quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COPA DO BRASIL - 1ª RODADA

Murici 0 x 3 Flamengo – Estádio Rei Pelé, Maceió (AL)

Em um duelo muito mais difícil do que o esperado, o Flamengo bateu o Murici por 3 x 0 e garantiu a vaga na próxima fase da Copa do Brasil sem a necessidade do jogo de volta.

Atual Campeão Alagoano, o Murici realizou uma 1ª etapa de surpreendente bom nível. Talvez por estar enfrentando um adversário do porte de um Flamengo, talvez pelo jogo estar sendo transmitido para todo o país pela tv aberta, o Murici esteve muito ligado na marcação, concentrado taticamente e levou perigo para o goleiro Felipe em duas oportunidades. Ofensivamente falando, nesta etapa, a dupla do Murici, Gustavo e Everlan, esteve – acreditem, amigos – mais participativa e produtiva do que a formada por Ronaldinho e Thiago Neves, apesar de a dupla rubronegra ter conseguido arquitetar um contra-ataque que o Deivid finalizou na trave. Diga-se de passagem, esta foi a única boa trama ofensiva organizada pelo Fla na 1ª etapa.

Após o intervalo, o Flamengo voltou o mesmo, tanto no papel quanto na postura em campo, e quem criou a primeira opotunidade de gol da etapa foi o Murici, com o atacante Franco. Porém, vieram as alterações que mudariam a partida. Em um intervalo menor do que 10 minutos, o Flamengo colocou Egídio, Fierro e Negueba em campo, enquanto o Murici tirou o habilidoso Gustavo para a entrada do Edvaldo, um jogador apelidado de “Rambo” e que só possui características defensivas. Resultado: o Flamengo encorpou ofensivamente, o Murici perdeu um dos seus dois principais focos de ataque e os gols rubronegros saíram naturalmente. Em ordem cronológica: Ronaldinho Gaúcho aproveitou belo cruzamento de Léo Moura e sacudiu o filó de cabeça, Renato mandou um tijolo e contou com as colaborações do goleiro Dias e do campo molhado para ampliar a vantagem e, por fim, já aos 45 minutos, o garoto Negueba recebeu a pelota após trama do Ronaldinho e do Thiago Neves e fechou o placar.

Um ponto merece ser destacados destes poucos mais de 20 minutos de bom futebol do Flamengo. Após a entrada do Negueba no lugar do Deivid, aos 18 minutos, o Ronaldinho foi jogar centralizado, deixando o próprio Negueba e o Thiago Neves como responsáveis pela armação das tramas ofensivas. E não é que o Gaúcho deu certo de centroavante! Além de ter marcado um gol digno de camisa 9, Ronaldinho apareceu bem mais para o jogo quando esteve mais avançado do que quando circulou pela intermediária do Murici. Não é que eu esteja dizendo que o Ronaldinho deve ser o centroavante do Flamengo já na próxima partida, a semi final da Taça Guanabara contra o Botafogo, mas esta evolução que o craque apresentou nesta partida, após a troca de posições, merece ser comentada e observada.

Além de conquistar a vaga na classificação de maneira direta, o Flamengo também se beneficiou por lucrar pouco mais de 300 mil reais, já que em caso de eliminação do mandante em apenas um jogo a renda é dividida e se houver a necessidade do jogo de volta ela fica com o anfitrião. Se tivesse que atuar contra o Murici, no Rio de Janeiro, o Flamengo nunca conseguiria esta quantia, além, é claro, de desgastar ainda mais os seus jogadores.

JOGADAS RÁPIDAS!

- Outro carioca que estreou na Copa do Brasil foi o Bangu, que conseguiu excelente vitória de 3 x 1 contra a Portuguesa. Autor de 2 gols, o meia Thiago Galhardo teve mais uma grande atuação pelo alvirrubro. Olho nele!

- Diferentemente do Corinthians, que já até foi eliminado da Libertadores, e de Fluminense e Internacional, que apenas empataram na estréia do torneio continental, o Cruzeiro começou com tudo na campetição e sapecou 5 x 0 em ninguém menos do que o Estudiantes (ARG). Impossível estrear de melhor maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário