sábado, 6 de abril de 2013

AMISTOSO INTERNACIONAL - BOLÍVIA X BRASIL


Bolívia 0 x 4 Brasil – Estadio Tahuichi Aguilera de Santa Cruz, Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

No “Jogo da Paz e Amizade”, Brasil passa fácil pela Bolívia e conquista sua primeira vitória após o retorno de Felipão.

Antes mesmo das análises táticas e técnicas que envolveram o amistoso, vale destacar a volta da Seleção Brasileira como protagonista de um jogo cuja importância social supera a esportiva, o que não ocorria desde o ano de 2004, quando visitou o Haiti. Desta feita, a missão principal da “Embaixada de Chuteiras” era demonstrar um sentimento de amizade para com os bolivianos, sentimento este que foi ferido após o assassinato do garoto Kevin Espada por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians num duelo deste contra o São José, em Oruro, há pouco mais de um mês.

O futebol tem uma capacidade enorme de integrar e aproximar, e talvez nenhum símbolo seja tão adorado no Planeta Bola como a Seleção Brasileira. Apesar dos problemas em relação à distribuição da renda (família Espada, jogadores bolivianos Campeões da Copa América de 1963, Federação Boliviana de Futebol), é bom ver que o futebol brasileiro continua querido e capaz de promover alegria aos nossos vizinhos. Vamos ao jogo!

Com apenas quatro titulares que fizeram parte do onze inicial que empatou com a Argentina, pelas Eliminatórias, há menos de duas semanas, a Bolívia foi para o amistoso montada pelo Xavier Azkargorta no 4-2-3-1 com: Galarza; Diego Bejarano, Zenteno, Eguino e Marvin Bejarano; Melean e Veizaga; Arce, Rojas e Campos; Marcelo Moreno. Formada somente por nomes que atuam no “futebol tupiniquim”, o Brasil foi organizado pelo Luiz Felipe Scolari no 4-2-3-1 com: Jefferson; Jean, Dedé, Réver e André Santos; Ralf e Paulinho; Jádson, Ronaldinho e Neymar; Leandro Damião.

Santa Cruz de la Sierra encontra-se a 400 metros acima do nível do mar, o que significa que o Brasil não precisou se preocupar com a temida altitude. Assim, desde o início, os “canarinhos” partiram com tudo para cima da esburacada retaguarda verde e, com apenas três minutos, uma envolvente jogada iniciada por Ronaldinho, desenvolvida por Jádson e Jean, e finalizada por Leandro Damião, inaugurou o placar.  Minuto após minuto a Seleção criava oportunidades para ampliar o escore, que iria para o intervalo apontando 3 a 0: Neymar foi duas vezes às redes.

O Brasil voltou do intervalo com nove jogadores a sonhar com uma cama confortável e Ralf e Osvaldo na busca por garantir um lugar em futuras convocações. A Bolívia até tentou se aproveitar da sonolência brasileira, mas as limitações técnicas e as substituições a granel não a permitiram. Nos acréscimos, Paulinho, Pato e Osvaldo tramaram ótimo lance que Leandro concluiu para dar números finais ao amistoso.

No resumo da ópera, Ronaldinho e Neymar construíram a vitória mesmo sem muito se esforçarem, enquanto Ralf, Leandro Damião e Osvaldo – pela dedicação e bom futebol – souberam aproveitar a oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário