domingo, 28 de outubro de 2012

OLHO TÁTICO - PREMIER LEAGUE 2012/2013 - 9ª RODADA - MANCHESTER UNITED
















Muita rivalidade, técnica apurada, vontade, erros de arbitragem e um prato cheio para análises táticas. Assim foi o disputado confronto entre Manchester United e Chelsea que terminou com uma vitória dos “Red Devils” no Stamford Bridge que não ocorria há dez anos. Findada a 9ª rodada, o Chelsea permanece na liderança da Premier League com 22 pontos, seguido, muito de perto, pela dupla da cidade de Manchester – United e City – ambos com 21.

Sempre com dez homens atrás da linha da bola – a exceção era o centroavante van Persie – o Manchester United armou, durante pouco mais de 20 minutos, um esquema intransponível e ao mesmo tempo letal. Enquanto o Chelsea sofria para encontrar centímetros vazios no campo de defesa vermelho, o United precisou apenas de dois potentes ataques para, em 12 minutos, colocar 2 a 0 no placar, gol contra de David Luiz após finalização de van Persie na trave e outro do próprio holandês. Como prova de que o comprometimento defensivo do time comandado por Alex Ferguson não o impedia de se lançar para frente, o primeiro tento teve início em jogada de Ashley Young e Rooney, enquanto o segundo dos pés de Rafael e Valencia.

Contudo, existe uma linha tênue entre uma postura defensiva sólida com rápidas saídas na busca pelo gol e outra onde o recuou excessivo permite ao rival ganhar volume de jogo e criar chances em sequência. Para os que acompanham o Brasileirão, é o que tem ocorrido constantemente com o Fluminense, cuja estratégia de segurar a vantagem não tem dado sossego ao Diego Cavalieri. Assim, num piscar de olhos, o United encontrava o Chelsea todo em seu campo, não tinha ideia de como parar o trio Mata/Oscar/Hazard e via o goleiro De Gea realizar defesas milagrosas. Defesas estas que não foram suficientes para impedir o empate azul – gol de falta do Mata (43 minutos do 1º tempo) e de cabeça do Ramires após assistência do Oscar (7 minutos do 2º tempo).

Após o gol de empate nascido de pés e cabeça brazucas, o cenário era o de um Chelsea prontinho para a virada. Aí, uma escapada do Ashley Young terminou em expulsão do Ivanovic e uma interpretação de simulação do Fernando Torres pelo árbitro deixou o Chelsea com nove em campo. Faltavam pouco mais de 20 minutos e, já com Chicharito ao lado de van Persie e Giggs como volante para qualificar o passe (Rooney e Cleverley foram os que saíram), os “Red Devils” se lançaram com tudo em busca da vitória, que veio em gol impedido do Chicharito, aos 29 minutos. 

Um comentário:

  1. E quem poderia apostar que uns dias depois teríamos um novo confronto entre estes dois times tão espetacular!

    ResponderExcluir