terça-feira, 16 de abril de 2013

A SAÍDA DE DEDÉ EXPÕE O CAOS NA COLINA



Quando o Vasco perdeu, quase que numa tacada só, Fagner, Allan, Rômulo e Diego Souza para o futebol estrangeiro, foi uma demonstração de que, apesar do ótimo momento que vivia dentro dos gramados, o clube de São Januário fraquejava administrativa e economicamente. Depois, a saída para os Estados Unidos de Juninho Pernambucano, maior ídolo recente da história cruz-maltina, expôs ainda mais a anemia. Nenhuma destas perdas, porém, deixa transparecer mais a situação caótica vivida na Colina do que a negociação de Dedé com um clube brasileiro – provavelmente o Cruzeiro, talvez o Corinthians.

O que Dedé jogou em 2010 e, principalmente, 2011, não está no gibi – diriam os antigos. Em São Januário, deixou de ser o atabalhoado zagueiro que havia feito dupla com Júnior Baiano no Volta Redonda para se tornar “O Mito”, “Dedeckembauer”, “Não vi Pelé, mas vi Dedé”... Brincadeiras e exageros à parte, os torcedores vascaínos tinham argumentos diante de um confronto contra o Santos do Neymar, o São Paulo do Lucas, o Flamengo do Ronaldinho Gaúcho... “Nós temos o melhor zagueiro do Brasil!” – gritavam. E isso os fazia um bem enorme. Sérgio Cabral, o pai, Vasco de corpo e alma, chegou a declarar: “Vejo futebol há mais de 60 anos e nunca vi um zagueiro brilhar tanto”.

A venda de Dedé para o futebol europeu, árabe, japonês, norte-americano, zimbabuano, surinamês, lunar ou marciano deixaria o cruz-maltino triste. Mas não humilhado. Ver o zagueiro com a camisa azul cruzeirense ou a alvinegra corintiana, porém, será a declaração carimbada, timbrada e assinada da atual fraqueza do Vasco, que não permite sequer segurar um ídolo diante do assédio de rivais. E não porque Dedé seja ganancioso e parta em busca de alguns tostões a mais, mas porque o Vasco não possui condições de arcar com os mínimos compromissos para mantê-lo.

Como dizia o jornalista Benjamin Wright, “o futebol é uma caixinha de surpresas”. O Palmeiras deixou o ídolo argentino Barcos ir embora para o Grêmio e, mesmo assim, consegue caminhar no Paulistão e na Libertadores. É impossível decretar, agora, o futuro vascaíno em caso de saída do Dedé, mas as previsões são as de que a nau cruz-maltina encarará um baita de um maremoto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário