quarta-feira, 5 de junho de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 - 4ª RODADA – VASCO X ATLÉTICO MINEIRO

Vasco 2 x 0 Atlético Mineiro – Estádio da Cidadania, Volta Redonda (RJ)

Em noite de brilho de seu goleiro Michel Alves, Vasco passa pelo remendado Atlético Mineiro e diminui a pressão na Colina.

Para se recuperar das duas derrotas seguidas, o Vasco contava com o retorno de Carlos Alberto, após quase dois meses longe dos gramados, e foi organizado pelo Paulo Autuori no 4-3-2-1 com: Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Nei; Sandro Silva, Pedro Ken e Wendel; Carlos Alberto e Alisson; Edmílson. Com ausências do mais alto nível – Réver, Bernard, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho – o Atlético Mineiro foi montado pelo Cuca no 3-5-2 com: Victor; Gilberto Silva, Leonardo Silva e Richarlyson; Marcos Rocha, Leandro Donizete, Pierre, Josué e Luan; Guilherme e Jô.

Na teoria, o Vasco apostaria dupla Carlos Alberto/Alisson atrás do centroavante Edmilson, enquanto o Atlético Mineiro estava armado para avançar pelos flancos, com Marcos Rocha, pela direita, e Luan, pela esquerda. Na prática, porém, a primeira etapa foi mais brigada que jogada. Cruz-maltinos e atleticanos lutaram bastante pela bola e com a bola. Em outras palavras, dentre as estruturas fundamentais para um bom desempenho – técnica, tática, psicológica e física –, foi na técnica que ambos os times mais deixaram a desejar. Mas como as defesas também estavam dormidas, os goleiros tiveram que trabalhar. Nos primeiros minutos, Carlos Alberto cabeceou uma bola que Victor salvou no reflexo e arrematou outra que passou pertinho do poste. Depois, foi Michel Alves quem garantiu o zero no placar com três difíceis defesas.

Apesar de Cuca substituir Guilherme por Alecsandro, o jogo voltou no mesmo ritmo: com mais disposição que inspiração e boas defesas de Victor e Michel Alves – que evitou gol quase certo do Alecsandro e, a esta altura, já se colocava como o melhor homem em campo. Aos 17, Autuori trocou Carlos Alberto e Edmílson por Dakson e Tenório. A partir daí, o Vasco viveu seu melhor momento no jogo, com os volantes Pedro Ken e Wendel mais presentes no campo de ataque. O gol, que não veio em cabeçada do Dakson e novo voo do arqueiro Victor, chegou aos 23 minutos, na jogada mais refinada da partida: Alisson tabelou com Wendel e guardou a criança no berço. Na base do bumba-meu-boi, o Atlético partiu em busca do empate, que quase chegou no apagar das luzes, com Alecsandro e Luan, mas lá estava Michel Alves para guardar a meta cruz-maltina.


Já nos acréscimos, a postura para contra-atacar adotada pelo Vasco após o um a zero deu resultado quando Elsinho encontrou Abuda, que fechou o caixão mineiro. Uma vitória importante para deixar São Januário mais calmo durante a pausa para a Copa das Confederações. Quanto ao Atlético Mineiro, o fato de estar vivo na Libertadores não justifica uma campanha de um ponto em três jogos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário