, fugir, com certeza absoluta, não é o melhor caminho.

A sustentação desta estratégia de enfrentar “fracos e oprimidos” se baseia pilares falsos. Um deles diz que em época de Eliminatórias pelo mundo fica difícil arrumar adversários fortes disponíveis. Balela! No dia em que o Brasil chinelava 6 a 0 no Iraque, a França estava de folga das Eliminatórias Europeias e disputava um amistoso contra o Japão. Poderia ser contra o Brasil, mas a direção e a comissão técnica da CBF não querem.esta altura do campeonato, eles preferem golear quem não se importa em ser goleado do que enfrentar um Campeão Mundial.

Outra falsa defesa para o esburacado planejamento consiste na importância social da Seleção Brasileira como símbolo, como forma de fazer o país se expressar nos mais diversos cantos do planeta. Daí visitar Gabão e Costa Rica. Conversa pra boi dormir. Não o papel social da Seleção Brasileira, que é assunto seríssimo e merece sim ser muito discutido, mas dizer que algo além do dinheiro que a CBF arrecada é levado em conta na hora de marcar os amistosos atuais.


No bater do martelo e em poucas palavras, enquanto Argentina e Uruguai batalham num estádio lotado e pulsante e França e Espanha lutam no “Velho Continente”, o Brasil passeia no bosque e perde a chance de se acostumar a uma pressão que, em 2014, será de uma magnitude poucas vezes vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário