segunda-feira, 28 de setembro de 2009

COPA DO MUNDO SUB-20

Brasil 5 x 0 Costa Rica

Com excelentes atuações de Alan Kardec e de Giuliano, o Brasil conseguiu golear a Costa Rica em uma partida onde mostrou, além da grande capacidade de definir as jogadas, considerável insegurança defensiva.

A Seleção da Costa Rica iniciou a partida sem sentir o peso de enfrentar a camisa canarinho e conseguiu criar chances de abrir o placar. Embalados na qualidade e na velocidade de Estrada e Guevara, os costa-riquenhos ameaçaram o goleiro Rafael e ainda sofreram uma penalidade não assinalada pelo juiz. Na 1ª metada da etapa inicial, a partida se mostrou equilibradíssima, com a Costa Rica mostrando velocidade e entrosamento e Giuliano tentando organizar o Brasil, tendo ele inclusive colocado uma bola na trave. E foi em uma cobrança de córner do próprio Giuliano que Alan Kardec, em uma linda cabeçada, colocou o Brasil na frente. A Costa Rica manteve a postura de tentar jogar de igual para igual, porém em um belo passe do lateral-direito Douglas, Giuliano encobriu o goleiro marcando um golaço para o Brasil. Apesar da tentativa costa-riquenha de manter a partida parelha, o poder de decisão brasileiro foi muito superior. Mais uma prova? No finzinho da 1ª etapa, em mais uma bola parada, Alan Kardec novamente sacudiu o filó.

É unânimidade que a qualidade de Giuliano e os gols do Alan Kardec foram os destaques da partida. O meia do Internacional é daqueles jogadores que parecem saber como liderar tecnicamente uma equipe, nunca se escondendo das criações das jogadas. Já sobre Alan Kardec, ele mostrou um poder de finalização que esporadicamente aparecia em suas atuações pelo Vasco. Espero que sua nova caminhada, também no Inter, o faça mais constante. Outro jogador que muito me agradou na goleada brasileira foi o lateral do Goiás, Douglas. Mostrando atributos de um verdadeiro lateral, atacou quando devia e defendeu com segurança. Nestes tempos onde os jovens são formados para atuar como alas, Douglas parece ser uma ótima altenativa para uma linha com 4 defensores. Por sinal, foi de uma ótima jogada sua, com o meia santista Paulo Henrique, que Alex Teixeira marcou o quarto gol brasileiro. Para fechar o caixão costa-riquenho, o corintiano Boquita acertou uma bomba e deu números finais ao placar.

Apesar de em alguns momentos mostrar certa insegurança defensiva e de não ter gostado muito da atuação da dupla de volantes, Souza e Maylson, que não foram criativos ofensivamente e não protegeram bem a zaga, o Brasil apresentou uma força suficiente para assustar os futuros adversários. Sob a batuta de Giuliano, acredito que o Brasil irá evoluir mais e é, sem dúvida alguma, favorito ao caneco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário