domingo, 25 de julho de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 11ª RODADA

Avaí 0 x 0 Atlético-MG
Vasco 2 x 0 Atlético-GO
Grêmio Prudente 0 x 0 Vitória
Santos 1 x 0 São Paulo
Cruzeiro 2 x 2 Grêmio
Internacional 1 x 0 Flamengo
Goiás 0 x 2 Atlético-PR
Ceará 0 x 0 Palmeiras
Corinthians 3 x 1 Guarani
Botafogo 1 x 1 Fluminense

Olá amigos do FUTEBOLA!

Botafogo 1 x 1 Fluminense – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Um agitado e quente “Clássico Vovô” terminou com um empate em 1 x 1 que foi muito ruim para ambas as equipes. Com o resultado o Fluminense perdeu a liderança do torneio para o Corinthians e o Botafogo caiu para a zona de rebaixamento.

Apesar de a primeira boa chance de abrir o placar ter sido do Flu, com o estreante Emerson finalizando errado, por cima do gol, um lindo passe do Fred, foi o Botafogo que dominou as ações ofensivas da 1ª etapa. Bem postado no campo de ataque e tomando conta do meio-campo, com destaque para o perigoso Edno e o participativo volante Somália, o Fogão, mesmo sem criar uma claríssima oportunidade de balançar as redes, foi melhor na maior parte do tempo e deu bastante trabalho ao sistema defensivo tricolor. Vale ressaltar aqui a ruim estréia de Belletti pelo Flu, tanto na proteção à defesa quanto na criação ofensiva. Além do já citado arremate do Emerson, que ocorreu aos 6 minutos, o Fluminense só voltou a assustar o goleiro Jefferson no finzinho da etapa, com um belo chute do Fred e um contra-ataque finalizado pelo Carlinhos, sendo ambas as jogadas iniciadas pelo até então sumido Conca. Resumo do 1º tempo: Enquanto o Botafogo se postou ofensivamente e buscou de diversas maneiras sacudir o filó, mesmo sem ter muito êxito, o Fluminense adotou uma postura mais recuada e apostou nos contra-golpes, tendo conseguido organizar apenas um.

As excelentes participações do argentino Conca no final da 1ª etapa voltaram a ocorrer logo após o intervalo. O Fluminense voltou para o jogo com mais atitude ofensiva e, em apenas 3 minutinhos, Conca chegou perto de abrir o placar em duas oportunidades. O Botafogo até tentou voltar a controlar as ações de ataque, com o Somália mandando uma bomba para bela defesa do Fernando Henrique, que mostra a cada jogo que merece mesmo ser o titular do Flu. Entretanto, o contra-ataque tricolor voltou a aparecer e o Fluzão abriu o placar. Primeiro, aos 14 minutos, Leandro Euzébio, que assim como diante do Cruzeiro realizou ótima partida, iniciou um veloz contra-golpe que terminou com Emerson desperdiçando cara a cara com Jefferson. Porém, no minuto seguinte, o “Sheik” não bobeou, aproveitou assistência de Fred após erro grosseiro do Jefferson na saída de bola e abriu o placar. Depois de estrear pelo Flamengo marcando um gol justamente contra o Fluminense, em 2009, Emerson novamente deixou sua marca ao estrear em um clássico.

Depois do gol tricolor o jogo começou a pegar fogo e os jogadores mostraram enorme nervosismo. Aos 18 minutos, o ala-esquerdo do Botafogo, Marcelo Cordeiro, aproveitou a bola deixada só por Fred, que havia se contundido sozinho, e iniciou um perigoso ataque finalizado pelo zagueiro Antônio Carlos. Esta falta de fair play acendeu o pavio do jogo, que ficou muito tenso e com diversos bate-bocas entre os jogadores. Buscando melhorar a produção ofensiva alvinegra, Joel Santana trocou o zagueiro Fahel e o apagadíssimo meia Lúcio Flávio por, respectivamente, Caio e Renato Cajá. E o “Papai” Joel teve sucesso em suas alterações. Em um intervalo de 10 minutos, entre 30 e 40, o Botafogo empatou o jogo, com Edno raspando a cuca cruzamento de Renato Cajá, e criou mais quatro oportunidades de virar o placar. As chances criadas pelo Fogão, em ordem cronológica: Leandro Guerreiro em bomba de longa distância, Edno após bela jogada de Caio, Antônio Carlos carimbando a trave e Caio depois de passe do Somália. O princiapl responsável por esta grande pressão alvinegra não ter alterado o placar foi, sem dúvidas alguma, o goleiro Fernando Henrique, a meu ver o melhor homem em campo. Durante este bombardeio do Fogão, o Fluminense só conseguiu mostrar sinal de vida ofensiva com uma cabeçada do Emerson na trave, após bola parada cobrada pelo Conca, aos 37 minutos.

Depois dos 40 minutos o jogo continuou quente, porém não pelas tramas ofensivas, mas sim por faltas cometidas, com Thiaguinho pelo Flu e Somália e Danny Morais pelo Bota sendo justamente expulsos. Aos 48, Marquinho, em cobrança de falta, obrigou Jefferson a realizar grande defesa e por pouco o Botafogo não recebeu um castigo maior pelas diversas oportunidades mal finalizadas.

TRÊS TOQUES...

- O Vasco passou longe de apresentar um grande futebol na vitória por 2 x 0 diante do Atlético Goianiense, porém o resultado foi importantíssimo. Depois da Copa do Mundo o “Gigante da Colina” conquistou duas vitórias e dois empates e vem superando as expectativas de seus torcedores. Sem ainda poder contar com Zé Roberto, Felipe e Carlos Alberto, o treinador PC Gusmão está realizando um ótimo início de trabalho e a tendência é só melhorar.

- Retrospectos pós-Copa do Mundo: O São Paulo possui três derrotas e um empate enquanto o Internacional conquistou quatro vitórias seguidas. Impossível dizer que estes últimos resultados não influenciarão no duelo semi-final da Taça Libertadores, que ocorrerá nesta próxima quarta-feira. O clima vivido no Colorado pelos resultados e pelas recentes contratações de Renan, Tinga e Rafael Sóbis é absurdamente melhor do que a panela de pressão que é o Tricolor Paulista.

- Contando com mais uma excelente atuação do meia Bruno César, o Corinthians bateu o Guarani e retomou a liderança do Brasileirão na despedida do Mano Menezes. Adílson Batista, futuro treinador do Timão, terá um baita elenco em suas mãos e tem tudo para conseguir o título que não conquistou com o Cruzeiro, apesar de ter realizado um grande trabalho no clube mineiro.

3 comentários:

  1. Meu caro amigo, esse botafogo é um mistério. Queria saber, na sua visão, se o botafogo vai melhorar com a entrada do Mago e do Marcelo Matos.

    Abração cara

    ResponderExcluir
  2. Fala aí, Nelsinho.

    Tenho certeza absoluta de que com a entrada do Maicosuel o Botafogo vai melhorar bastante. O Lúcio Flávio, que é o principal responsável pela organização das jogadas de ataque, está vivendo de bolas paradas e o Mago, mesmo se não repetir aquele monstruoso futebol de sua primeira passagem, fará mais do que o LF.

    Sobre o Marcelo Matos, acredito que a melhora não será tão visível, pois com um tempinho de entrosamento o Somália poderia fazer uma bela dupla de volantes com o Leandro Guerreiro. Neste jogo contra o Flu mesmo o Somália teve uma ótima participação, apesar da tola expulsão no final. Porém, se o Joel quiser atuar no esquema 4-4-2, precisára de volantes mais marcadores e, aí sim, o Marcelo Matos pode render mais do que o Somália.

    Além destes dois, ainda tem a volta do "Loco" Abreu, que está de férias enquanto o time precisa absurdamente dele.

    O Botafogo tem material e treinador para montar um ótimo time. Porém, a meu ver, mesmo com esta equipe que vem atuando pós-Copa do Mundo os resultados eram para ser melhores.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala ai..blz?!
    Estive no Engenhão, e gostaria de destacar também o estado do gramado, cheio de areia, que inclusive serviu de desculpa pro "erro grosseiro" do Jefferson; além da estranah dificuldade da torcida visitante de entrar e sair do estádio; visto que na entrada havia apenas 4 roletas em um dos setores, e na saida, não abriram todos os portões, aglomerando a torcida dentro do estadio e gerando grande tumulto.
    No mais, concordo com sua análise, o tricolor repetiu as decepcionantes atuações contra raposa e o peixe, mesmo que tenha obitido bons resultados. Acho que próximo jogo, visto que Gum está suspenso, é uma boa hora para retornar ao 442. O Botafogo, acredito que melhorará com a entrada do maicosuel alem do retorno do jobson, pois haverá uma maior variação de jgadas, uma vez que os ultimos gols do bota parecem replay!Vai depender tb da disposição do Joel de abrir um pouco o time e aumentar o poder de criação e de atauqe da equipe.
    E por último, no estádio já tive essa impressão, vendo o jogo novamente pela TV apenas confirmei; a arbitragem não influenciou o resultado. Jogadores reclamarem até é compreensivel, mas o presidente falar o que falou, especialmente desse jgo?! Lamentavel, troca-se o comando, permanecem os habitos. Excluindo o impedimento que no estádio tds viram , menos o bandeira, que o M. Cordeiro estava em condição; as expulsões foram corretas. Tudo bem, Mariano podia ter sido adivertido ou excluido do jgo?!Ateh podia, mas o Marcelo Cordeiro estava no mesmo patamar, ao ponto de chutar a bola no Thiaguinho caido.
    Enfim, agora é acompnahar Libertadores e a final da Copa do Brasil.
    Vlw..
    Saudações Tricolores
    ronie attayde

    ResponderExcluir