domingo, 23 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 - DUELOS DE GIGANTES

SEMIFINAIS
Brasil x Uruguai - Mineirão (MG)
Espanha x Itália - Castelão (CE)

A Copa das Confederações caprichou nos embates semifinais. Brasil versus Uruguai. Espanha versus Itália. Clássicos continentais que colocarão em disputa tradição, história, estilos de jogo e craques do mais alto nível.

O Brasil de Felipão conseguiu um avanço imenso na primeira fase do torneio. Não tanto na qualidade de jogo, mas na formação como time. Hoje, o torcedor sabe escalar a Seleção do goleiro ao ponta-esquerda. E que ponta-esquerda! Neymar está esplêndido com a camisa dez às costas. Detona os rivais com plasticidade e é a fonte de criatividade de um time que se organiza jogo após jogo. Um time que transforma o hino nacional em combustível para uma blitz nos primeiros minutos e já esboça uma interessante marcação pressão, mas que ainda peca muito na hora de tomar as rédeas do jogo quando à frente no placar.

E se existe um adversário que não se assusta ao olhar as cinco estrelas sobre o escudo brasileiro este é o Uruguai. Garra, vontade e dedicação são palavras que estão escritas em letras garrafais no dicionário celeste. É na base da entrega que eles tentam superar as dificuldades de uma defesa lenta e violenta e de um meio-campo que mais transpira que inspira. Assim eles buscam fazer a bola chegar a Luís Suárez, Cavani e Forlán, nomes que precisam de pouco tempo e espaço para mudar o rumo de um jogo.

Do clássico sul-americano para o europeu, outro duelo de gigantes. A Espanha parece sedenta por incluir no já glorioso currículo um título no mundialmente conhecido como país do futebol-arte. Já faz uns anos que a Fúria supera seus adversários em todos os quesitos: técnico – Iniesta, por exemplo, já poderia abrir uma galeria de arte com suas jogadas; físico – se necessário, os espanhóis mantêm a mesma intensidade durante os 90 minutos; psicológico – diante da Espanha, qualquer time parece entrar em campo pensando o que fazer para não perder, nunca em como ganhar; tático – o repertório é vasto e inclui marcação pressão, troca de passes ad infinitum, liberdade aos homens de frente...

Mas a “Azzurra” quer vingança pelo quatro a zero sofrido na final da Eurocopa 2012. E, acreditem, o sentimento de vingança se torna algo positivo para um time como este italiano, que já mostrou contra Japão e Brasil que não vai se entregar diante das adversidades. É verdade que o sistema defensivo como um todo – até tu, Buffon? – tem deixado a desejar, mas o meio-campo e o ataque azuis são formados por jogadores que mesclam força e técnica, dedicação e criatividade, dureza e refino. De Rossi, Montolivo, Marchiso e Giaccherini são assim, enquanto Pirlo e Balotelli (se os problemas físicos permitirem) são aqueles de quem tudo se espera. E ambos parecem estar adorando os gramados brasileiros, principalmente o intempestivo avante, cada dia mais essencial a sua equipe.

Amigos, esqueçam tudo que já ouviram sobre a Copa das Confederações ser um torneio preparatório para o Mundial. A hora é de a cobra fumar charuto cubano. Todos querem o caneco e vão lutar com todas as forças para consegui-lo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário