domingo, 7 de outubro de 2012

OLHO TÁTICO - ITALIA SERIE A 2012/2013 - 7ª RODADA - MILAN
















Milan atua quase todo o 2º tempo com um homem a mais, cria uma dezena de oportunidades de gols, mas não consegue reverter o tento marcado pelo zagueiro Samuel com menos de três minutos e perde o clássico para a Internazionale. Foi a quarta derrota da Squadra Rossoneri, que, após sete rodadas e apenas sete pontos conquistados, ocupa a 11ª colocação na tabela.

Os nomes escolhidos pelo treinador Massimiliano Allegri na composição do seu 4-2-3-1 indicava uma equipe que apostaria na velocidade para superar os três zagueiros (Juan, Samuele Ranocchia) rivais. Afinal, El Shaarawy, Boateng, Emanuelson e Bojan estão longe de serem jogadores que primam pelo jogo cadenciado e de valorização da redonda. Para a sustentação desta estratégia, que engrenaria por volta da segunda metade do 1º tempo, quando o placar do San Siro já apontava um a zero para a Internazionale, um nome se mostrou essencial: Montolivo. Enquanto na Seleção Italiana Vice-Campeã Europeia Montolivo se postava à frente dos volantes, no Milan ele é um dos volantes, posição que o permite precisos lançamentos para os seus rápidos companheiros e, principalmente, a chegada para os arremates longos. Durante todo o “Derby della Madonnina”, foram nada menos do que quatro tiros certeiros do Montolivo, com um deles a morrer no fundo das redes e anulado pela arbitragem.

A expulsão do Nagatomo (2 minutos da 2ª etapa) e as entradas de Robinho no lugar do lateral De Sciglio (19 minutos da 2ª etapa) e de Pazzini no do até então improdutivo El Shaarawy (25 minutos da 2ª etapa) transformaram o Milan de um carro turismo em um fórmula 1. Pazzini se tornou o homem de referência, enquanto Robinho foi ocupar a meia-esquerda e fazer companhia a Emanuelson, que se posicionava na lateral-esquerda, no ainda 4-2-3-1 rossoneri (Bojan, no centro, e Boateng, aberto na direita, fechavam o tripé de meio-campo ao lado do brasileiro). A Internazionale teve que fazer das tripas coração para segurar os tijolos que o Montolivo soltava de fora da área e os incisivos avanços pelo flanco esquerdo do Milan. Emanuelson e Robinho infernizaram o sistema defensivo rival – tanto que o brasileiro foi derrubado na área em pênalti não marcado – e o gol de empate não surgiu por bobagem.

Faltam nomes com o dom do protagonismo no Milan, não restam dúvidas. Contudo, e apesar da derrota, o clássico mostrou que Massimiliano Allegri pode montar uma equipe capaz de partir para o ataque e encurralar grande parte dos adversários na Serie A Italiana. Até porque muitos destes adversários entrarão em campo com uma postura recuada diante do Heptacampeão Europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário