sábado, 25 de junho de 2011

PAPO CABEÇA - O QUE ESPERAR DE NEYMAR?

O protagonismo na conquista da Copa Libertadores de 2011, ainda aos 19 anos, deixou no ar a pergunta: “O que esperar de Neymar?”.

Pelo estilo e até pelo clube por onde apareceu para o mundo, a primeira tentativa de previsão para o futuro de Neymar aponta para Robinho. O “Rei das Pedaladas” é um dos jogadores de mais alto nível do futebol mundial – possui nada menos do que cinco títulos de Campeonatos Nacionais, com o Santos (2002 e 2004), o Real Madrid (2007 e 2008) e o Milan (2011), todos, em menor intensidade no clube merengue, com destacada participação. No entanto, espero mais do Neymar.

Em relação aos novos craques de sua faixa etária, com destaques para o companheiro Ganso, o tricolor Lucas e o mais experiente, apesar de apenas 21 anos, Alexandre Pato, Neymar começa a se sobressair. Ganso, Lucas e Pato são jogadores que prometem um futuro mais brilhante do que o presente, o que é de deixar o torcedor brasileiro com um largo sorriso, mas espero mais do Neymar.

É claro, lógico, óbvio e evidente que o extrovertido craque santista ainda tem muito a aprender e a evoluir. Fisicamente precisa se tornar mais forte, sem, porém, perder a ginga; taticamente vai saber a ser útil sem a bola nos pés, tanto ao ajudar na marcação como para aproveitar o medo que os defensores possuem dele e abrir espaços para os companheiros; psicologicamente vai aprender o que a vida ainda tem para ensinar a um garoto de 19 anos; tecnicamente vai potencializar este dom divino para tratar a bola que lhe foi dado.

Hoje, penso que o Neymar será capaz de conquistar tudo que os grandes nomes do nosso futebol conseguiram. Que o seu futebol irá conquistar o mundo. Talvez seja difícil explicar com palavras o por quê de eu esperar tanto deste menino de cabelo estranho, mas quando a bola está nos seus pés e ele avança rumo à meta adversária, vejo as portas do mundo se escancararem.

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Neymar Jr. (era assim que estava escrito nas costas da camisa dele), só existe porque existe Ganso (e vice versa). Pelo histórico, jogadores habilidosos que saem do Brasil, ganham corpo e perdem a habilidade (isso sem falar também no assédio das "mocas descontraidas"). Tomara que eu esteja errado e o moleque se de bem. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir