domingo, 9 de agosto de 2015

CAMPEONATO BRASILEIRO 2015 – 17ª RODADA – GRÊMIO X INTERNACIONAL


Grêmio 5 x 0 Internacional – Arena Grêmio, Porto Alegre (RS)

Grêmio joga uma barbaridade, massacra o Internacional, assume a terceira posição do Brasileiro e, de quebra, aumenta a crise do rival.

Aberrante! Está é a palavra que descreve a diferença de estrutura psicológica entre os rivais na Arena Grêmio. Enquanto os colorados pareciam múmias cabisbaixas a remoer a eliminação da Libertadores há quase 20 dias, os tricolores levaram a sério a máxima de que clássico é decisão e esbanjaram concentração, disposição e vibração. Edinho e Giuliano, só para ficar com dois ex-vermelhos, foram raça pura do início ao fim.

Em termos físicos, o Grêmio, sempre que quis, aumentou a intensidade do jogo até um patamar que o Internacional não tinha a menor condição de alcançar. A firmeza, a velocidade e a movimentação dos tricolores sempre estiveram muitos níveis acima da fragilidade e lentidão do Colorado. Até mesmo Maicon, Giuliano e Douglas, meio-campistas que mais se destacam pela técnica do que pelo vigor, estiveram com todo gás.

Taticamente a comparação entre o Grêmio de Roger e o Inter do interino Odair Hellman é de uma covardia de dar pena. Estático e perdido, o Inter se viu em desespero para conter a mobilidade de Giuliano, Pedro Rocha e Luan, o dono do jogo, que impressionou pela maturidade tática para atuar como centroavante. Leve como uma pluma, Luan caiu pelos lados da área, saiu da área, entrou na área, se afastou da área, fez gol de fora da área, fez gol da pequena área...

Por fim, mas tão importante quanto todos os outros motivos, o Grêmio sobrou tecnicamente. Douglas, mesmo tendo perdido um pênalti quando o jogo estava empatado, distribuiu assistências caprichadas. Maicon arredondou a saída de bola e ditou o ritmo. Giuliano acertou um balaço para abrir o escore. Fernandinho entrou voando no fim para anotar o quarto e cruzar a bola que Réver empurrou contra a própria meta no fechamento da goleada. Até mesmo os zagueiros Geromel e Erazo estiveram mais inspirados do que de costume.

E foi assim, igualmente avassalador em termos psicológicos, físicos, táticos e técnicos, que o Grêmio detonou seu grande rival e entrou na zona nobre do Brasileirão.

Grêmio: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho e Maicon; Giuliano, Douglas (Maxi Rodríguez) e Pedro Rocha (Fernandinho); Luan (Bobô). Técnico: Roger Carvalho.

Internacional: Alisson; Willian, Réver, Juan e Ernando; Rodrigo Dourado, Wellington, Anderson (Alex), Eduardo Sasha e Valdívia (Vitinho); Lisandro López (Nilton). Técnico: Odair Hellman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário