terça-feira, 11 de junho de 2013

AS INTERROGAÇÕES DE FELIPÃO

Curto e sem ser grosso: o Brasil entra na Copa das Confederações para ganhar. As cinco estrelas sobre o escudo nos credenciam a qualquer campeonato. Ser um dos favoritos, porém, não apaga o fato de que Felipão precisará montar o seu time ao longo da competição.

David Luiz ou Dante ou os dois? Luiz Gustavo ou Fernando ou os dois? Paulinho ou Hernanes ou os dois? Hulk ou Lucas? Oscar escuta o apito inicial do campo ou do banco? A cabeça de Felipão deve estar a mil, assim como a cabeça do torcedor que se preocupa com a Seleção e sabe da importância da Copa das Confederações. Dentre as dúvidas de Scolari, a menor é a escalação de David Luiz como volante ou zagueiro. O cabeludo do Chelsea jogou à frente da zaga apenas uns minutinhos contra a França, quando a vitória já estava decidida, e deve ser mesmo defensor. As interrogações na cuca do treinador estão, principalmente, no setor de meio-campo.

Sumido nas etapas iniciais diante da Inglaterra e da França, Paulinho se soltou quando teve Fernando e Hernanes ao seu lado – fez o gol de empate contra os ingleses e puxou o contra-golpe do segundo tento diante dos franceses. Falando em Hernanes, o camisa oito foi de grande eficiência ofensiva nos últimos dois amistosos: acertou um tijolo no travessão que Fred aproveitou o rebote para fazer 1 a 0 na Inglaterra e transformou em gol um belo contra-ataque diante da França. Em todos estes momentos de Paulinho e Hernanes que resultaram em bola na rede Oscar não estava em campo. Logo o Oscar, que talvez tenha sido o melhor jogador brasileiro somando-se os dois amistosos recentes.

Com certeza a decisão de Felipão por seu meio-campo ideal só virá com o caminhar da Copa das Confederações. Assim como quem será o titular dentre Hulk e Lucas. Hulk consegue mesclar intensidade, força e luta com bom futebol. É boa opção pelos flancos, mas a torcida brasileira gosta mesmo é do Lucas, que tem correspondido quando entra: dos cinco gols canarinhos contra Inglaterra e França, participou diretamente de três. Lucas não parece mais estar naquele grupo dos jogadores reservas que podem entrar para colocar fogo no jogo. É titular absoluto do estrelado PSG e está louco para ser também da Seleção.

Hoje, às vésperas da Copa das Confederações, Felipão ainda não tem seu time pronto. Pelo contrário, está longe disso. Mas, pelo menos, tem as opções para buscar a melhor formação. E terá que fazê-lo durante uma competição que vale muito, e que a história e a torcida da Seleção não a permitem encarar como laboratório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário