segunda-feira, 20 de julho de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 12ª RODADA

SÉRIE A

Fluminense 1 x 4 Goiás
Palmeiras 1 x 0 Santo André
Vitória 0 x 0 Atlético Mineiro
Cruzeiro 1 x 2 Corinthians
Grêmio 2 x 1 Internacional
São Paulo 2 x 1 Santos
Atlético Paranaense 0 x 0 Coritiba
Barueri 4 x 0 Náutico
Sport 1 x 3 Avaí
Flamengo 2 x 2 Botafogo

SÉRIE B

Vasco 3 x 0 ABC
Ceará 2 x 0 Portuguesa
Figueirense 3 x 1 Vila Nova
Ipatinga 5 x 2 Brasiliense
Guarani 1 x 2 Paraná
Bragantino 1 x 1 Ponte Preta
Atlético Goianiense 3 x 1 Fortaleza
Campinense 1 x 2 Bahia
São Caetano 4 x 0 Duque de Caxias
América 0 x 2 Juventude

Olá amigos do FUTEBOLA!

Neste fim de semana ocorreu mais uma importante rodada do Brasileirão 2009. O Palmeiras soube aproveitar muito bem o fato de o Atlético Mineiro e Internacional não terem vencido seus jogos e já está consolidado na briga pela liderança. Já na parte de baixo da tabela, na temerosa zona de rebaixamento, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense têm motivos para começarem a se preocupar. Tudo bem que a equipe mineira tenha acabado de voltar suas atenções para o Brasileiro, mas não podemos esquecer o exemplo do próprio Fluminense em 2008. Já na Série B, o Vasco está se reerguendo com muita autoridade e o Ceará, do treinador PC Gusmão, que nas primeiras rodadas estava no final da tabela, já está a 2 pontos do G4. Vamos aos comentários dos jogos que eu assisti, desta 12ª rodada do Brasileirão.

Vasco 3 x 0 ABC – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Fluminense 1 x 4 Goiás – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Cruzeiro 1 x 2 Corinthians – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Flamengo 2 x 2 Botafogo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

MANDOU BEM!

- Na ótima vitória do Vasco, sobre o ABC, em São Januário, os pontos positivos dos últimos triunfos vascaínos voltaram a aparecer. O sistema defensivo continua mostrando uma solidez inexistente em anos anteriores, apesar de que, nesta partida em particular, muitas faltas tenham sido cometidas. O goleiro Fernando Prass a cada dia que passa se torna mais líder neste time. Além da incrível segurança que sua qualidade debaixo do gol passa para os companheiros, ele tem falado muito na tentativa de ajustar a equipe. Da meiúca para frente, o Vasco só se ajustou realmente na 2ª etapa, principalmente após a expulsão do Rogério. Com mais espaço e a entrada do endiabrado Philippe Coutinho, o Vasco passou a dominar por completo o adversário. Os gols marcados no início de cada tempo, com o bom meia Souza e o atacante Adriano, que por sinal fez uma excelente estréia, ajudaram bastante o Vasco ter tranquilidade para saber vencer o jogo. Que isso sirva de lição para o time entrar sempre ligado no 220 Volts, não interessando o adversário nem o local do jogo.

- Já não é de agora que a dupla ofensiva do Goiás vem se mostrando de altíssima qualidade. O veloz e incisivo Iarley e o preciso e letal Felipe, deixam as defesas adversárias perdidas. Este duelo contra o Fluminense, mostrou que o Goiás não pode, contra nenhum adversário, atuar como no 1º tempo. Excessivamente recuado, a equipe não tinha como explorar sua melhor qualidade, que é justamente sua dupla de ataque. Foi somente após virar a partida, com dois gols “achados” de Ramalho e Júlio César, que a equipe goiana mostrou seu bom futebol. É claro e evidente que o desespero que assolava o Fluminense e os espaços deixados pela equipe tricolor facilitaram, e muito, a vida do Goiás. Porém, diferentemente do ruim futebol mostrado antes do intervalo, a equipe verde soube matar o jogo com sua ótima dupla. Um gol de Felipe e outro de Iarley fecharam o caixão tricolor.

- O Corinthians soube aproveitar o frágil momento psicológico por qual passa o Cruzeiro, após a derrota na final da Libertadores, e conseguiu conquistar importantes 3 pontos. E foi um jogaço de bola o que se viu no Mineirão. Quando está diante de um grande rival é que o Ronaldo mostra mais ainda sua estrela. O “Gladiador” Kléber conseguiu dar bons passes, que não foram aproveitados pelos seus companheiros (a bola que ele deu de letra para o Gérson Magrão foi espetacular), chutou bolas perigosas contra o gol de Felipe e ainda sofreu um pênalti, convertido por ele mesmo. Já Ronaldo perdia gol na área, ficava impedido com uma frequência incomum e ainda despediçara um pênalti. Porém, apesar do dia ruim, ele ainda é o Ronaldo. Um passe milimétrico para Jorge Henrique e um gol marcado, decidiram a partida para o Timão. Como sempre, Jorge Henrique foi importante na organização ofensiva do Corinthians, entretanto quem eu gostei bastante de rever em campo foi o meia Morais. Sempre fui fã do Morais e nesta partida ele mostrou o seu rápido e incisivo futebol. Acredito que ele vai brigar por posição no time titular, ou com o Douglas ou com o Dentinho, pois tem qualidade para isso.

- O Botafogo teve uma boa atuação no clássico contra o Flamengo, no Maracanã. Apesar de Juninho novamente mostrar que é o melhor cobrador de faltas do país, desta vez ele não foi a única arma ofensiva do Fogão. As bolas alçadas na área levaram muito perigo ao gol defendido por Bruno, além de alguns poucos, mas bons, contra-ataques. A vantagem do Botafogo nas bolas cruzadas sobre a área do Flamengo foi enorme, com André Lima, Victor Simões e Renato (que marcou um gol de cabeça após escanteio cobrado por Lúcio Flávio) conseguindo superar constantemente a defesa rubro-negra. Por falar em Renato, um outro fator determinante para a boa apresentação do Glorioso foi a opção do Ney Franco de substituir o contundido zagueiro Emerson pelo meia Renato, que deu muito maior qualidade ao setor ofensivo da equipe alvi-negra. O treinador Ney Franco está aos poucos conseguindo rearrumar o Fogão e fazer com que a saudade do Maicosuel comece a diminuir.

- O torcedor flamenguista deve ficar se lamentando bastante pelo fato de a dupla formada por Adriano e Emerson não ter feito parte da equipe em 2008. Se no ano passado encontrar uma dupla de ataque eficiente era o maior problema rubro-negro, neste Brasileirão, Adriano e Emerson são disparados os destaques do Mengão. As características deles se completam, com o agravante de ambos saberem finalizar muito bem. A consciente cabeçada de Adriano e o mais consciente ainda chute de Emerson, que resultaram nos gols marcados do Flamengo, mostram como a dupla sabe sacudir o filó, apesar de no caso de Adriano, todo mundo já saber disso. E tem mais. Foi por muito pouco que Adriano não marcou um gol antológico no Maraca, após chapelar Alessandro e mandar de primeira. Era digno de placa. Mesmo com um meio campo que esteve muito apagado, e que claramente sentiu a falta do Íbson, o “Sheik” e o “Imperador” conseguiram impedir que o Flamengo saísse derrotado, diante de uma melhor atuação do Botafogo.

MANDOU MAL!

- A atitude do árbitro Luiz Alberto Bites de repreender o jovem Philippe Coutinho, por estar passando o pé sobre a bola, é merecedora de punição. Se alguém deve criticar o jogador por ele estar fazendo uma jogada improdutiva, este é o treinador Dorival Júnior. Tenho uma opinião um pouco radical sobre este assunto. Em meu entendimento, o jogador que está com a posse da bola tem o direito de fazer o que quiser com ela, desde sambar em sua frente ou colocá-la no pescoço. Se o adversário não estiver satisfeito com esta atitude, ele que roube a pelota. É uma hipocrisia muito grande um zagueiro que passa a partida inteira ameaçando um atacante (não que o defensor do ABC tenha feito isso, estou apenas generalizando), achar falta de respeito este fazer uma firula com a bola.

- “O Fluminense esteve péssimo do goleiro ao ponta-esquerda”, diriam os antigos sobre a horripilante atuação tricolor contra o Goiás, no Maracanã. Desde o goleiro Ricardo Berna, que levou nada menos que 3 gols de chutes longos e deu rebote no lance que resultou o quarto, até o atacante Leandro Amaral, que só foi percebido em campo quando foi substituído, o Fluzão esteve péssimo. A equipe até conseguiu criar algumas poucas chances de gols, escorada principalmente na qualidade e movimentação de Conca e Ruy Cabeção, porém o volume de jogo mostrado seria pouco até para vencer, com todo respeito, um adversário de 1ª fase de Copa do Brasil. Minha opinião sobre a situação do Fluminense é diferente da maioria. Não concordo que a equipe precise tanto de reforços. Claro que eles são bem-vindos, porém um time que conta com Luiz Alberto, Ruy, Diguinho, Conca, Fred e Leandro Amaral, tem obrigação de brigar no topo da tabela.

- Como disse anteriormente, Corinthians e Cruzeiro fizeram uma bela apresentação, no Mineirão. O principal motivo de o jogo ter sido tão emocionante, foi a fragilidade de ambos os sistemas defensivos. Se do Cruzeiro já é fraco quando está completo, imaginem quando precisa improvisar 2 volantes como zagueiros e ainda atuar, por mais de um tempo, com um jogador a menos. Já a tão sólida defesa corintiana sentiu muito a falta de William e de Alessandro. Não importava qual o time que estivesse atacando, as defesas eram como queijos suiços cheios de buracos. Se este fato tornou o jogo divertido para os torcedores, não deve ter alegrado nem um pouco os treinadores.

- Durante esta sua passagem pelo Flamengo que acabou de se encerrar, Íbson se tornou o líder técnico da equipe. Era algo como: Íbson esteve bem, o Flamengo esteve bem. Íbson esteve mal, o Flamengo esteve mal. Dentre os jogadores da equipe, Kléberson talvez tenha sido o que mais se beneficiou com a presença de Íbson em campo. As melhores atuações de Kléberson com a camisa rubro-negra, vinham grudadas à grandes apresentações de Íbson, sendo o exemplo mais claro, a goleada de 5 a 2 sobre o Palmeiras no Brasileiro de 2008. Agora, porém, Kléberson tem que entender que ele deve ser o sol pelo qual os jogadores do Flamengo devem girar em torno. Ele que deve ser a cabeça pensante da equipe, o arquiteto das jogadas ofensivas. O que se viu no duelo contra o Botafogo, entretanto, esteve muito longe disso. Muito apagado e cometendo erros bobos, Kléberson só aparecia com um pouco de destaque nas bolas paradas. O treinador Cuca deve, urgentemente, colocar na cabeça de Kléberson que agora ele deve ser mais do que apenas um cobrador de escanteios.

- Os dois jogos que eu assisti no domingo, pelo Brasileirão, contaram com arbitragens péssimas. Teve gol do Cruzeiro mal anulado, gol do Botafogo mal anulado, gol do Botafogo mal validado, gol do Flamengo mal validado... Foi um festival de erros. Os árbitros Elmo Alves Resende Cunha (Cruzeiro x Corinthians) e Péricles Bassols (Flamengo x Botafogo), tiraram um pouco do brilho destes dois grandes clássicos.

JOGADA RÁPIDA!

- Simplesmente sensacional a campanha do Barueri. Após perder aquele que talvez fosse seu principal jogador, o centroavante Pedrão, a equipe paulista continua sua caminhada de vitórias. E mais! Já tem o novo artilheiro do Brasileirão, o atacante Val Baiano, empatado com 8 gols com o centroavante do Vitória, Roger.

Um comentário:

  1. aqui quem fala é o thomas turbando do rio grande do sul eu queria saber se o souza vai ficar no gremio até 2011 tomara por que os times brasileiros não
    conseguem segurar jogadores bons por muito tempo

    ResponderExcluir