domingo, 27 de fevereiro de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 - TAÇA GUANABARA - FINAL

Flamengo 1 x 0 Boavista – Engenhão

É Campeão! Com um golaço de falta assinado por Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo bateu o Boavista, conquistou o tradicional caneco da Taça Guanabara e declarou abertou o carnaval para o torcedor rubronegro.

Enquanto o Boavista entrou em campo com o mesmo onze que havia eliminado o Fluminense, organizado no 4-2-3-1 e formado por Thiago; Bruno Costa, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Júlio César e Edu Pina; André Luís, Leandro Chaves, Tony e Frontini, o Flamengo veio diferente para a decisão. De maneira até certo ponto surpreendente, Luxemburgo optou pela escalação do meia argentino Bottinelli, deslocando o Ronaldinho para a posição de centroavante. Sendo assim, o Rubronegro começou a decisão esquematizado no 4-3-2-1 com: Felipe; Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians e Renato; Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho.

Embalado pela sua torcida, que lotava o Engenhão, o Flamengo iniciou o duelo com bastante ímpeto ofensivo e tentando encurralar o Boavista. E em menos de 15 minutos o Fla criou duas boas oportunidades de balançar as redes, uma com o Thiago Neves, que quase aproveitou bela jogada de Ronaldinho pela esquerda, e outra com o Léo Moura, em arremate cruzado que passou perto do poste. No entanto, o volume do ataque rubronegro diminuiu e até a metade da 2ª etapa o goleiro Thiago praticamente não trabalhou. Se no 1º tempo Bottinelli não conseguiu dar qualidade e velocidade ao time nas trocas de passes, após o intervalo, o Negueba, que entrou em seu lugar, pouco foi explorado. Thiago Neves e Renato estiveram pouco produtivos, com o primeiro prendendo a pelota em demasia e o segundo sem presença ofensiva. Nem mesmo Léo Moura, talvez a principal arma de ataque da equipe, conseguiu penetrar no organizado e povoado sistema defensivo do Boavista. Ronaldinho Gaúcho? Se movimentou e tentou alguns passes mais efetivos, mas não foi o suficiente para colocar o Fla em vantagem.

Diante de um Flamengo que encontrava enormes dificuldades para superar a retaguarda verde, com destaque para o zagueiro Gustavo que esteve em ótima jornada, e de um Boavista que nem pensava em atacar, temendo deixar espaços em seu campo, a bola parada se tornou peça-chave no confronto. O Renato foi o primeiro a arriscar, disparando um de seus torpedos no início do 2º tempo, porém foi somente aos 26 minutos que o torcedor rubronegro pôde soltar o grito de gol, quando o Ronaldinho, como se possuísse uma régua amarrada na chuteira, cobrou uma falta com enorme precisão e sacudiu o barbante. Era impossível saber quem estava mais feliz: Ronaldinho, seus companheiros ou os torcedores. Do gol flamenguista até o final, o Boavista tentou colocar as manguinhas de fora e empatar a partida, contudo não apresentou poder ofensivo para tanto, principalmente depois da expulsão do Frontini, aos 34 minutos.

Desde a primeira partida do Estadual, diante do Volta Redonda, e mais claramente a partir da difícil estréia de Ronaldinho contra o Nova Iguaçu, os jogadores flamenguistas estão conseguindo mesclar a seriedade necessária para um prossional com a alegria de quem é apaixonado pelo futebol de maneira muito bem sucedida. E quem mais ganha com isso é o torcedor rubronegro, que tem todos os motivos para estar sorrindo de orelha a orelha.

PARABÉNS, MENGÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário