terça-feira, 22 de setembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 25ª RODADA - SÉRIE A

Atlético Paranaense 1 x 0 Sport
Vitória 2 x 0 Internacional
Náutico 0 x 0 Atlético Mineiro
Santo André 1 x 1 São Paulo
Grêmio 5 x 1 Fluminense
Avaí 4 x 0 Barueri
Corinthians 1 x 4 Goiás
Santos 0 x 0 Botafogo
Flamengo 3 x 0 Coritiba

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 25ª rodada do Brasileirão ainda não terminou, pois Cruzeiro e Palmeiras medirão forças no meado da semana, porém o Verdão já tem motivos para sorrir. O Internacional perdeu importantíssimos pontos para o Vitória, que na rodada passada havia vencido o próprio Palmeiras, e o São Paulo apenas empatou com o Santo André. Coisas do Campeonato mais disputado do mundo. O destaque da rodada, entretanto, foi a espetacular atuação da dupla flamenguista Petkovic/Adriano. Jogando o fino da bola, os dois rubro-negros deixaram os mais de 50 mil presentes no Maraca felizes da vida. Vamos aos destaques dos jogos que assisti desta rodada do Brasileiro.

Grêmio 5 x 1 Fluminense – Olímpico, Porto Alegre (RS)

O duelo de tricolores no Olímpico ocorreu como o esperado, ou seja, o Grêmio triturou o Fluminense. Deve ser muito duro para o torcedor do Flu compreender, mas, atualmente, a diferença entre a equipe carioca e o Grêmio é gigantesca. Por sinal, o Grêmio só não está brigando pelo título, ainda, pelos péssimos resultados conquistados fora de casa, pois, no Olímpico, é quase imbatível.

Particularmente, gosto muito de assistir a equipe gremista. Desde o treinador Paulo Autuori, até o atacante Jonas, passando pelo goleiro Victor, por Réver, Tcheco e, principalmente, Souza. Nas poucas vagas que ainda restam na Seleção Brasileira do Dunga para a Copa, acredito que o Souza poderia ser testado em uma delas. O futebol que o meia vem mostrando, como se viu contra o Fluminense, é de altíssimo nível. Perigoso tanto com a bola parada quanto com ela rolando, Souza tem se saído um organizador de primeira. Com uma precisão ímpar nos passes e muita participação ofensiva, Souza foi o destaque da vitória gremista sobre o Flu. Um dado mostra a importância de Souza para a equipe tricolor. De todos os jogadores com nove ou mais gols no Brasileiro, Souza é o único que atua no setor de meio-campo.

Se o Grêmio conseguiu mostrar uma segurança defensiva, apesar de ter sido incomodado pelo argentino Conca, um meio-campo muito consistente e eficiente ofensivamente, além de um ataque bem perigoso, o Flu esteve longe disso tudo. A atuação defensiva foi uma verdadeira piada, com os defensores perdidos e jogando, por mais de uma vez, contra o próprio patrimônio. A meiúca do Flu nada fez. Os novatos Urrutia e González pouco foram notados e o Conca não pode fazer tudo sozinho. A dupla de atacantes Kieza e Adeílson podem ser os menos criticados pela falta de apoio ofensivo do restante da equipe. Resumo da ópera: o Fluminense teve uma atuação perfeitamente proporcional ao resultado da partida.


Flamengo 3 x 0 Coritiba – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Com mais uma atuação belíssima da dupla Petkovic/Adriano, o Flamengo conseguiu uma importante vitória sobre o Coritiba no Maracanã. Após a vitória contra o Sport, na última rodada, também no Maracanã, o termo “Futebol Arte” voltou a aparecer junto ao nome Flamengo e este triunfo rubro-negro só veio a confirmar a bela fase por qual passa o Fla. Todos os gols marcados pelo Mengão foram dignos de aplausos, sendo que o do Adriano foi daqueles de fazer o torcedor pagar novo ingresso.

Apesar de o Coritiba ter conseguido criar claras oportunidades de balançar as redes, já que o sistema defensivo do Flamengo esteve bem esburacado, o Rubro-negro foi superior em campo. Uma vez mais senti falta das chegadas de Léo Moura à linha de fundo e, com isso, Petkovic foi o encarregado de comandar as ações ofensivas do Fla, missão que cumpriu com maestria. Jogando como nos seus melhores tempos, o sérvio fez de tudo. Passes rasteiros, lançamentos longos e precisão nas bolas paradas foram vistos e muito aplaudidos pela torcida. Seu gol de falta e a assistência para o tento de Adriano foram de arrepiar. Infelizmente não tenho acompanhado as partidas da Seleção Sérvia, nas Eliminatórias para a Copa de 2010, porém acredito que, mesmo com a boa campanha que vem realizando, ela poderia abrir as portas para o bom e nem tão velho Pet realizar o sonho de disputar um Mundial.

Por falar em Seleção, como a Brasileira fez bem para o Adriano. O “Imperador” voltou das partidas contra a Argentina e o Chile com um gás impressionante. Além de seu imenso faro de gol, sua movimentação ajudou muito o Flamengo contra o Coritiba. Ora caindo pelos lados do campo e servindo os companheiros, ora se postando como referência na área, Adriano realmente entendeu sua importância para o Flamengo e o que deve fazer para continuar tendo a confiança de Dunga.

Após ter engolido Sport e Coritiba, no Maracanã, o Flamengo vai ao Beira-Rio medir forças contra o Internacional. Se vencer, a torcida pode começar a considerar a vaga na Libertadores como algo possível, e não um sonho distante.

JOGADA RÁPIDA!

E na volta de Ronaldo ao Corinthians, Iarley e Fernandão mostraram todo o futebol que o fizeram Campeões do Mundo. A goleada de 4 a 1 foi daquelas para recolocar a equipe goiana no eixo, na briga pelo G4 e, quem sabe, pelo título.

2 comentários:

  1. Fala aí cara

    Foi uma belíssima rodada, que mostrou que, tirando o rebaixamento do Flu, está tudo indefinido, ainda mais na parte de cima da tabela, onde agora, a meu ver, tem 6 times na disputa pelo título.

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Para mim foi uma rodada excelênte para o Palmeiras.. mais ainda insisto no Inter ou no São Paulo não levo fé no Porco!!


    Abraço!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir