quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

COPA SUL-AMERICANA 2013 - FINAL - LANÚS X PONTE PRETA - LANÚS CAMPEÃO!


Lanús 2 x 0 Ponte Preta – La Fortaleza, Lanús (Argentina)

Ponte Preta sucumbe diante do melhor futebol do Lanús, perde por 2 a 0 e termina sua primeira competição internacional como Vice-Campeã. Título do Lanús garante Botafogo na Libertadores 2014.

Um dos objetivos da Ponte Preta na partida, o de evitar que o Lanús absorvesse a energia de sua eufórica torcida e exercesse uma pressão nos primeiros minutos, foi bem sucedido. Porém, depois deste período inicial, na hora de dar o passo seguinte e tomar as rédeas do jogo, a Macaca não soube o que fazer. Não se postou no campo de ataque, não apostou nos contra-ataques, não investiu nos avanços pelos flancos e, pior, deixou brechas para o Lanús crescer. O Lanús cresceu...

Ayala se tornou presença constante no campo de ataque, Benítez ganhou confiança para tentar jogadas habilidosas, Blanco deu um trabalho dos diabos para a defesa alvinegra e Santiago Silva, como sempre, lutou por todas as bolas como se fosse não um prato de comida, mas uma cortesia para um rodízio de pizzas.  

Neste cenário, as chances de gols argentinas surgiram aos montes, e duas delas terminaram no fundo do barbante. A primeira, aos 20, em um maravilhoso contra-ataque onde Ayala roubou a bola, tabelou, abriu o jogo e ainda apareceu na área para concluir. Pertinho do intervalo, Blanco aproveitou rebote de Roberto em cabeçada à queima-roupa de Santiago Silva e ampliou.

A Ponte precisava urgentemente mudar o panorama do confronto, e o time voltou do intervalo com o avante Adaílton no lugar do volante Magal, com mais toque de bola e com mais atitude ofensiva. Porém, em nenhum momento conseguiu tirar o Lanús da zona de conforto.

Pelo contrário, apesar de ter tirado o pé do acelerador, o Lanús se aproveitou da noite de terror vivida pela retaguarda pontepretana, que errou muito mais do que deveria e poderia, e só não transformou a vitória em goleada devido a duas grandes defesas do goleiro Roberto.

O apito final veio para decretar o título do time que, neste jogo de volta da decisão, foi superior individualmente, coletivamente, fisicamente, taticamente, tecnicamente e psicologicamente. Uma vitória incontestável do Botafogo. Ops... do Lanús.

Lanús: Marchesín; Araujo, Goltz, Izquierdoz e Velásquez; Somoza, González e Ayala; Blanco (Ortiz), Benítez (Pasquini) e Santiago Silva. Técnico; Guillermo Schelotto.

Ponte Preta: Roberto; Artur (Ferrugem), César, Diego Sacoman e Fernando Bob; Baraka, Fellipe Bastos e Magal (Adaílton); Elias; Rildo (William) e Leonardo. Técnico Jorginho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário