segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 34ª RODADA - SÉRIE B

Ponte Preta 2 x 0 Brasiliense
Portuguesa 2 x 1 ABC
Ceará 2 x 0 Bragantino
São Caetano 0 x 0 Ipatinga
Figueirense 3 x 1 Campinense
Bahia 2 x 2 Fortaleza
Vasco 2 x 1 Juventude
Atlético Goianiense 4 x 1 Guarani
Paraná 1 x 1 Duque de Caxias
América 2 x 0 Vila Nova

Olá amigos do FUTEBOLA!

O Vasco garantiu seu retorno à Série A do Brasileirão, porém a Segundona está longe de esfriar. Atlético Goianiense, que goleou o Guarani, Figueirense e Portuguesa, que também venceram na rodada, irão brigar até o final do torneio por uma vaga na elite. Vamos aos comentários da vitória que colocou o Vascão de volta ao seu devido lugar.

Vasco 2 x 1 Juventude – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Acabou o sofrimento! Após a vitória sobre o Juventude, em um Maraca lotado, o Vasco garantiu seu retorno à elite do nosso futebol, ao lugar onde um Tetra-Campeão Brasileiro merece estar.

O Vasco iniciou a partida com Alex Teixeira no banco de reservas e Carlos Alberto na meiúca, com a responsabilidade de abastecer os atacantes Adriano e Élton. Esta até poderia ser uma formação bem interessante, em termos ofensivos, se o trio de volantes formado por Nílton, Allan e Souza, tivessem auxiliado Carlos Alberto na organização ofensiva. Porém, o que se viu durante praticamente toda a partida foi um Carlos Alberto buscando sozinho armar os ataques da equipe. Apesar de alguns passes errados na partida, foi o capitão vascaíno quem organizou a jogada que resultou no primeiro gol do Vasco, marcado por Adriano, após toque de mão de Élton. Após o intervalo, o Juventude voltou melhor, atuou mais tempo no campo ofensivo e conseguiu empatar a partida em uma bola parada que o zagueiro Irineu subiu mais que a zaga vascaína. O jogo até poderia ter complicado mais para o Vasco, mas o goleiro Juninho cometeu pênalti em Adriano, foi expulso, o atacante Mendes teve que ir para o gol, Carlos Alberto sacudiu o filó e, faltando pouco mais de 20 minutos para o fim do jogo, o Juventude não teve poder de reação. Fim de jogo. Início da festa.

De agora até o fim do ano, o Vasco só tem motivos para comemorar. Tudo bem que o discurso de todos é o de que a equipe quer o título, mas o dever já está cumprido. Desde o Roberto Dinamite, passando pelo técnico Dorival Junior e chegando aos jogadores, além dos outros profissionais que ajudaram nessa campanha, o Vasco está de parabéns. O Gigante da Colina soube perfeitamente como percorrer o longo e espinhoso caminho da Série B sem, em momento algum, mostrar prepotência por ser uma das maiores equipes do futebol brasileiro. Falando em humildade, é impossível não elogiar o Carlos Alberto pelo papel desempenhado na missão de reerguer o Vasco. O respeito que o meia demonstrou com a instituição Vasco, durante um período onde realmente não havia espaços para falta de profissionalismo, foi de encher de orgulho qualquer torcedor cruzmaltino. Sei que todos no elenco também mostraram esse respeito, mas no caso Carlos Alberto, ele teve que superar a desconfiança e o olhar torto de muitos que o achavam incapaz de ser o líder de uma missão tão importante.

É inegável que o Vasco sobe para Série A com todos os méritos e alguns excelentes jogadores no elenco. O goleiro Fernando Prass e o já devidamente elogiado Carlos Alberto, são jogadores de primeiro nível e, além deles, jovens como Ramón, Souza e Alex Teixeira mostraram, apesar de uma certa instabilidade, que serão muito importantes se permanecerem em 2010. Ah, claro que não podemos nos esquecer do artilheiro cruzmaltino Élton, que foi muito importante na campanha. Não tenho dúvidas de que Dorival Júnior irá precisar de alguns ótimos reforços para o ano que vem, mas acredito que o Vasco tem tudo para seguir os passos do Corinthians.

PARABÉNS, VASCÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário