quinta-feira, 20 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 - O PLACAR

Espanha 10 x 0 Taiti - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Os mais de 70 mil presentes ao Maracanã não estavam preocupados com o placar do confronto entre Espanha e Taiti. Talvez os que apostaram uma graninha em bolões estivessem, mas a grande maioria queria mesmo era fazer a festa com um golzinho dos simpáticos taitianos.

Quanto mais a Espanha encaçapava bolas na rede, mais o Maracanã se energizava por um gol do Taiti. A Espanha fez um, dois, três e a torcida respondeu: “Ta-i-ti!!! Ta-i-ti!!! Ta-i-ti!!!”. Quatro, cinco, seis e o Maraca uníssono gritou “Olé!” para as trocas de passes taitianas, que, diga-se de passagem, duravam alguns poucos segundos. Sete, oito, nove e “Ihhhh!!! Vamos virar, Taitiiiii!!! Vamos virar, Taitiiiii!!!”. Aí saiu o décimo gol espanhol. Na hora me veio à cabeça um Fluminense versus Goytacaz pelo Carioca de 1976. Quando a “Máquina Tricolor” de Rivellino colocou 9 a 0 no placar, os autofalantes do estádio anunciaram: “A SUDERJ informa: o marcador não tem 10”.

No exato momento em que a Espanha chegou ao gol dez, minha reação foi buscar com os olhos o placar do Maracanã para verificar se ele “ia a dez”. Olhei pra cá, pra lá e lembrei-me que não existe mais placar no estádio. E vejam que ironia: no jogo em que o resultado pouco importava, senti falta do placar do Maracanã.

Não existe lógica para a ausência do placar no Maracanã. As histórias contadas pelo inigualável “Canal 100” não seriam as mesmas sem o placar, além de que muitos fotógrafos já o utilizaram como pano de fundo para produzir verdadeiras obras de arte. Mas agora, infelizmente, os locutores esportivos estarão mentindo quando gritarem “o placar do Maraca aponta....”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário