sábado, 26 de fevereiro de 2011

O QUE ACONTECEU COM O CAMPEÃO BRASILEIRO?

Olá amigos do FUTEBOLA!

“O que aconteceu com o Campeão Brasileiro?” é a pergunta do momento no futebol carioca. O Fluminense começou sua temporada 2010 batendo os times de menor porte pelo Cariocão e com o atacante Fred apresentando um grande futebol. Tudo caminhava relativamente tranquilo para o Tricolor até que... Derrota para o Botafogo no “Clássico Vovô”, empate na estréia da Libertadores contra o Argentinos Juniors jogando no Engenhão, eliminação da Taça Guanabara para o Boavista e, por fim, outro empate em casa pela Libertadores, desta vez contra o Nacional. O que aconteceu com o Campeão Brasileiro?

O ruim momento vivido pelo Fluminense neste mês de fevereiro pode ser relacionado com diversos fatores. O primeiro destes que vem à cabeça é a fase do argentino Conca, líder técnico da equipe, que ainda não conseguiu reencontrar seu grande futebol após a cirurgia no joelho. Outra explicação para os recentes resultados está no sistema defensivo da equipe, um verdadeiro queijo suiço. Mais um motivo? Muricy Ramalho, de acordo com matéria do Diário Lance!, “anda esquisito” e seu “estilo durão estaria extrapolando a normalidade e minando lentamente sua relação com jogadores e alguns membros da comissão técnica, que mal estariam sendo cumprimentados”. E vejam que nem estou citando as contusões de Fred, Emerson e Deco, pois para conquistar o caneco nacional em 2011 o Flu conseguiu superar estes problemas. Pois é, amigos, o que não faltam são motivos para tentar explicar “o que aconteceu com o Campeão Brasileiro”?

Além destes fatores citados e de outros que já escutei em conversas sobre o tema, um outro que considero muito relevante pouco vem sendo destacado: a verdadeira zona tática que virou o Fluminense em 2011. Reparem nos esquemas táticos escolhidos por Muricy Ramalho para as três partidas mais importantes que o Flu disputou até o momento.

FLUMINENSE 2 X 2 ARGENTINOS JUNIORS



FLUMINENSE 2 (2) x (4) BOAVISTA


FLUMINENSE 0 X 0 NACIONAL


O Fluminense tinha tudo para iniciar a temporada 2011 com a vantagem de poder contar com praticamente todos os que foram campeões em 2011, exceção do centroavante Washington. E mais, ainda reforçou o elenco com Diego Cavalieri, Edinho, Souza, Rafael Moura e Araújo, jogadores que poderiam, com o tempo, conquistar a vaga de titular em uma equipe que já possuía uma base. Mas não, não é o que está ocorrendo. A impressão que tenho é a de que Muricy está começando um trabalho do zero. O que foi Willians de titular na estréia da Libertadores? E Digão voltando de longo período parado para atuar como lateral-direito? E Mariano, melhor lateral-direito de 2010, deslocado para o meio-campo? E Edinho e Valencia atuando ora como zagueiros, ora como volantes? Será que a fase péssima vivida pelo sistema defensivo menos vazado do Brasileirão de 2010 não tem relação com este caos tático?

O Muricy escolheu a pior hora para realizar testes na equipe tricolor. Ainda estamos no início do ano e ele tinha nas mãos tudo que um treinador sonha neste período, ou seja, uma equipe que já organizada e que se conhece. Fazer experiências em fevereiro, durante a Libertadores, não me entra na cabeça.

Um comentário:

  1. É, Diano, como você postou aí, as várias mudanças táticas podem ter prejudicado um pouco a equipe. O elenco é o mesmo, o treinador não mudou também. Na Libertadores, se o Fluzão não vencer fora de casa, a classificação pode complicar.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir