segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 37ª RODADA - SÉRIE A

Corinthians 0 X 2 Flamengo
Palmeiras 3 x 1 Atlético Mineiro
Santo André 5 x 3 Náutico
Atlético Paranaense 2 x 0 Botafogo
Fluminense 4 x 0 Vitória
Goiás 4 x 2 São Paulo
Sport 1 x 2 Internacional
Cruzeiro 4 x 1 Coritiba
Avaí 2 x 2 Santos
Grêmio 4 x 2 Barueri

Olá amigos do FUTEBOLA!

Como nesta rodada do Brasileirão todos os jogos ocorreram no mesmo horário, só acompanhei na íntegra um deles. Por este motivo, vou fazer alguns comentários sobre importantes resultados e a análise da vitória do agora líder Flamengo.

Fred, Conca e todo o Fluzão continuam dando um show de bola. A missão ainda não foi cumprida, mas o fato de o Flu passar a semana fora da zona de degola já é um alívio para o seu fiel torcedor. Basta um empate contra o Coritiba para o “Milagre Tricolor” se concretizar e entrar para a história do Brasileirão.

O Botafogo, com muitos desfalques, não segurou o Furacão e entrou na zona de rebaixamento. A esperança do torcedor do Fogão, porém, não pode acabar. A permanência na Série A só depende da equipe e eu acredito que a vitória contra o Palmeiras ocorrerá.

Falando em Palmeiras, bastou o retorno do Cleiton Xavier para o Verdão reencontrar a vitória. O golaçoaçoaço de Diego Souza não pode apagar a importância do retorno do Cleiton à equipe.

Quando todos acreditavam que o Internacional estava morto, eis que surge o Colorado na vice-liderança. O Inter, apesar dos tropeços, merece sim chegar na última rodada brigando pelo título.

Por mais inacreditável que pareça, o São Paulo bobeou de novo. Após a derrota para o Botafogo, pensei que o Tricolor Paulista não fosse mais tropeçar no Campeonato. Me enganei. A derrota para o Goiás colocou o Sampa em 4º lugar e o sonho do Hepta bem mais longe.

Corinthians 0 x 2 Flamengo – Brinco de Ouro, Campinas (SP)

Chegou!

Com mais uma atuação, fora de seus domínios, digna de quem briga pelo título, o Flamengo bateu o Corinthians por 2 a 0 e, contando com a surpreendente (?) goleada do Goiás sobre o São Paulo, assumiu a liderança do Brasileirão.

O início de jogo do Mengão foi arrasador. Em poucos minutos, a equipe teve 3 claras oportunidades de abrir o marcador. Primeiro, Petkovic cobrou córner na cabeça de Álvaro, que acretou a trave. Logo depois, Willians perdeu sozinho, dentro da área, e Bruno Mezenga deu um chute cruzado que passou perto. O Flamengo era muito superior e, para melhorar a situação rubro-negra, Ronaldo sentiu uma fisgada na coxa e teve que ser substituído. O detalhe é que o meia Edu já havia saído, também por contusão. Aos 26 minutos, Toró acertou um lançamento daqueles para saudosista nenhum colocar defeito e Zé Roberto concluiu a jogada com perfeição. Golaço! 1 a 0 Mengão!

Com a vantagem no placar, o Flamengo caiu na bobeira de recuar para segurar o resultado. Com isso o Timão cresceu no jogo. Comandado pela incisiva dupla Jorge Henrique/ Defederico, o Corinthians quase igualou o placar antes mesmo do intervalo. Das chances criadas pela equipe paulista, uma linda jogada de Souza e Defederico, que Ronaldo Angelim salvou sobre a linha, merece destaque. Acredito que esses jogos-treino que o Corinthians vem realizando no Campeonato, onde já não briga por nada faz tempo, estão servindo apenas para “enturmar” o Defederico. Em minha opinião, esse argentino bom de bola vai arrebentar em 2011.

Se antes do intervalo a expulsão do treinador Mano Menezes já deixara a equipe corintiana mais tensa, após o vermelho recebido pelo Chicão, aos 23 minutos do 2º tempo, o Timão ficou ainda mais descontrolado. Na etapa final, diminuiu, e muito, o ímpeto ofensivo das equipes. A entrada do Fierro no lugar do sumido Petkovic não elevou a qualidade ofensiva do Flamengo na partida. Some isso ao grande desgaste do Zé Roberto, por estar sempre presente no setor defensivo, e teremos um Flamengo pouco atuante no campo de ataque. Pelo lado do Timão, Defederico continuava dando muito trabalho à defesa rubro-negra, mas não o suficiente para empatar a partida. Já nos minutos finais, o jovem lateral corintiano Dodô empurrou Léo Moura na área e, apesar da “pirraça” do goleiro Felipe, o próprio Léo fechou o caixão paulista.

Com essa importantíssima vitória, o Flamengo alcançou o que muitos (inclusive eu) achavam impossível, após o empate contra o Goiás: a liderança do Brasieiro. Agora, o Mengão depende exclusivamente de suas forças. Basta uma vitória, contra uma equipe que não briga por mais nada no torneio, para o Fla ser Hexa. É deixar o oba-oba para a torcida e enfrentar o Grêmio como se fosse o último jogo do mundo.

Um comentário:

  1. Fala Diano, até as ultimas rodadas, eu era a favor dos pontos corridos. Mas, e agora? Como ser a favor de um estilo de campeonato que favorece a prática anti-desportiva. O Flamengo merece a liderança, e talvez o título, mas se favorecer da rivalidade regional na última rodada, é extremamente broxante. A briga do lado de baixo vai ser muito mais interessante, pois não tem ninguém favorecido por rivalidades. Já se ve a postura de diretores, torcedores e dos jogadores do Grêmio em relação ao último jogo do campeonato. Então, mesmo que o final do campeonato esteja eletrizante, eu afirmo que no Brasil, infelizmente, o campeonato Brasileiro deve ser deidido no mata-a-mata, pois duvido que o Grêmio entregaria o jogo.
    Abraço

    ResponderExcluir