quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PAPO CABEÇA - ZICO É DIFERENTE

Olá amigos do FUTEBOLA!

A partir de hoje irei dividir com vocês uma das maiores, senão a maior, experiência esportiva de minha vida. Entre os dias 20 e 24 de novembro ocorreu, pela primeira vez em solo brasileiro, a Soccerex Global Convention. Com a alcunha de maior evento de negócios futebolísticos do planeta, a Soccerex contou com palestras de altíssimo nível, workshops e uma grande feira de negócios com a presença de clubes nacionais e internacionais, empresas dos mais diferentes ramos, Governos Estaduais e representantes de países que querem sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022.

Tive a oportunidade de estar presente nesta grande convenção esportiva como integrante da equipe de acessoria de imprensa do próprio evento, a Media Guide, e não tenho palavras para agradecer a todos os companheiros – Manoela, Diogo, Flávia, Elisa, Diego, Nelson e Caio. Do fundo do coração, muito obrigado.

Nas próximas semanas estarei postando aqui no blog como foram os meus contatos com figuras de enorme relevância do futebol brasileiro, como Zico, Roberto Dinamite, Maurício Assumpção, Eurico Miranda, Amarildo “O Possesso”, Jorginho, Wilson Gottardo, e muito mais. Alguns bate-papos foram maiores e outros apenas uma perguntinha, porém todas as respostas que consegui foram de enorme valia.

Para começar, escolhi compartilhar com vocês como foi o meu primeiro contato profissional com o maior ídolo da torcida do Flamengo: Arthur Antunes Coimbra. Zico esteve presente ao evento dividindo uma mesa de debates com o Capitão do Tri Carlos Alberto Torres e o treinador do Tetra Carlos Alberto Parreira. Na platéia estavam outros Campeões do Mundo como Jorginho e Paulo Sérgio além da nossa maior promessa Neymar. Ao fim do debate, mais de 90% dos jornalistas presentes voaram na direção do Neymar para conseguir alguma palavra no garoto, enquanto os outros se dividiram tranquilamente entre os já consagrados. E de repente lá estava eu, gravador em punho, ouvindo Zico falar. Então, entre uma pergunta e outra dos repórteres, surgiu um intervalinho de dois segundos. Aproveitei a brecha e, com o coração a 200 por hora, mandei a pergunta: “Zico, sobre a relação entre a física e a técnica, comparando a sua época e a de hoje, como você vê esta relação?”. Amigos, confesso que só fui conseguir assimilar a resposta na íntegra quando escutei a gravação, pois somente enquanto o Galinho respondia que a ficha começou a cair.

Antes de lhes passar a resposta do Zico, queria fazer uma observação. Como citei anteriormente, conversei com diversas personalidades durante minha participação na Soccerex e algumas características destas muito me marcaram, como por exemplo a humildade do Amarildo e a irreverência do Paulo Cézar Caju. No entanto, o Zico tinha uma característica diferente. Não sei explicar bem, mas seu jeito de falar, de atender os fãs, de responder aos repórteres o deixava com uma aura diferente. Em alguns momentos até parecia estar iluminado.

Bom, amigos, chegando ao fim da primeira postagem sobre a minha presença na Soccerex, vamos então à resposta do Zico para a minha pergunta comparando a técnica e a tática de sua época com a de hoje. “Talvez na nossa época a gente treinasse muito mais fundamentos do que se treina hoje. Talvez hoje a maioria dos clubes dêem mais enfâse ao trabalho tático e de equipe do que propriamente ao desenvolvimento individual dos fundamentos do jogador. Na minha época se trabalhava muito isso (fundamentos) e eu sou um técnico que trabalha muito isso. Eu não abro mão do desenvolvimento individual do jogador para que ele possa colocar esse melhor para a equipe”.
Até a próxima, amigos.

Um comentário:

  1. Ihhhh.. histórias sensacionais virão por ae!

    Esse blog nunca mais será o mesmo..

    Abraço, cara!

    ResponderExcluir